Volkswagen mais que dobra investimentos para R$ 16 bilhões e lançará 16 carros
Com investimento adicional de R$ 9 bilhões até 2028, somado ao aporte atual de R$ 7 bilhões, a Volkswagen se torna a montadora com maior investimento no Brasil no período pós-pandemia
São Bernardo do Campo, 2 de fevereiro de 2024 – A Volkswagen é a marca de automóveis que mais cresce, mais investe e mais confia no Brasil. Prova disso é que a Volkswagen mais que dobra o valor de seus investimentos para R$ 16 bilhões. Ao atual aporte de investimentos de R$ 7 bilhões na América Latina, de 2022 a 2026, somam-se agora mais R$ 9 bilhões, de 2026 a 2028. Com o aporte adicional, a Volkswagen se torna a montadora com o maior investimento no Brasil no período pós-pandemia. A Volkswagen do Brasil lançará 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex. No primeiro momento, o novo aporte contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil: são 4 novos veículos, sendo uma pick-up, 1 novo motor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos e 1 nova plataforma inovadora, tecnológica, flexível e sustentável.
“A Volkswagen do Brasil tem consolidado uma trajetória de 70 anos de sucesso no País, sendo a marca que mais cresceu em volume de vendas em 2023 e líder nos segmentos mais importantes, de SUVs e carros de passeio, no Brasil no ano passado. A preferência dos consumidores é resultado dos nossos investimentos e da força da nossa ofensiva de produtos, oferecendo o portfólio mais completo do mercado. Agora, a Volkswagen reafirma sua confiança no Brasil e mais que dobra seus investimentos para R$ 16 bilhões. Vamos lançar 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex. No primeiro momento, o novo aporte já contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil. Assim, reforçamos o nosso compromisso com o País, com nossos clientes, concessionários, fornecedores e colaboradores”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
Nova Ofensiva de Produtos VW inclui veículos híbridos e um novo motor
Os novos investimentos anunciados pela Volkswagen do Brasil, totalizando R$ 16 bilhões, impulsionam o desenvolvimento de novas tecnologias ainda mais inovadoras e sustentáveis para a marca no País.
No total, a Volkswagen do Brasil lançará 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex.
No primeiro momento, o novo aporte já contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil: são 4 novos veículos, sendo uma pick-up, 1 novo motor ainda mais eficiente para veículos híbridos e 1 nova plataforma inovadora, tecnológica, flexível e sustentável.
Inéditos no portfólio da Volkswagen do Brasil, os novos modelos serão fundamentais para impulsionar ainda mais a estratégia de descarbonização da marca na Região América do Sul, alinhada à estratégia global Way to Zero, que prevê a neutralidade de carbono em todas as unidades da Volkswagen no mundo, considerando produtos e processos.
Os novos projetos também marcam a chegada de uma nova plataforma no Brasil: o projeto MQB Hybrid. Inovadora, tecnológica, flexível e sustentável, a nova plataforma comporta uma combinação dos mais avançados sistemas de combustão e eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem.
O novo projeto MQB Hybrid da Volkswagen conta com uma nova arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e oferece ainda mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System). Além disso, oferece ainda mais conforto e aumento do espaço interno.
Desenvolvida com a participação da Engenharia da Volkswagen do Brasil especialmente para a Região SAM (South America – América do Sul), a nova plataforma está sendo desenvolvida utilizando os mais avançados recursos de tecnologia de simulação da virtualidade. Os investimentos no projeto envolvem a ampliação da capacitação de equipes e uma produção altamente tecnológica e moderna.
Para impulsionar ainda mais a estratégia de eletrificação da marca no Brasil, os novos modelos eletrificados que chegarão nos próximos anos se somarão aos recém-lançados veículos 100% elétricos ID.4 e ID܂Buzz (Kombi elétrica) já oferecidos no País pelo programa VW Sign & Drive desde o ano passado.
A nova ofensiva de produtos inclui 2 veículos inéditos a serem produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) será produzida uma pick-up inédita. A Volkswagen confirma que a pick-up Amarok continuará sendo produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina.
A unidade da marca em Taubaté (SP) fabricará um automóvel inédito, 100% desenvolvido no Brasil.
A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos (SP), vai produzir um novo motor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos.
Em 2023, a Volkswagen do Brasil concluiu a extensão do prazo até 2028 dos Acordos Coletivos vigentes com os Sindicatos de suas 4 fábricas no País com aprovação da maioria dos colaboradores em todas as plantas. A conclusão dessa negociação foi fundamental para esses novos investimentos, veículos e sistemas de propulsão que serão desenvolvidos e produzidos pela marca no Brasil.
VW é a marca que mais cresce no Brasil
A Volkswagen do Brasil foi a marca que mais cresceu em volume de vendas (29,5%) no País em 2023. No ano em que completou 70 anos no País, a marca emplacou 345.039 unidades de janeiro e dezembro. Na comparação com 2022, são quase 80 mil emplacamentos adicionais. O resultado positivo de vendas significa 15,8% de participação no mercado em 2023, com a vice-liderança consolidada, e aumento de 2,1 pontos percentuais em market share no acumulado do ano.
Polo é líder entre os carros de passeio
Preferido dos brasileiros, o Volkswagen Polo se consolidou em 2023 como o veículo de passeio mais vendido do País: foram 111.247 unidades emplacadas no ano passado. O Novo Polo é um sucesso desde o seu lançamento, quando foram comercializadas 7.000 unidades em menos de 2 horas.
O Polo Track, novo hatch de entrada que cumpriu com sucesso a missão de substituir o Gol, trouxe modernidade a um dos segmentos mais importantes do País e também caiu no gosto dos brasileiros.
Volkswagen também lidera entre os SUVs
A Volkswagen do Brasil também foi líder entre os SUVs no País em 2023, um segmento que representa mais de 45% do mercado nacional. A VW também oferece a linha mais completa de SUVs do Brasil, com T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, que somaram 141.331 unidades comercializadas no ano passado.
Sucesso absoluto para o T-Cross, que foi o SUV mais vendido do Brasil em 2023, com 72.445 unidades emplacadas no ano.
Em 2023, a Volkswagen também lançou 9 novos modelos, quase um por mês, reforçando ainda mais o seu portfólio reconhecido pela alta qualidade, tecnologia, segurança, inovação e design. No ano passado, foram lançados o Polo GTS, Novo Virtus, Polo 1st Edition, Novo Polo Track, T-Cross The Town, Saveiro 2024, Tiguan Allspace R-Line e os 100% elétricos ID.4 e ID. Buzz.
Inteligência artificial, impressoras 3D, drones, realidade virtual e aumentada garantem a inovação do processo produtivo VW
A Volkswagen do Brasil conta com um processo produtivo altamente tecnológico, inovador, ágil, eficiente e sustentável que garante a qualidade de seu portfólio de produtos.
O uso de inteligência artificial nos robôs de inspeção das carrocerias na Pintura garante a alta qualidade da superfície. A tecnologia conta com aprendizagem continuada, evoluindo sempre.
Impressoras 3D são utilizadas na produção de peças para protótipos, ferramentas e dispositivos que auxiliam os colaboradores na produção. A impressão 3D reduz o tempo de desenvolvimento de novos produtos, garante a eficiência e a sustentabilidade, com processos otimizados sem descartes de moldes.
O uso de drones para fazer o controle de peças em estoque é uma ação disruptiva que trouxe criatividade e inovação ao processo logístico. Além da agilidade na leitura das peças, as informações são enviadas on-line para os sistemas que verificam os estoques em um processo 100% digital.
A Volkswagen do Brasil também conta com Laboratórios de Realidade Virtual e Aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo.
Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade. O SUVW Nivus, por exemplo, foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido com protótipos virtuais nas primeiras etapas.
Fábrica Anchieta, da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP):
Fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR):
Volkswagen acelera em sua pauta ESG
A Volkswagen tem um propósito: a caminho da mobilidade neutra em carbono para todos. É nessa estrada que a empresa segue acelerando com projetos robustos de descarbonização. Em nível global, a Volkswagen conta com a estratégia Way to Zero, com a meta de ser neutra em carbono em todas as suas unidades no mundo até 2050, em produtos e processos. A Volkswagen também foi a primeira fabricante de automóveis do mundo a assinar o Acordo de Paris.
