Esporte

Vereador Pier pede criação de departamento dedicado ao paradesporto em Curitiba

O vereador Pier Petruzziello sugeriu a criação de um departamento dedicado ao paradesporto na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
O pedido foi feito através de proposição protocolada na Câmara Municipal de Curitiba.
Conhecido pelo seu trabalho pelas pessoas com deficiência, Pier tem conquistas importantes na área do paradesporto, como a criação do Inclusitiba (festival dedicado a ampliar o acesso às atividades paradesportivas, a criação da categoria autismo nas competições municipais e a equiparação de benefícios entre atletas e paratletas.
O vereador tem relação estreita com os paratletas e com a iniciativa firma seu compromisso com a causa. A criação de um departamento dedicado ao paradesporto representa um passo essencial para o desenvolvimento e a consolidação do esporte adaptado no município. Uma iniciativa que trará diversos benefícios, como a ampliação do acesso, a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, o fortalecimento da rede de apoio e o aumento da visibilidade e do reconhecimento dos paratletas.
“Ao estabelecer uma estrutura específica, a administração pública demonstra seu compromisso com a inclusão social, garantindo que as necessidades dos atletas com deficiência sejam atendidas de forma mais eficaz”., afirma o vereador.
De acordo com a proposição o departamento permitirá a implementação de programas e projetos especializados, incluindo a formação de novos atletas, a aquisição de equipamentos adaptados, a realização de eventos esportivos e a construção de espaços acessíveis e adequados para a prática do paradesporto.
Pier Petruzziello afirma ainda que “ a concentração de ações e recursos em um único departamento facilitará a articulação com outras instituições e a criação de parcerias estratégicas para o avanço do paradesporto.” Ainda de acordo com o parlamentar a proposta está alinhada com as diretrizes da Política Nacional do Esporte, que enfatiza a promoção do esporte adaptado como um meio de inclusão social, garantindo igualdade de oportunidades e o pleno exercício dos direitos dos cidadãos com deficiência.
“A criação dessa estrutura contribuirá significativamente para a valorização e promoção do esporte adaptado, incentivando a participação de mais pessoas e reforçando a visibilidade dos atletas paralímpicos”., finaliza o vereador autor da proposta.
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, 8ª Expo Motorhome começa nesta quarta (13) em Pinhais

Tudo pronto para a maior feira de campismo e caravanismo da América Latina: a 8ª…

5 horas ago

Sebrae/PR e Fomento Paraná realizam encontro estadual para capacitar agentes de crédito

Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, recebe entre 26 e 28 de novembro…

5 horas ago

Inflação em Curitiba fica abaixo da média nacional em outubro e no acumulado do ano

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,56% no Brasil em…

5 horas ago

Imóveis de luxo alavancam setor imobiliário em Curitiba e RMC em 2024

O bom momento da construção civil no Brasil está refletido na projeção feita pela Câmara…

6 horas ago

Femusc abre vagas para jovens talentos musicais

O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) acaba de anunciar a abertura de…

6 horas ago

Varejo nacional registra alta de 2,5% em outubro, segundo Índice do Varejo Stone (IVS)

São Paulo, 12 de novembro de 2024 – Após instabilidade em setembro, as vendas do…

6 horas ago