fbpx
Cidadania

Voluntárias de Curitiba costuram enxovais para bebês das gestantes do Programa Ecocidadão

Além de nascerem em uma cidade que se preocupa com a gestão correta dos resíduos recicláveis, os bebês das associadas do Ecocidadão, programa da Prefeitura de apoio a cooperativas de catadores de recicláveis, são recebidos com todo o carinho com enxovais doados por grupos de voluntárias da cidade. Entre eles, está o Grupo Espírita Anna Franco, com sede no Centro e com 46 mulheres que costuram, bordam e montam os kits para as futuras mães.

O atendimento na casa acontece desde 2003, de acordo com a presidente do grupo, Maria Ziloá Scheinkmann. “São cerca de 100 a 150 kits doados por ano, graças ao trabalho das nossas voluntárias”, explicou, mostrando o caderno onde ficam registradas todas as doações, com o nome da mãe e a comprovação do pré-natal, com carteirinha do SUS ou do programa Mãe Curitibana.

Quem precisa de doação, pode procurar o grupo pelo telefone (41) 98417-9211. Voluntárias de costura e trabalhos manuais também podem obter informações de como participar do grupo por este número.

A fundação do grupo aconteceu ainda na década de 1970. Além das gestantes, há outros trabalhos assistenciais, como a Casa da Sopa, que serve sopa para a população carente.

Match com o Ecocidadão

O trabalho do Grupo Anna Franco foi descoberto pela assistente social do Ecocidadão, Jane Aparecida Chaves, há cerca de um ano. De lá para cá, mais de 15 gestantes que trabalham nos barracões de reciclagem da cidade foram beneficiadas pelas doações.

Jane descobre as gestantes nas visitas frequentes aos 40 barracões contratados pelo município e, conforme a demanda, busca apoio com as voluntárias do Grupo Espírita.

“Eu já vinha montando os enxovais por conta, com algumas doações esporádicas, mas o apoio do Grupo Anna Franco nos permite atender ainda melhor as nossas associadas”, conta. O kit vem com cueiro, cobertor, travesseiro, barbeiro, toalha de banho, touca, tip top, sapatinhos e casaquinhos, panos de boca, fraldas, entre outros itens.

Ajuda bem-vinda

O enxoval vai ser de grande ajuda para a recicladora Loislane Góes de Oliveira, grávida de quatro meses do segundo filho e integrante do barracão Mundo da Reciclagem, que fica no Parolin. “Algumas mulheres não podem contar com esse apoio, eu fico muito grata”, disse, ao buscar os itens na sede do Grupo.

Para a presidente da Associação Mundo da Reciclagem, Milena Mariano Alves, a iniciativa e todo o apoio que as associadas recebem é muito bem-vindo. “É reconfortante saber que nós temos pessoas que se preocupam com a gente”, reconheceu ela, que planeja também a sua gestação para o próximo ano.

No dia a dia do trabalho, completou Milena, ela cobra que as gestantes façam as pausas e se alimentem bem pela sua saúde – delas e do bebê. “Elas precisam trabalhar, mas, mais do que isso, precisam de boas condições de trabalho. E conseguimos garantir isso com o suporte da Prefeitura de Curitiba”, completou.

O programa Ecocidadão

Lançado em 2007, o Ecocidadão tem as suas raízes ainda na década de 1990, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, com o Carrinheiro Cidadão, lançado na ocasião pela primeira-dama Margarita Sansone. Na época, Curitiba foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas com o Prêmio Mundial do Habitat.

O programa conta hoje com 40 associações de catadores e cerca de 800 associados beneficiados. Os barracões recebem o material da coleta feita pelos caminhões do Lixo Que Não É Lixo, além do material entregue diretamente pela população ou por empresas e condomínios próximos aos barracões.

Nos locais, é feita a separação, triagem e venda para reciclagem e reaproveitamento. Cada associação recebe um valor por tonelada pelo beneficiamento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo