fbpx
Educação

Vestibular Unicamp 2023: confira as matérias mais cobradas e saiba o que estudar pra prova

De eletricidade a geopolítica, veja quais são os 5 temas mais cobrados de cada matéria nas provas da Unicamp dos últimos 14 anos, segundo levantamento do SAS Plataforma de Educação

São Paulo, agosto de 2023 – Com inscrições abertas até dia 31 de agosto e previsto para acontecer no dia 29 de outubro, o vestibular da Unicamp (Universidade de Campinas) contará com 72 questões sobre disciplinas do ensino médio. Mas, afinal, quais os temas que mais aparecem na prova e merecem uma atenção especial dos estudantes?

Para ajudar os milhares de alunos que concorrerão a uma vaga na instituição, o SAS Plataforma de Educação preparou um Raio-X da Unicamp, que traz um levantamento realizado por especialistas com os temas mais cobrados nas provas nos últimos 14 anos, em todas as disciplinas.

Ciências Humanas e suas Tecnologias:

Na Unicamp, as questões de história focam em: mundo contemporâneo, mundo moderno, história do Brasil com foco no sistema colonial, problemas sociais, onde questionam a reforma agrária e desigualdade social, e por último, conhecimentos gerais, que muitas vezes caminha pelo universo da história política. Já na parte de geografia, os alunos encontrarão perguntas sobre geopolítica, questões ambientais, população e urbanização. As questões trataram bastante do contexto atual, envolvendo guerras, globalização, relações comerciais e suas influências. Por isso, os especialistas do SAS Plataforma de Educação preveem que os vestibulandos encontrarão assuntos como a guerra da Ucrânia e seus impactos na Europa, escassez da água e muito mais.

Tanto na Unicamp, quanto em outros vestibulares, a maior temática da filosofia é ética e justiça, assim como a filosofia antiga, e nessa com destaque, especialmente, para os filósofos que discutem a questão ética. Por último, as questões de sociologia exploram a relação do trabalho e quais são seus impactos na vida cotidiana e organização social. Por exemplo, como o capitalismo se vincula à sociedade e como essas organizações e as cidades se manifestam frente a isso.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

“A prova da Unicamp possui um fator de diferenciação em relação ao Enem, que é o fato de ter 4 alternativas de respostas em vez de 5. Para o aluno, é uma questão de treino, pois a experiência de prova conta muito para a familiarização com os conteúdos,” comenta Idelfranio Moreira, Gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação. “A prova de Ciências da Natureza terá, ao todo, 21 questões, sendo 7 de cada disciplina (Física, Química e Biologia). Por serem contextualizadas e aparecem embaralhadas na prova, identificar a disciplina correspondente a cada questão pode exigir, antes de mais nada, bastante concentração.” finaliza o professor.

Na física, há um peso muito grande para os conteúdos de Mecânica e Eletricidade, assuntos que sempre serão recorrentes. Em química, assim como em outros vestibulares, físico-química e química geral são os conteúdos mais cobrados, porém, a Unicamp tem o dobro de questões sobre o meio ambiente em relação às questões de química orgânica. Por fim, em biologia, apesar dos muitos assuntos, zoologia e botânica estão entre os mais cobrados, porém, são os mais desafiadores em relação ao nível de dificuldade.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

Para as questões da língua portuguesa, a Unicamp conta com obras literárias indicadas previamente que permitem que os alunos antecipem os principais movimentos literários que serão abordados, bem como o senso crítico esperado pela leitura e interpretação desses textos. Há uma grande variedade de obras sugeridas pela Unicamp, de poesia a sermões, diários, teatro e diversas narrativas. A gramática aparece de forma contextualizada e as figuras de linguagem são recorrentes em questões sobre literatura e análise do discurso.

Na parte de língua inglesa, a prova traz textos atuais de diversos veículos de imprensa. Portanto, o aluno deve esperar encontrar gêneros textuais variados e questões que não solicitam a análise e compreensão do vocabulário, e sim um entendimento global das ideias presentes no texto. Tal como na Fuvest e no Enem, os textos são em inglês, mas os enunciados são em língua portuguesa.

Matemática e suas Tecnologias:

“Antes de tudo, é bom entender um pouco sobre o modelo dos vestibulares. A Unicamp e Fuvest são vestibulares tradicionais, semelhantes em grau de dificuldade, enquanto o Enem apresenta questões mais amplas e contextualizadas para estimular o pensamento crítico. Apesar disso, há temas em comum nos três vestibulares, como funções,” comenta Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação. Deste jeito, Funções é, sem dúvidas, o tema mais cobrado na Unicamp, seguido por Geometria Plana, Grandezas Proporcionais e Trigonometria.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há 18 anos, oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para mais de 1000 escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumularem excelentes resultados nos principais exames do país, sendo líderes aprovação no Enem e, há 9 anos entre as oito primeiras em aprovação no SISU.

 

Site: https://saseducacao.com.br/

Facebook: facebook.com/SASEducacao/

Instagram: instagram.com/saseducacao/

Linkedin: linkedin.com/company/saseducacao

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo