Volkswagen do Brasil é Top of Mind pela 33ª vez na categoria Carro
São Bernardo do Campo, 23 de outubro de 2024 – Pensou em carro, pensou em Volkswagen! É a primeira marca que vem à mente do consumidor. Esse é o resultado da pesquisa Folha Top of Mind, do Instituto Datafolha: na noite de ontem (22/10), a Volkswagen do Brasil foi reconhecida pela 33ª vez como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria Carro. Com as 33 vitórias, a Volkswagen é a marca que mais venceu essa categoria na história da premiação, que existe há 34 anos. E uma novidade neste ano: além de vencer a categoria Carro, a Volkswagen também conquistou o 3º lugar na categoria Carro Elétrico, que estreou nesta edição.
“É uma grande honra termos a Volkswagen como a marca de carros mais lembrada pelos brasileiros pelo 33º ano na pesquisa Folha Top of Mind, do Instituto Datafolha, que chega à 34ª edição. Esse resultado imbatível nos enche de orgulho: durante todos esses anos, geração após geração, a Volkswagen segue nos corações e é a primeira marca que vem à mente quando se pensa em automóvel! Outro motivo de grande alegria é que neste ano também celebramos a conquista do 3º lugar na categoria inédita Carro Elétrico. Isso prova que a força da Volkswagen está representada tanto por sua história de 71 anos de Brasil, como pela inovação e olhar para o futuro”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.
Volkswagen é a marca de volume que mais cresce em unidades vendidas
Além de ser a marca mais lembrada pelos brasileiros, a Volkswagen também oferece o portfólio mais completo do mercado e é a marca de volume que mais cresce em unidades vendidas no Brasil. Neste ano, já são mais de 303 mil unidades entregues, com 43 mil unidades a mais do que o mesmo período de 2023.
No Brasil, a Volkswagen tem a vice-liderança de mercado consolidada, com 15,8% de participação (market share).
Volkswagen é líder nos principais segmentos do mercado
A Volkswagen é a marca mais lembrada pelos brasileiros e isso faz toda a diferença na hora da compra. Afinal, os brasileiros sabem que um Volks Vale+. O resultado é a liderança de vendas da Volkswagen do Brasil nos principais segmentos de mercado: de SUVs e hatches, além dos carros de passeio.
Em SUVs, a família SUVW, formada por T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, já soma mais de 119 mil unidades emplacadas em 2024. O segmento de SUVs é o que mais cresce no Brasil, respondendo por 37% do mercado. Da família SUVW, o Novo T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 61 mil unidades entregues neste ano aos clientes brasileiros.
A Volkswagen também é líder entre os hatches com o Novo Polo, que soma mais de 105 mil unidades vendidas em 2024, sendo também o carro de passeio mais comercializado do Brasil. O segmento de hatches é o segundo mais importante, com 27% do mercado.
Investimentos de R$ 16 bilhões reafirmam compromisso da VW com o Brasil
A Volkswagen do Brasil é uma das protagonistas do novo ciclo de investimentos recorde do setor automotivo no País. Até 2028, a Volkswagen vai investir R$ 16 bilhões no Brasil, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico.
Os investimentos incluem uma ofensiva robusta com 16 lançamentos até 2028, com destaque para a estreia dos híbridos, além de mais novidades em 100% elétricos e Total Flex. Já foram lançados o Novo T-Cross e a Nova Amarok, ambos com grande sucesso de vendas logo que chegaram ao mercado. O Novo Nivus, anunciado na semana passada, é o terceiro modelo da ofensiva; na ocasião, a Volkswagen também anunciou a chegada da versão inédita Nivus GTS para 2025.
Entre as novidades já anunciadas pela Volkswagen para 2025 estão um SUVW 100% desenvolvido no Brasil, com seu teaser apresentado durante o Rock in Rio 2024, e o Novo Golf GTI. Uma pick-up inédita também está anunciada para breve.
Volks Festival oferece experiência completa com a marca
Cada vez mais próxima das pessoas, a Volkswagen oferece uma experiência completa com a marca no Volks Festival, inovando a jornada do cliente. São megaeventos abertos ao público gratuitamente em fins de semana com atrações para todos. Já foram realizadas edições em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Paulo (SP), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ) somando mais de 21 mil pessoas.
O Volks Festival tem atrações musicais, exposição de clássicos, show de arrancadas, simuladores, espaços de imersão, estande do programa de assinatura VW Sign&Drive, que também oferece os 100% elétricos ID.4 e ID.Buzz, além de test-drive em pista com todo o portfólio Volkswagen e condições exclusivas para a compra do VW 0km.
Território da música é estratégico para a Volkswagen do Brasil
Cada vez mais humana, próxima das pessoas, diversa, vibrante e conectada, a Volkswagen do Brasil é patrocinadora dos principais eventos musicais do Brasil: Rock in Rio, Circuito Sertanejo (incluindo a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos) e The Town.
