WNI realiza projetos com internet Wi-Fi em Campo Largo e nova iluminação com LED no estádio do Guarani de Campinas
Na cidade de Campo Largo, região Metropolitana de Curitiba, 60 pontos de internet gratuita via Wi-fi foram disponibilizados para população
Brasil, 30 de outubro de 2023 – A WNI Technology Group, empresa com sede em Curitiba/PR e com mais de 20 anos de experiência, foi contratada para realizar dois projetos diferentes de telecom e iluminação nas cidades de Campo Largo/PR, localizada na região metropolitana de Curitiba e em Campinas/SP, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani Futebol Clube.
Em Campo Largo, a WNI concluiu as instalações dos 60 pontos de internet gratuita via Wi-fi (dual-band outdoor com longo alcance) no Programa “Campo Largo Conectada”, da prefeitura municipal. Trazendo conexão e cidadania para os campo-larguenses, o Programa disponibiliza um sistema que permite que usuários residentes em Campo Largo possam utilizar pontos públicos de acesso à internet com a principal finalidade de integrar o cidadão aos serviços on-line disponibilizados em 60 pontos da cidade e interior.
O Programa tem um papel fundamental na política de inovação, distribuindo internet pela cidade, viabilizando tecnologia e incentivando incubadoras e empresas a se instalarem em Campo Largo. “Trazer conectividade e acesso à informação é algo que a nossa empresa oferece aos clientes. É uma política de valorização, então a implementação desses novos pontos de Wi-Fi gratuito em Campo Largo são um exemplo a ser seguido e é algo que queremos levar para outras cidades. Através da disponibilização de internet gratuita, as pessoas que ainda não tinham esse acesso passaram a ter essa opção, levando conhecimento e trazendo o mundo para mais perto dos moradores de Campo Largo e região”, ressalta Felipe Scandelari, diretor da WNI. O município de Campo Largo recebeu este ano o prêmio “Cidade Inovadora 2023”, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD). A entrega do título foi realizada durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral Paranaense, realizado em Araucária. O conjunto de ações tecnológicas e inovadoras implementadas no município contribuíram para a cidade receber neste ano o reconhecimento e o prêmio da RCD.
Atuando nas áreas de telecomunicações, com redes de fibra óptica e rádio, sistemas de segurança e soluções de software para área de TI e soluções de eficiência energética com usinas solares fotovoltaicas e iluminação profissional, a WNI é uma das pioneiras no Paraná no mercado desenvolvendo projetos com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de tecnologias e de energias renováveis. As cidades modernas enfrentam constantes desafios para garantir qualidade de vida, segurança e eficiência aos seus habitantes e a busca por soluções inteligentes e sustentáveis tornou-se fundamental para enfrentar essas demandas. A integração de diversas tecnologias pode proporcionar uma gestão urbana mais eficaz e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Outro projeto de conectividade de grande importância ao público desenvolvido pela WNI foi o “Projeto Verão 100% Conectado”, destinado a disponibilizar sinal de internet na orla do Paraná através de 118 pontos estratégicos, permitindo conectividade aos visitantes. A instalação de sistemas Wi-Fi nos principais pontos de concentração de pessoas em áreas turísticas é uma iniciativa que trouxe diversos benefícios tanto para os visitantes quanto para a fomentação do turismo local.
Novo projeto luminotécnico do clube Guarani de Campinas
Já o tradicional estádio Brinco de Ouro da Princesa, situado em Campinas/SP e pertencente ao Guarani Futebol Clube, passou por uma série de melhorias para se adequar às normas da Confederação Brasileira de Futebol e aos critérios da Conmebol. Aproveitando o bom momento do clube, que busca o acesso para a série A do Campeonato Brasileiro de 2024, foram realizadas manutenção de gramados, estrutura e iluminação, sendo a última etapa realizada em parceria com a nova patrocinadora do Bugre, a empresa Novvalight, fabricante de luminárias industriais. A WNI Technology Group foi a empresa escolhida pela Novvalight para a realização de toda a engenharia, projeto e instalação das luminárias no estádio.
Foram instalados 112 projetores Everled G3 em torno de todo o campo, que permitem ganhos para todos os envolvidos na partida, melhorando inclusive a transmissão televisiva, devido ao seu fiel índice de reprodução de cor. Com esse novo projeto, haverá uma redução de consumo de energia elétrica pela metade, além do acréscimo dos níveis de iluminação em até 10 vezes do que o passado, que não priorizava a tecnologia LED. Também foram modernizados a instalação dos circuitos e cabeamentos, prezando pela proteção e custos de manutenção, o que aumenta a vida útil dos produtos e, consequentemente, impacta na sustentabilidade como um todo.
