Geral

Venda de imóveis usados em Curitiba registra números acima da média dos últimos 12 meses

Pesquisa mensal do Inpespar mostra a média do VUSO de 3,8%; últimos dados apontam que, durante o período, apenas cinco meses ficaram abaixo da média

Em constante análise, o mercado imobiliário de Curitiba apresenta números positivos no consolidado dos últimos 12 meses. No mês de agosto, a venda de imóveis usados teve resultado acima da média calculada a partir de setembro de 2022, de acordo com o último levantamento do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), parte do sistema Secovi-PR. No último mês, a média total do índice de Vendas de Usado Sobre Oferta (VUSO) chegou a 4,0%, 0,2 ponto percentual (p.p.) acima da média. Na comparação do período, apenas cinco meses apresentaram índices abaixo da média.

A análise do VUSO residencial também se destaca com resultado de 4,8%, crescimento de 0,3 p.p. a mais do que o mês de julho de 2023, e uma constância em relação a agosto de 2022 (4,7%). “A estabilidade no mercado de vendas de usados na capital paranaense é um reflexo positivo da movimentação do setor. Em agosto, o VUSO apresentou resultados acima da média nos três mercados: residencial, comercial e terrenos”, observa Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR.

O VUSO comercial teve alta de 1,3 p.p. em comparação a julho de 2023, percentual de 0,4 p.p. acima da média do período. “O resultado do mercado de vendas de usados comerciais em agosto foi o segundo melhor do período, na análise dos últimos 12 meses. Os dados revelam um crescimento expressivo na busca por pontos comerciais para compra”, afirma Josue Pedro de Souza, vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Secovi-PR.

Em relação ao tipo de negociações, o financiamento se destaca como forma de pagamento de 69,6% das vendas, mantendo o patamar alto dos últimos três meses. “Quase 70% das aquisições hoje são feitas por meio de financiamentos. Isso mostra que existe crédito disponível no mercado, um recurso que deve ser utilizado como potencializador pelos compradores que pretendem investir em imóveis. Para eles, o cenário é otimista, já que a inadimplência ficou em 1% e a velocidade de locação de imóveis é alta”, pontua Souza.

A movimentação do setor indica também a urgência do público nas aquisições. Em agosto, os apartamentos de um dormitório levaram cerca de 109 dias para serem vendidos. No mês anterior, o período até a conclusão da venda era de 123 dias. A mesma tendência acontece nas negociações de sobrados em condomínios fechados, que levam, em média, 111 dias para vender, enquanto em julho levavam 132 dias.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Sebrae/PR divulga primeiros palestrantes da Feira do Empreendedor

Quem deseja empreender, já possui negócio próprio ou está em busca de informações e conexões…

12 horas ago

Com revisão da área plantada e produtividade, milho 2ª safra ultrapassa 100 milhões de toneladas, aponta Agroconsult

Após incorporar a análise de imagens de satélite para dimensionar a área de soja no…

12 horas ago

Definidos os finalistas da 14ª Copa Pinhais de Futebol

Estão definidos os finalistas da 14ª edição da Copa Pinhais de Futebol Adulto. Após a…

12 horas ago

Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 850 mil visitantes no 1º semestre

Foz do Iguaçu, julho de 2024 - O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural e com gestão…

12 horas ago

Museu do Futebol reabre em 12 de julho com entrada gratuita

São Paulo, julho de 2024 – Renovado, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura,…

13 horas ago

Festival Crossroads terá homenagem a um dos mais importantes artistas da música paranaense, Ivo Rodrigues

No dia 13 de julho, a partir das 12h, a Pedreira Paulo Leminski receberá a…

13 horas ago