“O território da música é estratégico para a Volkswagen. Nos grandes festivais, a Volkswagen está próxima dos mais diversos públicos entregando uma experiência de marca inesquecível com ativações, exposição e lançamento de modelos, como a Nova Amarok e versões como as recentes Polo Rock in Rio, Polo Robust e T-Cross The Town. Queremos oferecer momentos marcantes e divertidos que fiquem gravados nas histórias dos VW Lovers”, afirma Roger Corassa.
Em 2024, a Volkswagen do Brasil patrocinou pela 5ª vez o Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo. No evento, a Volkswagen apresentou em seu estande no Palco Mundo o teaser do novo SUVW inédito que chegará em 2025: um produto completamente inovador, moderno, conectado e que vai inaugurar um segmento inédito para a marca no Brasil.
A Volkswagen também deu show de engajamento no Rock in Rio. Os 90 jornalistas e 25 influenciadores convidados geraram 225 matérias, com alcance de 54,7 milhões de pessoas, e 96 posts com 52,4 milhões de views durante o festival. Além disso, foram mais 170 posts nos canais da VW no Instagram, Tik Tok e Facebook e de influenciadores parceiros, com mais 376 milhões de views. A VW foi a 2ª marca patrocinadora com o maior volume de interações no Instagram: mais de 65 milhões de impactos. Foram 157 celebridades e influenciadores parceiros, além de 12.670 pessoas participando das nossas ativações.
A Volkswagen também é a montadora oficial do Circuito Sertanejo em 2024, uma parceria que se estende durante as seis etapas do circuito de shows que acontecem em quatro Estados. O Circuito Sertanejo foi palco para a apresentação do Trio Agro da Volkswagen, formado pela versão inédita Polo Robust, além da Saveiro e Amarok.
Uma das principais etapas do Circuito Sertanejo é a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que tem a Volkswagen como a maior patrocinadora de sua história, chegando em 2024 ao seu 30º ano como o carro oficial do evento. Neste ano, a Volkswagen lançou a Nova Amarok na festa de Barretos (SP). O agro também é estratégico para a Volkswagen do Brasil, que está presente nas seis principais exposições agrícolas do País e em outras 70 feiras por meio de sua Rede de Concessionárias VW.
Campanhas de marketing inovadoras aproximam a marca do público
Com campanhas humanas, criativas e divertidas, a Volkswagen do Brasil e sua agência AlmapBBDO garantem a proximidade com o público. A nova ofensiva de 16 lançamentos teve início com o Novo T-Cross em uma campanha repleta de elementos da cultura pop que brincava ao comparar de forma fictícia a difícil mobilidade medieval, a bordo de um dragão, com o conforto da modernidade sob o mote: “Muito prazer, Novo T-Cross”. Clique aqui para relembrar.
A campanha da Nova Amarok trouxe a conexão entre as pessoas, a natureza e a picape com motor V6 turbodiesel mais potente da categoria. Com o slogan “Nova Amarok V6. Carregada de força bruta”, a campanha destacou o protagonismo da picape Volkswagen no agro. Clique aqui para assistir.
A campanha institucional “Gerações”, pelos 70 anos da Volkswagen do Brasil, em 2023, é outro exemplo inesquecível. Com um toque emocional e humano, focado nas pessoas, a propaganda inovou a publicidade com o uso de IA (Inteligência Artificial) para promover um dueto inédito com Elis Regina, uma das maiores cantoras da história brasileira, e sua filha Maria Rita, ícone atual da MPB.
A campanha foi a de maior engajamento na história da publicidade brasileira, com mais de 2,7 bilhões de impactos, e conquistou os principais prêmios de publicidade do Brasil e do mundo, incluindo 5 Leões no Festival de Cannes; o PPA (Prêmio Profissionais do Ano) 2023 na categoria Nacional Filme 30+ (mais de 30 segundos); o Melhor Comercial do Brasil no 13º prêmio do SBT; o Effie Awards América Latina 2023 Ouro e Prata, entre outros. Relembre clicando aqui.
Volkswagen: uma empregadora de excelência
A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empregadora de excelência, oferecendo um ambiente de trabalho humano, diverso e saudável para todos. Neste mês, a empresa conquistou o certificado Great Place To Work pelo 3º ano consecutivo, se mantendo como excelente lugar para trabalhar de acordo com a pesquisa internacional de cultura e engajamento GPTW (Great Place To Work), que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.
Em 2024, a Volkswagen também conquistou pelo 6º ano consecutivo a certificação Top Employer, que reconhece as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho. No Brasil, a Volkswagen atingiu 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa em 2024: Estratégia de Negócio, Liderança, Marca Empregadora, Ética & Integridade, Organização & Mudança, Ambiente de Trabalho, Propósito & Valores e Sustentabilidade.
A Volkswagen do Brasil integrou novamente, em 2024, o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Este é o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integra esse seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.
Outra conquista importante da Volkswagen como marca empregadora neste ano foi a certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, resultado da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa importante conquista reforça que a Volkswagen está entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ mais avançadas do Brasil.
A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.