fbpx
Empreendedorismo

Workshop da RNP traz novidades em Inteligência Artificial e Open Ran

Evento será em 22 e 23 de maio em Brasília e terá lançamento de programa de qualificação em cibersegurança

A 24ª edição do Workshop RNP (WRNP) vai reunir na próxima semana em Brasília palestrantes internacionais e nacionais para apresentar e debater soluções em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O WRNP será em 22 e 23 de maio, no hotel Royal Tulip Brasília. Jornalistas credenciados poderão acompanhar o evento.

O tema da Inteligência Artificial (IA) será um dos destaques da programação. O evento terá um painel para discutir os impactos e desafios das IAs Generativas, como o ChatGPT, que podem criar textos e conteúdos a partir de dados já existentes, na educação e pesquisa. A cientista da computação Nina da Hora será uma das participantes deste debate.

O assunto será abordado também durante o painel “Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina nas Redes de Computadores: Mitos, Fatos e Futuro”. A presidente de Ciência da Computação da University of Central Florida, Damla Turgut, irá tratar dos mitos e discutir fatos e o futuro dessa tecnologia. O painel contará ainda com a presença de Antonio Augusto de A. Rocha, professor adjunto do departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, e Bruno Ribeiro, da Purdue University. O painel será apresentado em inglês.

Os participantes do workshop também verão os resultados preliminares do programa OpenRAN@Brasil, ação capitaneada pela RNP em prol de um padrão aberto de redes de acesso via rádio capaz de democratizar o acesso a redes de telecomunicações em todo o mundo. O assunto terá uma mesa dedicada a explicar o programa e seu atual status de desenvolvimento.

Lançamento do programa Hackers do Bem

Entre os lançamentos, está o programa Hackers do Bem, que vai qualificar profissionais nas áreas de cibersegurança e privacidade. O objetivo é contribuir para a redução do déficit de profissionais do setor no Brasil. O programa gratuito vai oferecer cinco cursos nos níveis de nivelamento, básico, fundamental, especializado e residência tecnológica. Somente na primeira fase do programa, a RNP pretende recrutar pelo menos 30 mil alunos. Eles terão acesso a aulas ao vivo, exercícios teóricos e práticos com a utilização de simuladores, vídeos e outros recursos durante a formação.

“Somente no Brasil, há mais de 300 mil vagas que não são preenchidas por falta de profissionais de cibersegurança. O Hackers do Bem, além de desenvolver competências em segurança cibernética, impactando o mercado e todos os setores, estabelece mecanismos de integração e sinergia com diferentes atores dos ecossistemas de ensino, pesquisa, inovação e segurança da informação”, explica Emilio Nakamura, diretor-adjunto de cibersegurança da RNP.

Soluções inovadoras para saúde e educação

O público ainda poderá acompanhar algumas das principais soluções que estão sendo desenvolvidas pelos grupos de trabalho da RNP para saúde e educação. Entre elas, está uma plataforma que usa realidade virtual e o conceito de metaverso para ensino e atualização de alunos e profissionais de saúde; e uma solução que usa IA para ajudar os gestores na redução da evasão escolar.

Outra tecnologia de ponta que será apresentada no evento é o Tutoria, plataforma que ajuda os professores a corrigir trabalhos e atividades e dar um feedback de mais qualidade aos alunos. A ferramenta usa inteligência artificial e atua como um assistente durante a correção, agilizando esse processo.

Evento deste ano terá formato híbrido

Pesquisadores, profissionais de TI e outros interessados em comparecer ao WRNP podem se inscrever por este link. O workshop ocorre junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). O evento, que tem o objetivo de estreitar os laços entre a RNP e a comunidade de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior, também terá transmissão online da programação principal e do palco destinado às inovações. Para participar, basta acessar o site do WRNP e escolher a opção “Somente Online”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo