Prefeitos, gestores de servidores de mais de 50 prefeituras participaram nesta terça-feira (13) do Webinar das Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, encontro que marcou o encerramento das atividades da Rede Cidade Digital (RCD) no ano de 2022.
O evento, apresentado pela jornalista Valdirene Alves, mostrou como as cidades paranaenses buscam melhorar os serviços públicos através da tecnologia. “Foram mais de 2.300 prefeituras diferentes participantes, em 30 eventos online, três congressos estaduais e sete fóruns regionais presenciais de cidades digitais e inteligentes neste ano, mas este espaço virtual possibilitou que chegássemos a muitos estados, chegamos a 20 Estados diferentes, conectando ideias e mostrando como os municípios do país estão investindo em tecnologia e inovação para melhorar os serviços públicos e a vida das pessoas”, destacou a gerente de comunicação da RCD, Sharlene Sarti, ao apresentar um balanço das ações da iniciativa pelo país.
Além das ações tecnológicas apresentadas pelos municípios, o Webinar das Cidades Digitais trouxe as políticas públicas disponíveis pelo Ministério da Economia, através da plataforma Gov.Br, que reúne serviços para os cidadãos e para os servidores do governo. “Acho que esse formato deu muito certo e a gente tem visto resultados muito positivos com os municípios que a gente conversa e que têm citado a participação nos eventos da RCD”, disse o gerente da Rede Gov.br, Régis Oliveira, sobre o WebinarRCD.
Entre as ferramentas disponíveis para apoiar a transformação digital dos municípios, cita Oliveira, estão o login único, assinatura eletrônica, prova de vida digital e um autodiagnostico para cidade inteligente. “O Brasil já é a quarta população mais conectada do planeta. São mais de 153 milhões de pessoas com acesso diário à internet e a maioria desses acessos, 99%, é feito pelo celular. Isso nos diz muito sobre a sociedade e sobre como os governos devem se moldar para atender o cidadão”, observa o gerente.
Outro município de destaque no evento foi Araucária, que encontrou na tecnologia transparência e evolução. Segundo Nayron Hubel, Diretor de Gestão de Sistemas da Prefeitura, a implantação da Infovia permitiu que outros serviços como a telefonia voip fossem possíveis através da fibra óptica. Os processos 100% digitais, acrescenta o diretor, trouxeram mais eficiência e economia para a prefeitura. “Já investimos em menos de quatro ano mais de 20 milhões em tecnologia”.
Para Marcello Deorez, gestor de Tecnologia da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, a capital Curitiba se divide antes da pandemia e durante a pandemia. De acordo com ele, a Prefeitura de Curitiba passou de 350 serviços digitais ofertados para mais de 900, com destaque para os agendamentos online que trouxeram mais agilidade e comodidade para o munícipe. Outro grande destaque da cidade de Curitiba é a plataforma e-Cidadão. “É uma plataforma que conecta o cidadão a diversos aplicativos e serviços, tudo protegido pela LGPD”, frisa Marcello.
Em Campo Largo, o secretário de Comunicação e TI, Flávio Barszcz, apresentou a plataforma Campo Largo Conectado e o serviço de Educação Conectada que entrega lousas digitais e laboratórios de informática para escolas municipais da região. “O trabalho se iniciou com a criação da secretaria neste ano para busca de soluções, melhorias e continuidade do que já estava sendo realizado”
O Webinar de Cidades Digitais da RM de Curitiba e Litoral contou com a parceria da S.Clara Comunicação, 1Doc, Aprova, Ahgora e Copylink. Está disponível na TVRCD, canal oficial da Rede Cidade Digital no Youtube.
Confira o evento na íntegra:
https://youtu.be/Qv3HQdSpC8g
São Paulo, 13 de dezembro de 2024 – A Necta Gás Natural e a Scania…
A magia está no caminho! A Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, promove mais uma…
O Grupo Tacla anunciou um investimento de R$ 520 milhões para a expansão de três…
A Volare, marca pertencente à Marcopolo e líder no Brasil na produção e comercialização de…
Os números apontam o sucesso do setor de Alimentação – Food Service no franchising este ano. Segundo…
A Casa Almeida, marca de varejo do Grupo Buddemeyer - referência nacional em artigos premium…