fbpx
Geral

Abertura de vertedouro leva mais de duas mil pessoas para Itaipu na manhã deste sábado (vídeo)

Mais de duas mil pessoas, entre turistas e moradores de Foz do Iguaçu (PR), visitaram a usina de Itaipu na manhã deste sábado (14) para ver o espetáculo das águas produzido pela abertura do vertedouro da Itaipu, que não operava desde outubro de 2021.

O Complexo Turístico Itaipu chegou a fazer uma operação especial com um ônibus exclusivo saindo do Centro de Recepção dos Visitantes direto para o Mirante do Vertedouro.

Com a abertura mínima das comportas da calha esquerda estão sendo vertidas 1.400 m³ de água por segundo, o equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu. A operação iniciou às 6h e a previsão é que o vertedouro opere pelos próximos dez dias.

A medida foi necessária para dar segurança à barragem da Itaipu, devido ao aumento do nível do reservatório causado pelas chuvas acima da média ao longo do mês de janeiro.

vertedouro-itaipu3
Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

Em muitas bacias, planos de controle de cheias e vertimento já estão sendo acionados, como o que vem acontecendo nas usinas do Rio Madeira, no complexo Belo Monte, e nas bacias do Rio São Francisco e do Rio do Grande.

“Depois da crise hídrica que vivemos em 2020 e 2021, tivemos, ao longo de 2022, uma recuperação significativa dos reservatórios da Região Sudeste, que fica acima do reservatório da Itaipu”, explica o gerente do Departamento de Operação do Sistema, Rodrigo Pimenta. “Toda esta água está chegando aqui na usina hidrelétrica de Itaipu.”

vertedouro-itaipu-2
foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

De acordo com ele, como não há demanda energética no Brasil e no Paraguai, a água não é utilizada para produzir energia e, por isso, é vertida.

Neste sábado, estavam em funcionamento quinze unidades geradoras e quatro estavam disponíveis para entrar no sistema assim que necessário. Uma estava parada para manutenção.

vertedouro-itaipu
foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

Turistas

O engenheiro civil Ubiraja Sallun Reis, da cidade de Passos (MG), estava em férias com a família em Foz do Iguaçu quando ficou sabendo que o vertedouro da Itaipu estava aberto.

A família correu para a hidrelétrica para fazer a visita técnica. “Somos beneficiados por essa hidrelétrica, sem dúvida. É tudo muito organizado, coisa de primeiro mundo”, disse ele sobre a visita.

Um dia antes, um sobrinho de Ubirajara tinha avisado que o vertedouro da usina hidrelétrica de Furnas, entre São José da Barra e São João Batista do Glória, perto de Passos, seria aberto após 11 anos.

“Eles foram correndo lá para ver, é uma cena rara. Um dia depois, estou eu aqui prestigiando esta usina bem maior”, brincou o turista.

O vigilante da subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu, Anderson Morales, aproveitou a visita da filha Natalia Morales, que mora em Buenos Aires, para fazer a visita a Itaipu. “Nem sempre o vertedouro está aberto. É lindo demais”, resumiu.

 

YouTube player

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo