Empreendedorismo

Yamaha compensa mais de 120 toneladas de CO2 emitidos nos últimos dois anos, em parceria com a Moss

As compensações foram realizadas por meio do MCO2, token de crédito de carbono, e são referentes às emissões de duas equipes da Yamaha Racing, entre 2021 e 2022, e do Yamaha Day, de 2022

São Paulo, 2 de junho de 2023 – A Yamaha, primeira indústria a fabricar uma motocicleta no Brasil, segue firme em seu compromisso com a sustentabilidade e a agenda ESG. A empresa japonesa, em parceria com a Moss, climatech brasileira pioneira e líder na comercialização de crédito de carbono e de soluções ambientais através do uso de tecnologia de ponta, compensou a emissão de 126 toneladas de CO2eq, provenientes de duas equipes da Yamaha Racing e do Yamaha Day, evento anual de aniversário da marca. A iniciativa tem como objetivo minimizar o impacto ambiental das atividades da empresa, reforçando a importância da conservação do meio ambiente e a adoção de práticas mais sustentáveis.

O Yamaha Day ocorreu no início de junho de 2022, quando reuniram milhares de motociclistas em eventos em diversas concessionárias espalhadas pelo Brasil. Ali teve início às ações de compensação de carbono em eventos sociais. O encontro começou pela manhã na Rede de Concessionárias da marca e terminou com um passeio conjunto de motocicletas. Ao todo, foram compensadas 64 toneladas de gases de efeito estufa, que correspondem aos 327 mil km rodados no dia do passeio pelas 6.000 motos participantes. O valor equivale a 9.176 árvores preservadas em um ano e 19 campos de futebol no padrão FIFA. Essas práticas realizadas no Yamaha Day já ingressaram no calendário oficial da marca, e devem ser ainda mais contundentes na edição de 2023.

Já para Yamaha Racing, foram compensadas as emissões de 10 pilotos no total, sendo três da Yamaha IMS Rally Team e sete pilotos da Yamaha Monster Energy. Ambos os times tiveram as emissões de 2021 e 2022 compensadas. Esse valor engloba desde corridas dos atletas até o deslocamento aéreo, o apoio, carretas, treinos e staff. Com isso, foram compensadas 62 toneladas de gases de efeito estufa, sendo 31 toneladas por ano.

Vale citar que iniciativas como essa, já ocorrem na Yamaha desde 2020, quando a Yamalube R3 bLU cRU Latin America Championship – o maior campeonato monomarca de motovelocidade da América do Sul -, em parceria com a iPlantForest, foi pioneira na neutralização do carbono, com 174 toneladas de gás carbônico produzidas durantes as provas, deslocamentos da equipe e logística, compensadas por uma floresta de 3.052 árvores, ocupando 5,5 hectares de terras no estado de Roraima.

As ações da Yamaha voltadas à questão ambiental vão além da neutralização de carbono. Mais de 91% dos resíduos gerados na produção de motocicletas são destinados para reciclagem e estações de tratamento e rerrefino. Além disso, desde 2018 nenhum resíduo gerado pela YAMAHA é destinado ao Aterro Municipal de Manaus e, graças ao desenvolvimento do Rack metálico retornável para substituição de veículos especiais e caixas metálicas descartáveis, 5.200 toneladas de resíduos de aço deixaram de ser gerados.

Além disso, mais de 2000 mudas foram plantadas na área industrial de Manaus por colaboradores, gestores, aprendizes e por filhos de colaboradores da Yamaha, totalizando mais de 1.900 horas investidas na conscientização ambiental e conservação da natureza.

Essas ações fazem parte de uma iniciativa mais ampla de sustentabilidade da empresa no Brasil, que busca constantemente o menor impacto ambiental em suas atividades. Para Ricardo Susini, Diretor Comercial da Yamaha, “a Yamaha sempre tratou o tema ambiental em suas operações com muita seriedade. Por considerar prioritários este e outros assuntos ligados à sustentabilidade, a Yamaha Motor Company assumiu um compromisso público mundial, se tornando signatária do Pacto Global da ONU desde 2017. No Brasil, temos iniciativas concretas de redução do impacto ambiental de nossas operações, sendo a ação de neutralização de carbono em parceria com a Moss mais um exemplo do respeito da Yamaha para com o meio ambiente”.

