Com o fim das férias, a Superintendência de Trânsito (Setran) iniciou um trabalho de orientação, com dicas de segurança.
Crianças, pais, motoristas e cuidadores de vans escolares são abordados na frente das escolas para a entrega de material educacional e conversas sobre cuidados diversos em relação à segurança no transito.
Atravessar ruas na faixa, andar com as cianças seguras pelos pulsos, respeitar pontos de ambarque/desembarque nas proximidades das escolas, não estacionar nestas áreas, que são espaço de segurança para as crianças e parar apenas o tempo suificiente para para a criança descer ou subir em vans, ônibus ou carros dos pais/responsáveis.
Não parar em filas duplas, respeitar imites de velocidade e transortar crianças no banco de trás.
O cuidado com o trânsito no entorno das unidades é fundamental, segundo a coordenadora da Escola de Trânsito, Patrícia Bastos.
“A criança é responsabilidade do adulto, que deve caminhar com ela na calçada, segurando pelo punho preferencialmente. Dentro do carro usar sempre o dispositivo de retenção adequado, como a cadeirinha. O desembarque das crianças deve ser pelo lado da calçada”, orienta a coordenadora.
Os agentes estão distribuindo material com orientações. Patrícia também recomendou que todos fiquem atentos à sinalização.
Escola Bem-cuidada
Desde o início de janeiro, as unidades educacionais receberam obras, serviços de manutenção e, nestes últimos dias, limpeza e organização para receber os estudantes. Somente no ano passado, a Educação investiu R$ 12,2 milhões em manutenção, ampliação e revitalização de escolas e creches públicas, com 379 unidades atendidas.
Ao longo de 2021 e 2022, a Educação renovou o mobiliário das suas mais de 400 unidades e também o parque tecnológico, com novos equipamentos. As escolas começaram a receber equipamentos tecnológicos para renovação dos laboratórios de informática e espaços maker (faça você mesmo). São itens para uso pedagógico e administrativo (como direção e sala dos professores) com investimentos de R$ 41,8 milhões.