Vivo e Helexia Brasil inauguram três usinas solares no Paraná
A Helexia, player internacional em transição energética, entregou, no mês de abril, três usinas solares para a Vivo, como parte do projeto de geração distribuída e consumo de energia 100% renovável. As instalações estão localizadas nas cidades do Alto Paraná, Cidade Gaúcha e Loanda, no Paraná. Juntas, as usinas somam 18,4 megawatts-pico (MWp) de capacidade instalada e devem abastecer mais de 1,7 mil pontos de consumo da Vivo.
As obras, pioneiras na região, duraram cerca de 12 meses e geraram cerca de 120 empregos diretos e indiretos na região.
“O Paraná é um estado com potencial incrível para transição energética e com boas perspectivas para um consumo de energia consciente, pois oferece boas oportunidades para usinas fotovoltaicas. Por isso, além do contrato com a Vivo, estamos visualizando outras frentes, para prestação de serviços de eficiência energética por exemplo, reforçando o modelo de negócios sinergético da Helexia no país”, afirmou Aurélien Maudonnet, CEO da Helexia Brasil.
“A inauguração das usinas a serviço da Vivo no Paraná é mais um importante passo em nosso projeto de geração distribuída, que prevê a instalação de unidades de fontes solar, hídrica e de biogás, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e diversificação da matriz energética em diferentes regiões do país”, revela Caio Guimarães, Diretor de Patrimônio, Logística e Compras da Vivo. Além de contribuir com o meio ambiente por ser renovável e de baixo impacto, a geração distribuída de energia, contribui para aliviar o sistema de distribuição, reduz ineficiências e perdas na transmissão e gera redução de custos.
Em março, a Helexia ainda finalizou as obras no município de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul. Com isso, a empresa atinge a marca de 23,3 MWp em operação comercial no Brasil.
A energia produzida em cada usina será injetada no Sistema Nacional Integrado (SIN), especificamente na rede da Distribuidora Local e se transformará em crédito para a Vivo, que terá importante economia em suas faturas de energia elétrica. Serão, ao todo, oito mil pontos de consumo da operadora distribuídos entre os estados de Rondônia e , Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Ceará, Amazonas, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Sobre a Helexia
A Helexia desenvolve e investe em projetos customizados para que clientes possam criar os seus próprios centros de serviços energéticos e tornar a transição energética uma realidade. A empresa opera no Brasil desde 2020, possui mais de onze anos de experiência na França e conta com 250 colaboradores localizados em mais de nove países. Oferece soluções inovadoras, eficientes e integradas para a otimização energética de edifícios, indústrias, comércio e unidades de varejo. A Helexia tem alguns pilares prioritários, como: produção local de energia limpa e eficiência energética, assim como gestão de energia e mobilidade elétrica.
Sobre a Vivo
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 112 milhões de acessos (4°T22). Tem como propósito “Digitalizar para Aproximar” e atua como um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação e na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional. Conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. No segmento móvel, a Vivo tem 98 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38.9%) no País (4T22).
Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo. Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Há 23 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é um dos principais pilares de responsabilidade social no conceito ESG da Vivo. Com foco em educação na escola pública, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem.