Turismo

Visit Rio expande presença digital em 300% este ano: resultado foi apresentado em evento de turismo

Com um crescimento de 300% no número de seguidores em seu Instagram nos primeiros seis meses de 2024, o Visit Rio avança no plano de se tornar uma das marcas de cidade mais procuradas do mundo nas redes de pesquisa. O papel do ambiente digital para o turismo do Rio foi debatido durante o 6º Encontro Rio de Negócios, que reuniu mantenedores nesta sexta-feira (5), no Hotel Vila Galé, na Lapa.

“Este é um primeiro momento de celebração dos nossos 40 anos com a oportunidade de refletir sobre os caminhos a tomar em relação à nossa presença digital. Nossa proposta é discutir e apresentar ideias que nos ajudem a explorar novas estratégias, fortalecendo nossa conexão com os turistas e expandindo nosso alcance global”, disse o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck.

O evento contou com a presença da gerente de parcerias com criadores da Meta, Raphaela Araújo, que comentou o impacto das redes sociais no setor turístico. “Hoje nos conectamos com o mundo através das redes, e os criadores de conteúdo são os principais players nesse universo. Eles transmitem, de maneira especializada para suas respectivas comunidades, mensagens que muitas vezes não conseguimos transmitir dentro do nicho institucional”, disse Raphaela Araújo em sua apresentação.

A profissional apresentou o exemplo de Dubai, que promoveu o destino em parceria com criadores de conteúdo através da trend ‘In Dubai, we don’t say’ — que criava várias situações engraçadas para promover a cidade conhecida como destino de luxo. Em um dos posts, a pessoa fala: “In Dubai you don’t say you love me, you say Dior me”. Esse branding decisivo para impulsionar Dubai na rota do mercado de luxo e gastronomia. Nos primeiros meses de 2023, o PIB local registrou aumento de 3%, com crescimento significativo na hotelaria e gastronomia.

Para Ronaldo Porto, gerente de marketing B2C do Visit Rio, uma marca de cidade forte no digital dá segurança e confiança aos visitantes. “Estamos cada vez mais próximos dos grandes players do mercado de turismo na internet. Nosso objetivo é nos estruturarmos continuamente como uma plataforma que posicione bem o Rio de Janeiro e os serviços dos nossos mantenedores no mundo”, disse Porto.

Outro exemplo do forte impacto das redes sociais é o segmento de turismo religioso. Fundador-presidente da Tarde com Maria, Berthaldo Soares detalhou como tem usado a estratégia digital para aumentar o fluxo de visitantes da Capela das Aparições do Brasil, única réplica da Capela das Aparições de Portugal. “Estamos caminhando mais rapidamente no digital para intensificar a visitação à Capela das Aparições, que suporta até três milhões de pessoas por ano. Ontem publicamos um reels que já bateu cinco milhões de visualizações”, observou.

Berthaldo participou do painel Distrito Criativo da Barra da Tijuca, que tem como objetivo promover a inovação social e o desenvolvimento territorial da Barra da Tijuca. O bate-papo reuniu Silvia Albuquerque, diretora-regional da GL Events, e Leonardo Jasmim Edde, sócio-fundador da Urca Filmes.

Outro painel explorou iniciativas como a do Roxy Dinner Show e também abordou como a colaboração entre setores pode fortalecer a imagem do Rio de Janeiro como destino cultural e turístico. A mesa teve as presenças da diretora de vendas e marketing do Roxy, Ingrid Videira, que apresentou o empreendimento, que abre as portas em setembro como novo marco do turismo carioca; Daniel Celli, coordenador do Rio Film Commission; e Luis Carlos Munhoz, sócio-administrador da Hellsight.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Exposição de cerâmica artística encerra temporada de mostras da Academia Alfredo Andersen

Mostra “TERRATECIDA” abre nesta terça-feira (09), a partir das 19h. Em cartaz até o dia…

1 hora ago

Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul traz tempestades ao Paraná nesta semana

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mesmo não…

1 hora ago

Com ingressos esgotados, “O Quebra-Nozes” chega ao Teatro Guaíra nesta semana

A tradicional produção natalina do Centro Cultural Teatro Guaíra reúne quase 150 artistas, envolvendo os…

1 hora ago

Paraná tem melhor Indicador Previdenciário do Brasil pelo quarto ano consecutivo

A classificação, a melhor na graduação do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) dos Regimes Próprios…

1 hora ago

Primeira casa erguida pelo Estado já está na fase de acabamento em Rio Bonito do Iguaçu

As obras foram iniciadas na última quarta-feira (3) com a fundação rasa, momento em que…

1 hora ago

Moradora de Laranjeiras do Sul é a ganhadora de R$ 1 milhão do Nota Paraná

O segundo prêmio, de R$ 100 mil, foi para uma residente do bairro Campo Comprido,…

1 hora ago