São Paulo, 27 de novembro de 2023 – Mais de 500 apaixonados por realidade virtual, aumentada, estendida e inteligência artificial circularam pelo Espaço Cubo no último final de semana em São Paulo, durante o XRBR Summit 23. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Realidade Estendida – XRBR, comunidade brasileira de X-Reality, conectou os participantes a mais de 40 palestrantes de diversas áreas, mas todos com um só foco: “XR e a indústria”.
O evento, anual e gratuito, contou com patrocínio da Meta, Centro De Competências Embrapii de Tecnologias Imersivas e Ebac, apoio do Cubo Itaú (que sediou a 2ª edição) e da Oficina Consultoria (como media partner) para a promoção de debates, palestras e experiências imersivas sobre os avanços da realidade estendida em diferentes setores da economia.
Foram 14 Painéis voltados para profissionais, estudantes e demais interessados em Realidade Estendida, Aumentada, Virtual e Inteligência Artificial, que abordaram as perspectivas das narrativas imersivas na indústria criativa, a formação de profissionais em XR, os limites jurídicos do Metaverso e da Inteligência Artificial, o mercado de XR Games, entre outros assuntos.
“O crescimento do evento é reflexo de um mercado em expansão e ainda mais empolgante, com novas possibilidades de criação e consumo de conteúdo. O mercado no Brasil só tem crescido, então o interesse em expor trabalhos e aprender mais sobre os temas tem impulsionado cada vez mais profissionais a buscar a associação e um evento especializado como o Summit” afirmou Alexandre Calil, presidente do XRBR.
No centro da programação, aconteceu o painel METAVERSO e IA: Perspectivas Tecnológicas e Limites Jurídicos, que teve como mediadora Katia Augusta Maciel e participações da Profª. Dra. Inês Maciel (UFRJ), de Júlia Pazos, advogada especializada em Direito Autoral, e João Chequer, CMO da Oficina Consultoria. Juntos, os especialistas discutiram as implicações atuais da aplicação das mesmas normas do arcabouço jurídico brasileiro no metaverso e perspectivas de avanços no campo legal.
Para Chequer, é uma questão central para todos; empresas, profissionais e usuários: “É desafiador o cenário brasileiro porque o regulatório não acompanha a agilidade do processo de inovação, que caminha a passos largos, e a evolução exponencial das novas tecnologias, como IA. Em termos de maturidade, ainda estamos incipientes, se compararmos às discussões em países como Alemanha, França e Itália, que avançam em uma série de normativas para aplicação da tecnologia IA, desde 2018, puxados pela União Europeia (EU)”.
Para mais informações visite o site oficial
Sobre a XRBR
A Associação Brasileira de Realidade Estendida – XRBR é composta por profissionais e empresas do mercado de XR no Brasil com objetivo de compartilhar conhecimento e oportunidades entre empresas e especialistas do setor. Criada em 2017 como hub de negócios, e formalizada em 2018 como associação setorial, a XRBR é um espaço de colaboração sobre novas tecnologias de interatividade incluindo realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista, hologramas, NFTs, metaverso, entre outras.
No Instagram @xrbr.oficial
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu, nesta terça-feira (21), o registro (nº BR402023000016-5)…
Curitiba se consolida como uma das capitais mais promissoras para investimentos imobiliários no segmento de…
O Alto da XV Mall divulga a data da primeira edição de 2025 da feira…
A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) realizará a primeira edição de…
A Rottas Construtora acaba de inaugurar sua nova loja no Boulevard Curitibano, no bairro Água Verde, em Curitiba.…
SÃO PAULO, Brasil – 21 de janeiro de 2025 – Uma nova era da Inteligência Artificial…