A compensação foi realizada por meio do MCO2, token de crédito de carbono comercializado pela Moss que representa uma tonelada de gás carbônico que deixa de ser emitida na atmosfera. “A iniciativa da Yamaha demonstra as diferentes formas que marcas podem promover um impacto socioambiental positivo colocando a compensação de emissões de carbono em evidência”, comenta Luis Adaime, CEO da Moss.

Para se ter uma ideia, a soma de 126 toneladas de CO2eq das compensações do evento e do time é equivalente a aproximadamente 18.066 árvores preservadas e 31 hectares preservados em um ano.

Os projetos apoiados por meio da parceria entre a Yamaha, montadora japonesa fundada em 1955 por Genichi Kawakami, e a climatech Moss foram o Agrocortex, Santa Maria e Ituxi, localizados na Amazônia e que têm como objetivo evitar o desmatamento nas regiões e impactar positivamente as comunidades locais.

Sobre a Moss

Moss é uma climatech que usa tecnologia para simplificar e democratizar acesso a soluções sustentáveis. Desde março de 2020, a Moss e seus clientes transacionaram mais de 4 milhões de créditos de carbono que ajudaram na conservação de aproximadamente 650 milhões de árvores na Amazônia através de projetos certificados e auditados internacionalmente. A empresa está desenvolvendo alguns dos maiores projetos de conservação na Amazônia, e é membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Para saber mais sobre a Moss, acesse: https://moss.earth/pt-br/

 

Sobre a Yamaha

Há 68 anos, a Yamaha é conhecida mundialmente pelo ronco de seus motores, mas foi fabricando instrumentos musicais que começou suas atividades, em 1887. O logotipo, com os três diapasões sobrepostos deixa clara essa origem, simbolizando ritmo, harmonia e melodia.

A Yamaha Motor Company surgiu no Japão em 1955, quando a empresa passou a fabricar motocicletas, lançando a YA-1, a famosa Libélula Vermelha, que já em sua primeira competição faturou as três primeiras colocações na desafiadora corrida de subida de montanha Asama Race.

No Brasil, a Yamaha se estabeleceu em 1970, sendo a primeira fabricante de motocicletas a se instalar no País. Em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, tendo como primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50, eternamente lembrada como “cinquentinha”. Em 1985 inaugurou em Manaus, Amazonas, uma segunda unidade fabril, hoje a única, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda.

Atualmente a Yamaha tem em seu line-up no Brasil, 31 modelos em diversas versões de motocicletas, comercializadas no Brasil, e uma Rede com cerca de 517 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. Em náutica, são 9 modelos WaveRunner (veículos aquáticos), 27 modelos de motores de popa, conta com uma rede de 115 concessionárias e 44 oficinas, e está presente em 31 estaleiros autorizados.

O Grupo Yamaha Motor no Brasil exporta para países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e para o Mercosul e Europa. Mais que tecnologia e máquinas, o que diferencia a Yamaha são as pessoas e sua paixão pelo que fazem, todas com um único objetivo: o de gerar Kando através de seus produtos e as experiências que eles proporcionam.

Mais do que vender motocicletas e produtos náuticos, a Yamaha tem em sua filosofia corporativa, gerar Kando aos seus clientes; uma expressão do idioma japonês, sem tradução literal em outro idioma, que significa profundo contentamento diante de algo extraordinário o suficiente para gerar encantamento e laços para toda a vida.

 

Redação JBA Notícias

Recent Posts

NV inaugura a segunda loja em Curitiba

São Paulo, 21 de novembro de 2024 – A NV, marca fashion fundada pela empresária e…

5 horas ago

Maxxi Trainning e SENAI firmam parceria para curso de formação mecânica

Em evento realizado dia 6 de novembro, em Campinas, o Maxxi Trainning, empresa da DPaschoal…

5 horas ago

Judicialização da Medicina é debatida em congresso de Direito Médico

O Poder Judiciário tem se deparado com um número cada vez maior de ações envolvendo…

5 horas ago

Copel lança site e campanha para celebrar 70 anos

A Copel colocou no ar uma nova campanha e uma página na internet para celebrar…

5 horas ago

CAIXA Cultural Curitiba apresenta releitura contemporânea de “Dom Quixote”

Curitiba recebe uma releitura da clássica obra de Miguel de Cervantes no palco da CAIXA…

5 horas ago

Pinhais Cidadã: Vargem Grande recebe feira de serviços no dia 30 de novembro

A Prefeitura de Pinhais, em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), realiza no…

5 horas ago