A ZAMP®, master franqueada Burger King® e Popeyes® no Brasil, divulga hoje seus resultados financeiros para o 4T23. A Companhia apresentou crescimento de 2,1% na receita operacional líquida em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 1,1 bilhão, um novo recorde trimestral. No acumulado do ano, o crescimento foi de 5,4%, totalizando R$ 3,8 bilhões.
Somente no último trimestre de 2023 a companhia realizou a abertura de 44 novos restaurantes, sendo 23 aberturas de restaurantes próprios e 21 aberturas de franqueados. Além disso, a empresa divulgou que realizou 8 fechamentos de restaurantes, reforçando o compromisso da Companhia com a rentabilidade do negócio e a gestão do seu portfólio. O Burger King® finalizou o ano com 947 restaurantes e Popeyes® chegou a 92, totalizando 1.039 restaurantes espalhados em todo o país.
Além do crescimento em vendas, 2023 foi marcado também por um robusto plano de gestão de custos, despesas e investimentos, com eficiências geradas tanto nos restaurantes como na sua estrutura corporativa. Com isso, a Zamp apresentou um crescimento do EBITDA ajustado de 5,7% no trimestre, atingindo R$ 227 milhões e com uma margem EBITDA ajustada de 21,1%, 70 bps superior à margem registrada no período anterior. No acumulado do ano, a ZAMP® registrou o maior EBITDA Ajustado de sua história, R$ 588 milhões, um crescimento de 3% em relação ao ano de 2022. O lucro líquido da empresa também atinge seu maior patamar histórico crescendo 41% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior atingindo a marca de R$59 milhões de reais.
A Receita Operacional Líquida encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 5,4% no comparativo com 2022, totalizando R$ 3,8 bilhões (no 4T23, o crescimento foi de 2,1%, atingindo R$ 1,1 bilhão). Mesmo com um ano desafiador, a empresa trabalhou em frentes importantes na estratégia comercial para adequar a equação de custo-benefício, acertando sua política de preços e promoções, melhora da experiência nos restaurantes e fortalecendo o seu posicionamento de marca/produto.
Já a marca Popeyes teve expressivo desenvolvimento no decorrer do ano, atingindo novos mercados, levando os produtos para além do eixo Rio-São Paulo, além do início de sua operação por franqueados. No período, Popeyes® atingiu a marca de R$ 237 milhões em vendas em 2023, crescimento de 46% em relação ao ano de 2022. Com essa evolução e nível de receita por restaurante, a operação que até o último exercício esteva em break even, como efeito da pandemia, já passa agora para território positivo contribuindo para a aceleração da geração de caixa operacional da Cia, como uma avenida alternativa de crescimento.
As vendas digitais, representadas pelo delivery, totem e app de ambas as marcas, atingiram R$ 495 milhões no 4T23, um crescimento de 35% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. As vendas de canais digitais já representam 46% da receita total da Companhia. Esse crescimento ocorreu, principalmente, devido às vendas via totem. O delivery representou 13,4% das vendas totais durante o período.
O Clube BK, programa de fidelidade da marca Burger King®, principal driver da estratégia de CRM da Companhia, fechou o ano com aproximadamente 17 milhões de usuários, uma evolução de 23% em relação ao fechamento do ano de 2022. O programa contribuiu diretamente para o crescimento da venda média por usuário, à medida que estimula uma frequência ainda maior, especialmente para os heavy users.
Remodelagem de restaurantes e novo design Pavilion
Em 2023, a Companhia concluiu 50 restaurantes com remodelagem, que é um importante pilar da jornada do consumidor e experiência nos restaurantes. Com isso, a Companhia consegue conectar avanços nas frentes digitais com o consumo físico, proporcionando uma experiência mais alinhada com os seus consumidores. Além disso, no quarto trimestre, entre as aberturas 19 novas lojas no padrão de design “Pavilion” foram inauguradas. Esse novo formato traz diferenciais importantes, como uma melhor distribuição entre os canais de vendas e lojas com atendimento 100% digital, o que permite maior eficiência e rentabilidade.
Sobre a ZAMP®
A ZAMP® é a master franqueada das marcas Burger King® e Popeyes® no País. Com mais de 1.039 restaurantes em território nacional, entre lojas próprias e franqueadas de Burger King® (947 unidades) e Popeyes® (92 unidades), a ZAMP® gera diretamente mais de 15 mil empregos em todo o Brasil e está comprometida com o cumprimento dos compromissos ASG assumidos publicamente, visando um crescimento responsável.
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