Empreendedorismo

VW faz parceria com Finep para projetos de Inovação e Sustentabilidade

O Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil visa trazer avanços para a empresa e benefícios para a sociedade e o meio ambiente

São Bernardo do Campo, 9 de agosto de 2023 – A Volkswagen do Brasil assinou contrato com a Finep para captação de recursos a serem investidos em um Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade visando a continuidade do desenvolvimento de pesquisas e projetos em descarbonização, Indústria 4.0 para sustentabilidade, transformação digital e eletrônica embarcada em seus veículos. No valor de R$ 259 milhões, a linha de crédito adquirida pela Volkswagen do Brasil junto à Finep é Top 10 entre as maiores operações feitas para empresas na história de 56 anos da Finep e a maior operação da agência pública nos últimos dois anos (base 2022 e 2023).

A Finep é uma agência pública brasileira de financiamento de pesquisas e projetos voltados à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. A Finep é vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

“A parceria inédita entre a Volkswagen do Brasil e a Finep é muito importante para acelerarmos o nosso Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade, também alinhado à estratégia global da Volkswagen Way to Zero para neutralização de carbono até 2050. Com pesquisas e projetos inovadores nas áreas de descarbonização, Indústria 4.0 para sustentabilidade, transformação digital e eletrônica embarcada em veículos, a Volkswagen do Brasil incentiva a transformação do setor automotivo rumo a um modelo ainda mais sustentável, com maior eficiência energética, tecnologia, digitalização e segurança. Temos o compromisso de evoluir continuamente em processos e produtos, trazendo avanços para a Volkswagen, seu portfólio de veículos e beneficiando a sociedade e o planeta”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

O CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom (à esq.), assina o contrato com o presidente da Finep, Celso Pansera

“O financiamento à Volkswagen do Brasil está alinhado com as políticas de neoindustrialização e de transição ecológica do Governo Federal, aumentando a competitividade do setor automotivo e reduzindo as emissões de carbono por meio da inovação. O apoio da Finep se destinará à estratégia de descarbonização da Volkswagen do Brasil e ao desenvolvimento de alta tecnologia em digitalização e conectividade aplicada ao setor automotivo, trazendo benefícios para a sociedade, o meio ambiente e toda a cadeia automotiva, incluindo os setores de mobilidade e logística”, diz Celso Pansera, presidente da Finep.

VW investe em descarbonização, tecnologia e transformação digital

O Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil visa desenvolver pesquisas, projetos e evoluir ainda mais em três frentes nas quais a empresa já atua: ‘Descarbonização’, ‘Indústria 4.0 para Sustentabilidade’ e ‘Transformação Digital de Processos & Eletrônica Embarcada’.

O pilar ‘Descarbonização’ inclui as atividades, processos e tecnologias para reduzir a pegada de carbono dos veículos em todo o ciclo de vida, entre os quais o desenvolvimento do Way to Zero Center para gerenciamento de CO2 e de pesquisas que possam gerar ações vinculadas aos veículos para atingir sua neutralidade em carbono. Localizado na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), o Way to Zero Center fomenta a inovação e a geração de conhecimento científico e tecnológico na área da mobilidade de baixo carbono, inclusive biocombustíveis. A iniciativa abre oportunidades para a indústria como um todo, pois ao investir em pesquisa e desenvolvimento, promove o networking com troca de informações que fortalecem o setor de energia renovável no Brasil.

As pesquisas ampliam a base tecnológica para desenvolver alternativas inovadoras e com vocação nas especificidades da Região América do Sul que permitam alcançar, localmente, a meta global da Volkswagen para neutralização de carbono até 2050 (estratégia Way to Zero). Entre os estudos estão, por exemplo, pesquisas relacionadas a células de combustível a etanol para produção de energia elétrica (bioeletrificação) visando conhecer a viabilidade de inserir essa fonte renovável de energia na estratégia de mobilidade elétrica dos modelos Volkswagen em regiões onde a tecnologia faz sentido.

O compromisso com a ‘Descarbonização’ também impacta positivamente a sociedade. Ao investir em pesquisas para veículos mais eficientes e em tecnologias embarcadas mais sustentáveis, a Volkswagen do Brasil fomenta o desenvolvimento local de novas competências, bem como de novas oportunidades e modelos de negócio necessários para a construção de um ecossistema de mobilidade livre do carbono para todos.

A frente de ‘Indústria 4.0 para Sustentabilidade’ contempla o desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a eficiência e reduzir ainda mais a pegada de carbono no processo produtivo da fábrica Anchieta.

No pilar de ‘Transformação Digital de Processos & Eletrônica Embarcada’ estão previstos o desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras e acessórios eletrônicos, o investimento em soluções de transformação digital para processos operacionais, entre outros projetos. O foco em digitalização e conectividade acelera ainda mais a transformação da empresa e dos produtos.

Ao avançar na ‘Transformação Digital de Processos & Eletrônica Embarcada’, a Volkswagen do Brasil está impulsionando o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que aumentarão ainda mais a eficiência, sustentabilidade, segurança, conectividade, inteligência e conforto de seus veículos.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

12 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

13 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

13 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

13 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

13 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

13 horas ago