Educação

Workshop Smartphone Conecta+ ocorre hoje e amanhã na ALEP

Cidadania e inclusão. Esse é o objetivo do Workshop Smartphone Conecta+, que nesta quinta (5) e sexta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Paraná. A ação visa ensinar os idosos a acessarem de forma correta um smarthphone (aparelho celular).

O workshop é promovido pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia em parceria com a Celepar, do Governo do Paraná. O objetivo é estimular o uso da tecnologia e disseminar a divulgação científica com práticas inovadoras, que facilitem e potencializem o processo de ensino e aprendizagem. Durante o curso, que é ministrado por colaboradores da Celepar, o público terá orientações de funções e configurações básicas dos aparelhos, como ligar, desligar, salvar contatos, armazenar fotos e outros arquivos; uso da internet, dados móveis, wifi, segurança, senhas; e os principais aplicativos utilizados no cotidiano, como os de comunicação (whatsApp) e os de mobilidade urbana (uber).

Além disso, as atividades têm foco no uso de aplicativos, incluindo plataformas do Governo do Paraná, como a Farmácia Popular, o Menor Preço (para pesquisar o menor valor de um produto em estabelecimentos de sua região), o app 190 (para acionar a Polícia Militar) e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) — plataforma que promove o acesso online a serviços públicos do Governo do Estado e a informações oficiais.

O workshop terá três horas de duração e como conta com exercícios práticos é necessário que os participantes tragam seus smartphones com a bateria carregada. Cada idoso também receberá uma caneta touch screen, para facilitar a seleção de ícones na tela do celular.

Inclusão social e digital

“O acesso à tecnologia é de suma importância para os idosos, ou seja, a inserção nesse universo facilita e promove uma melhor interação social, além de estimular a memória, cognição, raciocínio e proporcionar melhor qualidade de vida”, afirmou a presidente do Conselho, Rose Traiano.

“O curso também visa promover um pouco mais de segurança para eles, tendo em vista que hoje o celular, o uso do smartphone, facilita muito a vida deles, mas às vezes o medo de teclar em algo errado, ou a insegurança por não saber mexer mesmo, deixam eles desconectados com o mundo. E a parceria com a Celepar também vai auxiliar eles a terem acesso às plataformas do Governo, como o PIÁ, que traz muitos benefícios e facilidades para o dia a dia deles”, observou, ao destacar que o “Conselho é voltado às ações solidárias e voluntárias e nada melhor que oferecer, junto com o Governo do Paraná, um curso que auxilia e conecta os idosos até porque hoje todos usam um celular”.

“É nosso papel enquanto governo garantir a inclusão digital do idoso”, comentou o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa. “Capacitar pessoas para o acesso as plataformas digitais significa assegurar a elas o pleno exercício da cidadania, uma vez que a internet é um importante meio de utilizar serviços e encontrar informações”, completou.

A Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013. O último curso de smartphones para idosos aconteceu em abril deste ano, em Curitiba e Região Metropolitana.

Serviço:

Workshop Smartphone Conecta+

05/10 – 14h00 às 17h00

06/10 – 09h00 às 12h00

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Informações e inscrições: (41) 99131-5494 / (41) 98836-9138

Redação JBA Notícias

Recent Posts

ABAV Expo 51 incentiva negócios no segmento MICE

São Paulo, 18 de setembro de 2024 – Detentora do único terminal aéreo no país com ligação…

44 segundos ago

Com histórias inspiradoras, Johnnie Walker celebra os 25 anos de Keep Walking no Rock in Rio Brasil 2024

São Paulo, setembro de 2024 – Para celebrar os 25 anos do famoso Keep Walking, Johnnie Walker chega…

4 minutos ago

Vereadora Amália Tortato processa candidata a prefeita de Curitiba e ganha liminar na Justiça

A candidata à prefeita do PSOL, Andrea Caldas, infringiu a lei eleitoral nas redes sociais.…

7 minutos ago

Turismo náutico: Impacto econômico no Estado de São Paulo deve aumentar em 90% no interior

São Paulo, SP, 18 de setembro de 2024 - Quase 900 quilômetros de costa, mais de…

10 minutos ago

Maria Victoria (PP) vai construir um Centro de Convenções Multiuso para Curitiba

A candidata a prefeita Maria Victoria (PP) se reuniu nesta terça-feira (17) com representantes do…

14 minutos ago

Fábrica de Ideias revitaliza bairro Rebouças com lazer e cultura

O bairro Rebouças, em Curitiba, se prepara para uma grande transformação com a chegada do…

11 horas ago