Empreendedorismo

Volkswagen convida startups para o seu 1º Desafio de Inovação Aberta

São Bernardo do Campo, 9 de setembro de 2024 – Impulsionada pela inovação e comprometida com a sustentabilidade, a Volkswagen do Brasil está em busca de soluções disruptivas que vão muito além da mobilidade urbana. Para encontrar novos modelos de negócios que beneficiem as pessoas e o planeta, a Volkswagen lançou seu 1º Desafio de Inovação Aberta para startups de todo o País. As inscrições vão até domingo (15 de setembro) por meio da plataforma do parceiro técnico AEVO. Clique aqui.

As startups podem se inscrever em quatro Desafios (categorias):

• Inovação na Mobilidade Urbana: Transformando a Sustentabilidade nas Cidades: Revolucione o transporte urbano com soluções inovadoras em mobilidade elétrica e infraestrutura sustentável.

• Inovação em Saúde: Ampliando Diagnósticos Médicos para Comunidades Remotas via mobilidade: Leve diagnósticos médicos a comunidades remotas com soluções móveis de telemedicina.

• Inovação em Aprendizado Preditivo e Adaptativo para Mobilidade: Transforme a educação com plataformas de aprendizado preditivo e adaptativo, utilizando inteligência artificial para personalizar o ensino.

• Inteligência Ambiental Urbana: Reinvente a gestão urbana com soluções de inteligência ambiental que promovam sustentabilidade e eficiência para cidades do futuro. Como a tecnologia pode criar cidades mais inteligentes e sustentáveis?

As startups vencedoras terão suas propostas de piloto ou prova de conceito (POC) exploradas pela Volkswagen.
“Na Volkswagen do Brasil estamos focados em construir o futuro da mobilidade e ir além: queremos prover soluções em prol da sociedade e do planeta. Impulsionados pela inovação e sustentabilidade, lançamos o 1º Desafio de Inovação Aberta da Volkswagen do Brasil, em parceria com a AEVO, e convidamos startups de todo o País a fazerem parte dessa transformação. As ideias inovadoras serão transformadas em novos modelos de negócios que pretendem melhorar a vida das pessoas, propondo soluções em Mobilidade Urbana, Saúde, Aprendizado Preditivo e Adaptativo e Inteligência Ambiental Urbana”, afirma Maurício Marchesini Carvalho, Head do Business Transformation Office da Volkswagen do Brasil.

Inovação: Desafios foram definidos por IA (Inteligência Artificial)

A inovação está presente em todo o processo de desenvolvimento do 1º Desafio de Inovação Aberta da Volkswagen. A forma como os temas foram definidos é um case de agilidade, assertividade e descoberta de oportunidades estratégicas por meio do uso de AI (Inteligência Artificial).

A Volkswagen mapeou temas relevantes com ajuda de IA (Inteligência Artificial), em parceria com a AEVO. Foram analisados o contexto brasileiro, tendências de negócios, impacto ao setor automotivo e à sociedade.

“É um processo extremamente assertivo, rápido, objetivo e estratégico. O uso de IA (Inteligência Artificial) demonstrou uma eficiência de 50% do tempo utilizado em abordagens tradicionais de exploração de inovação. A IA analisa o mercado, processa grandes quantidades de relatórios de tendências e considerações macroeconômicas, identifica demandas e oportunidades, avalia potenciais de monetização e sugere soluções e novos modelos de negócios a serem implementados pela Volkswagen, além de possíveis parceiros dentro do ecossistema de inovação”, revela Gabriela Soares, gerente de Inovação Corporativa da Volkswagen do Brasil.

A Volkswagen utilizou IA para criar “usuários sintéticos” que representam especialistas do mercado e o consumidor do futuro para fazerem as validações iniciais de oportunidades futuras e inexistentes. “Nesse contexto, o humano se torna o curador das informações, avaliando se os critérios e base de dados que a IA está usando para filtrar e tomar decisões são confiáveis, e se as propostas são viáveis. Mais do que gerar novas receitas, essas oportunidades, quando lançadas no mercado, podem incluir pilares ESG, gerando transformação social e ambiental”, completa Gabriela.

Todo o processo foi feito em parceria com especialistas em IA para garantir a segurança dos dados e tratativa das informações. O trabalho é feito via licenças Pro de fornecedores de AI Generativa dentro de infraestruturas de dados seguras que permitem processar grandes variáveis complexas para determinar oportunidades de inovação de forma objetiva e disruptiva para o setor automotivo. O futuro já começou na Volkswagen!

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

19 minutos ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

19 minutos ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

19 minutos ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

19 minutos ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

19 minutos ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

19 minutos ago