Projetos luminotécnicos são fundamentais para o meio ambiente, pois contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a eficiência energética pode evitar 40% do aumento das emissões globais até 2040, além de gerar benefícios econômicos e sociais. A tecnologia LED permite fazer isso de maneira muito mais curta e, em casos de queda de energia, é possível realizar esse reacendimento instantâneo. Antes demorava, pelo menos, 15 minutos.
A WNI investe no fornecimento de um serviço completo realizado por uma equipe técnica e comercial experiente, visando garantir o atendimento das necessidades exclusivas de cada cliente. A WNI possui três verticais especializadas em suas respectivas áreas (Smart Energy, IT Solutions e Lighting) e já atende mais de 100 clientes nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A empresa já colocou em operação somente este ano 11 usinas solares fotovoltaicas para a Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR), além das empresas Engepeças e GM Fibras, as duas também no Paraná. “Queremos nos posicionar como um parceiro no desenvolvimento sustentável que as empresas necessitam neste momento de crescimento de tecnologia e de energia renovável no país. Temos experiência e colocamos um time de alta performance para atender todas as necessidades dos nossos clientes. Também oferecemos soluções tecnológicas e inteligentes de ponta a ponta, para diferentes demandas de clientes e somos especialistas em soluções personalizadas de vídeo monitoramento, conectividade, infraestrutura, estabilidade de rede, IOT, energia fotovoltaica, iluminação pública e privada e soluções de cercamento eletrônico”, destaca o diretor da WNI.
SOLUÇÕES INTELIGENTES INTEGRADAS DA WNI: TRANSFORMANDO CIDADES PARA O FUTURO
Soluções propostas que podem contribuir para esse objetivo e como elas se interrelacionam:
ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM SISTEMA DE TELEGESTÃO:
A implantação de sistemas de telegestão da iluminação pública permite o controle remoto e automatizado das luminárias. Isso não apenas reduz os custos operacionais, mas também possibilita o ajuste da intensidade da luz de acordo com a necessidade, economizando energia. Além disso, uma boa iluminação nas vias melhora a segurança para motoristas e pedestres e a sensação de bem-estar dos cidadãos.
INTERNET FIBRA ÓPTICA:
A infraestrutura de fibra óptica proporciona uma conexão de alta velocidade e confiável em toda a cidade. Isso é essencial para a implementação de várias soluções inteligentes, como monitoramento de tráfego, serviços online para cidadãos e empresas, e comunicação eficiente entre diferentes sistemas.
WI-FI PÚBLICO:
A disponibilização de Wi-Fi público em áreas movimentadas da cidade amplia o acesso à internet, promovendo inclusão digital e facilitando o acesso a serviços online. Isso também impulsiona o turismo e o comércio local, tornando a cidade mais atrativa e dinâmica.
CERCAMENTO ELETRÔNICO / VIGILÂNCIA ELETRÔNICA (COM CÂMERAS):
A implantação de um sistema de vigilância eletrônica com câmeras contribui para a segurança dos cidadãos e a prevenção de crimes. As câmeras podem monitorar áreas críticas, identificar incidentes em tempo real, fornecer evidências para investigações, além de realizar a leitura de placas veiculares em tempo real. A integração dessas câmeras com outros sistemas permite uma resposta mais rápida a situações emergenciais.
USINA SOLAR FOTOVOLTAICA:
A adoção de energia solar fotovoltaica diversifica a matriz energética da cidade, reduzindo a dependência de fontes não renováveis e diminuindo a emissão de gases de efeito estufa. Uma usina solar pode alimentar infraestruturas como hospitais, escolas, semáforos, estações de recarga para veículos elétricos e edifícios, contribuindo para a sustentabilidade urbana e reduzindo os gastos com energia elétrica.
SISTEMA DE GESTÃO DE FROTAS:
Um sistema de gestão de frotas permite o monitoramento em tempo real de frotas veiculares particulares ou públicas. Isso otimiza o planejamento de rotas, reduz o consumo de combustível, diminui a manutenção desnecessária e aumenta a eficiência na prestação de serviços, como coleta de resíduos e transporte escolar.
INTER RELAÇÕES ENTRE AS SOLUÇÕES:
Essas soluções não operam isoladamente, mas sim de maneira interconectada. Por exemplo, a infraestrutura de fibra óptica é a base que viabiliza a comunicação entre todos esses sistemas, permitindo a troca de informações e ações coordenadas. A energia gerada pela usina solar pode alimentar tanto os sistemas de iluminação quanto os dispositivos de vigilância eletrônica. Além disso, a disponibilidade de Wi-Fi público torna possível o acesso remoto e monitoramento desses sistemas, além de disponibilizar internet para os cidadãos que trafegam pelo local.