No Brasil, a pauta ESG também segue em evolução constante. A Volkswagen do Brasil foi a 1ª fabricante de veículos do País a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites, em 2023. Com suas cinco unidades do Brasil certificadas, a Volkswagen obteve nota média de 94%, acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Destaque para o Centro de Peças e Acessórios (PAC) da Volkswagen, em Vinhedo (SP), que conquistou nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto, além de ser o primeiro centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País.
A Volkswagen do Brasil também conquistou em 2023 o Selo Ouro em seu inventário de emissões atmosféricas GHG Protocol, a metodologia que calcula emissões para descarbonização, logo em sua primeira publicação do documento (dados de 2021 e 2022). O Selo Ouro corresponde ao nível mais alto de certificação do programa, sendo concedido às empresas que demonstram o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação.
No ano passado, a Volkswagen recebeu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), atestando que todas as unidades da empresa utilizam energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis.
A Volkswagen do Brasil também assinou contrato inédito com a Finep para captação de recursos a serem investidos em um Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade visando a continuidade do desenvolvimento de pesquisas e projetos em descarbonização, Indústria 4.0 para sustentabilidade, transformação digital e eletrônica embarcada em seus veículos.
Em 2023, a Volkswagen também comemorou 20 anos da tecnologia Total Flex. A marca alemã lançou em 2003 a tecnologia que permite o uso de etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção. O feito marcou uma mudança de paradigma na indústria, enquanto o Gol foi o primeiro carro a receber o motor Total Flex, que está presente hoje em toda a linha nacional da Volkswagen, além do SUVW argentino Taos. Mais de 8 milhões de veículos flexíveis Volkswagen já foram vendidos desde março 2003.
Diversidade & Inclusão
Em 2023, a Volkswagen se tornou signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen já é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.
A Volkswagen conta com um forte trabalho de governança corporativa, desde 2022, com um Comitê de Diversidade formado por todo o Comitê Executivo da empresa com foco em diversidade, equidade e inclusão.
A Volkswagen também preza pela Diversidade & Inclusão em seus processos seletivos, incluindo programas de estágio, trainees, além de vagas afirmativas para públicos diversos, entre os quais profissionais negros, mulheres, pessoas LGBTI+, por exemplo.
Empregadora de excelência
A Volkswagen do Brasil está sempre conectada às últimas tendências globais em gestão de pessoas e já começou o ano de 2024 com uma ótima notícia: conquistou a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo, sendo referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho. Na certificação Top Employer 2024, a Volkswagen do Brasil alcançou a excelente nota de 90,2% no atingimento das melhores práticas de RH avaliadas pela pesquisa, uma nota bem acima da média considerada benchmark.
Em 2023, a empresa também conquistou a certificação Great Place to Work pelo 2º ano consecutivo, se mantendo entre as melhores companhias para trabalhar; garantiu presença entre as Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora 2023”, da consultoria Randstad; conquistou a Premiação Excelência em Gestão de Pessoas, do Grupo Gestão RH e FGV In Company, entre outros reconhecimentos.
A Volkswagen também celebrou 50 anos do Centro de Formação Profissional SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Volkswagen em 2023. Localizada na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), a escola já ofereceu formação profissional de excelência a mais de 7 mil alunos. Os aprovados no curso têm a chance de serem contratados pela empresa.
Fundação Grupo Volkswagen: mais de 3 milhões de beneficiados
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas com ações de educação e desenvolvimento de comunidades. Atualmente, a Fundação abraça duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão, com iniciativas que incluem qualificação profissional, apoio a negócios de impacto, formação de educadores e gestores públicos, voluntariado e incentivo ao empreendedorismo.
Entre os projetos está o ‘Costurando o Futuro’, que capacita profissionais de costura. Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo VW e fornecedores são transformados em itens como mochilas, estojos, nécessaires, entre outros, contribuindo com a sustentabilidade do planeta.
São 70 anos de sucesso da Volkswagen do Brasil, que segue com forte presença nos corações e nas garagens dos brasileiros. Os resultados são surpreendentes e muito mais está por vir. Seguimos acelerando!