Política

Vereador Alexandre Leprevost propõe implantação de Centro Oftalmológico e Ótica Pública em Curitiba

Com a preocupação de reduzir as filas para consultas em oftalmologia e beneficiar os cidadãos que precisam utilizar óculos e não têm condições de arcar com os custos, foi aprovada nesta quarta-feira (20) uma proposta para a implantação de um centro oftalmológico e uma ótica pública em Curitiba. A iniciativa é do vereador Alexandre Leprevost.

Em consonância com o compromisso com a transparência, o vereador apresentou dados recentes do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Curitiba, referentes à lista de espera em oftalmologia. Hoje, 57.933 pessoas aguardam na fila para uma consulta geral; 901 para consulta de catarata; 66 para consulta de retina e 28 pessoas aguardam por consulta de alta complexidade. “Esse somatório representa um total de 58.928 pacientes aguardando atendimento oftalmológico na cidade, o que é um número muito expressivo. Além da demora para ser atendido, muitos precisarão de óculos ou ajustes em suas atuais prescrições para corrigir problemas de visão”, destaca o parlamentar.

Inspirado pelo modelo adotado na capital catarinense, Florianópolis, Alexandre Leprevost sugere a implantação de uma estrutura similar na capital paranaense, com uma ótica pública funcionando em conjunto com o centro oftalmológico. “Sabemos que os custos com a armação e lentes são altos e muitos pacientes que são atendidos pelo SUS não têm condições de arcar com essas despesas. Esse modelo permitiria a celeridade na redução das filas e ainda, a continuidade eficiente nos tratamentos”.

De acordo com a sugestão, o paciente procuraria a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, como já ocorre atualmente; da UBS ele seria encaminhado para a consulta em oftalmologia, sendo que o atendimento já seria realizado neste novo centro oftalmológico. Em caso de prescrição de óculos, o paciente seria direcionado para a ótica pública, onde seriam disponibilizados os óculos gratuitamente. A sugestão aprovada em plenário não é impositiva e cabe ao Executivo avaliar se acata, ou não, a proposta.

Assessoria de Imprensa do Vereador Alexandre Leprevost (SD)

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Imin Matsuri prestigiado por Darcia Piana e Eduardo Pimentel

O governador em exercício Darci Piana esteve neste domingo (30) no 32º Festival do Imigrante…

12 horas ago

Marcha pela Diversidade de Curitiba

Diversos discursos políticos alertaram para a necessidade de eleição de vereadores e prefeitos envolvidos nas…

12 horas ago

Governo lança terceiro vídeo da campanha Fé no Brasil, com foco em avanços da saúde

Depois de destacar os avanços na economia e na educação, a campanha Fé no Brasil, lançada no último…

12 horas ago

Rio Surf Festival 2024 define campeões na praia Macumba

O sábado marcou o último dia de disputas do Rio Surf Festival 2024, que amanheceu…

20 horas ago

Os 10 mandamentos do tubarão das franquias

Um dos protagonistas do programa Shark Tank, do canal Sony, o empresário José Carlos Semenzato é um dos…

20 horas ago

Grupo Petrópolis e Fundação Crescer Criança formam primeira turma de educação tecnológica

O Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional, por meio do Laboratório de Inovação…

20 horas ago