fbpx
Turismo

Operadora de turismo paranaense vence prêmio nacional de sustentabilidade

A BWT foi reconhecida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, na categoria gestão e governança, por seus esforços em reduzir os impactos ambientais em suas convenções

Na noite deste sábado, 25 de novembro, um dos mais importantes reconhecimentos ambientais do setor turístico foi entregue para 10 vencedores, em uma cerimônia em Vitória (ES). A operadora paranaense BWT, com sede em Curitiba, levantou o troféu Braztoa de Sustentabilidade pela 5ª vez. Neste ano, venceu na categoria gestão e governança por suas estratégias para diminuir os  impactos no meio ambiente durante os eventos anuais da empresa.

BWT OperadoraCamila Fumaco, Gerente de Marketing da BWT, representou a empresa na etapa final
BWT Operadora
Camila Fumaco, Gerente de Marketing da BWT, representou a empresa na etapa final

“O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade vem para nos motivar a continuar nossos esforços para trazer mais práticas sociais, ambientais e econômicas em nossas atividades do dia a dia. Não é fácil, mas é possível”, afirma Gabriel Cordeiro, Diretor Geral da BWT Operadora. Ele relembra que a empresa já foi reconhecida pelo prêmio nas edições de 2015, 2016, 2017 e 2019.

Cordeiro conta que a Convenção BWT 2023, iniciativa vencedora deste ano, reuniu mais de 350 pessoas, entre  agentes de viagens e fornecedores. “Nosso desafio foi organizar um evento carbono neutro e compensar os gases emitidos por atividades como  transporte dos convidados e outras”, explicou.

Um pitch vencedor

Dos 98 inscritos, foram selecionados 25 para a etapa final. O desafio: explicar em 5 minutos os projetos. Camila Fumaco, Gerente de Marketing da BWT, foi quem representou a operadora paranaense no pitch vencedor.

“O ponto forte da apresentação foi ter deixado bem claro que nosso projeto cobria todos os critérios do regulamento. A Convenção BWT 2023 foi abrangente, relevante, inovadora, coerente, com iniciativas replicáveis e contribuiu de maneira eficaz para os efeitos negativos das mudanças climáticas”, afirmou Camila.

“A BWT vinha em um processo crescente com a questão da sustentabilidade em suas convenções. Mas no evento deste ano tivemos uma grande evolução, que foi a compensação de carbono e a destinação dos resíduos sólidos do evento”, explicou.

De acordo com a gerente, ao final da Convenção BWT 2023, foi feito um inventário de gases efeito estufa emitidos, considerando: trechos aéreos e terrestres de todos os participantes, número de diárias no hotel e operação da empresa montadora do evento. “Foram 130,34 tCO2e neutralizadas com a aposentadoria de 104 créditos de carbono certificados, de acordo com a certificadora VERRA”, revelou.

Além da neutralização de carbono, a empresa recolheu todos os resíduos sólidos que restaram do evento, como itens de comunicação visual e impressos em geral, que foram transformados em um banco de praça pela ONG Eco Local e que está sendo utilizado na sede da BWT, em Curitiba.

Camila finalizou dizendo que os eventos sustentáveis são só uma das iniciativas da BWT. “Estamos sempre buscando melhorar nosso engajamento com o tema, conscientizando a equipe, reduzindo ao máximo o uso de papel e outros poluentes. Entramos em 2024 focados em trazer ainda mais sustentabilidade para o dia a dia das nossas operações”, completou.

Sobre o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil e se destacou por lançar um olhar abrangente e integrado para todos os elos da cadeia produtiva do setor. Além disso, é a primeira premiação no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo).

Lançado em 2012 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, o Prêmio, ao longo dos 10 anos e 11ª edições, contabilizou mais de 1.000 iniciativas inscritas e 104 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil.

O Braztoa tem como foco central iniciativas que representem as melhores práticas em sustentabilidade no setor de  turismo. Dessa forma, os vencedores não são as empresas e organizações em sua totalidade, mas as iniciativas sustentáveis em específico e que foram inscritas por elas.

O objetivo central do Prêmio é estimular a cadeia do turismo a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável, bem como incentivar a indústria turística a oferecer produtos, serviços e experiências sustentáveis e possibilitar a multiplicação de boas iniciativas.

Sobre a BWT Operadora

Integrante do Grupo Serra Verde Express, a BWT Operadora foi criada em 1996 para desenvolver roteiros a partir dos passeios ferroviários pela Serra do Mar. Em 2011, a empresa se transformou e passou a atuar como operadora de turismo, oferecendo  pacotes de viagens, hospedagens e experiências em destinos turísticos dentro e fora do Brasil. Atualmente, a BWT Operadora é referência no setor e tem como principais pilares a credibilidade conquistada junto ao trade turístico, a transparência nas negociações, a valorização dos parceiros comerciais e a sustentabilidade no manejo dos processos. Mais informações no site da operadora.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo