Política

Vereadores pedem soluções para enchentes no Água Verde e no Guaíra

Pelo menos 12 ofícios de vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foram enviados ao Executivo nos últimos dois anos, abordando enchentes nos bairros Água Verde e Guaíra.
Nesta quarta-feira (30), Indiara Barbosa (Novo) trouxe o assunto dos alagamentos em Curitiba para o plenário ao tratar das obras no leito do rio Guaíra e de um trecho a céu aberto do córrego do Curtume.
“O objetivo é chamar a atenção, para que a prefeitura proponha uma solução rápida para essas situações”, justificou  a vereadora. Indiara Barbosa enfatizou a necessidade de concluir as obras no Guaíra.

“A licitação para as obras [de controle das enchentes] no rio Guaíra foi feita em 2014 e os moradores relatam que, depois que elas começaram, a situação piorou. A Prefeitura de Curitiba disse que seria resolvido quando fosse finalizado [o contrato com a empreiteira], mas a parte final, dos condutos forçados, não foi realizada, foi retirada do contrato. Ou seja, a parte que ia resolver o problema das pessoas não vai mais ser feita”, apontou Indiara Barbosa.

Ela incluiu um alerta sobre a presença de caliça no canteiro de obras no leito do rio, como um agravante dos alagamentos em Curitiba.
Autor de dezenas de requerimentos sobre o rio Guaíra, pedindo asfaltamento e roçadas das suas margens, Oscalino do Povo (PP) confirmou que o contrato antigo foi encerrado sem a realização dos condutos forçados, mas informou que a Prefeitura de Curitiba já está buscando a conclusão desse trecho. “A obra está sendo licitada novamente, porque encerrou o contrato anterior. Faltam 10% para terminar”, buscou tranquilizar o parlamentar. Além de Oscalino do Povo, o rio Guaíra e o córrego do Curtume já foram objeto de requerimentos, só nesta legislatura, de Maria Leticia (PV), Giorgia Prates (PT), Tico Kuzma (PSD), Carol Dartora (PT) e Professor Euler (MDB).

“Essa obra do Guaíra não termina nunca. A Prefeitura tem uma dificuldade imensa para concluir obras”, comentou Eder Borges (PP).

“Aquilo [o leito do rio] vem sendo um esconderijo para o pessoal usar droga, assaltar, usar como motel. É terrível essa sensação de impotência que nós temos como vereadores, porque não conseguimos resolver o problema”, continuou o parlamentar, acrescentando esses elementos de segurança pública associados à discussão sobre os alagamentos em Curitiba.

Trecho a céu aberto do córrego do Curtume

Pretendendo chamar a atenção da Prefeitura de Curitiba para a região, Indiara Barbosa lembrou ao plenário que, em 2022, houve um desmoronamento às margens do córrego do Curtume, cujo leito corre debaixo de residências. 

“O casal de idosos [que morava próximo ao desmoronamento] se mudou e deixou a residência, porque não consegue morar ali, nem vender, [além de tudo] tem os mosquitos e mau cheiro”, contou a parlamentar, expondo que, em resposta a um pedido de informação, o Executivo disse que o buraco estava solucionado, mas que ela visitou o local e isso não ocorreu.

“Os moradores têm recorrido a diversos vereadores [para solucionar o problema]”, reconheceu a parlamentar, que prometeu seguir com o debate.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Imin Matsuri prestigiado por Darcia Piana e Eduardo Pimentel

O governador em exercício Darci Piana esteve neste domingo (30) no 32º Festival do Imigrante…

11 horas ago

Marcha pela Diversidade de Curitiba

Diversos discursos políticos alertaram para a necessidade de eleição de vereadores e prefeitos envolvidos nas…

11 horas ago

Governo lança terceiro vídeo da campanha Fé no Brasil, com foco em avanços da saúde

Depois de destacar os avanços na economia e na educação, a campanha Fé no Brasil, lançada no último…

11 horas ago

Rio Surf Festival 2024 define campeões na praia Macumba

O sábado marcou o último dia de disputas do Rio Surf Festival 2024, que amanheceu…

20 horas ago

Os 10 mandamentos do tubarão das franquias

Um dos protagonistas do programa Shark Tank, do canal Sony, o empresário José Carlos Semenzato é um dos…

20 horas ago

Grupo Petrópolis e Fundação Crescer Criança formam primeira turma de educação tecnológica

O Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional, por meio do Laboratório de Inovação…

20 horas ago