As operações se espalham pelo Brasil, o Paraná recebe nos últimos dias equipamentos e contingente pessoal para reforçar o trabalho de combate ao tráfico de drogas e contrabando.
A apreensão de drogas bate recordes, centenas de bandidos são presos em todo o Brasil o Paraná concentra ações porque é um dos pontos de entrada de grandes volumes e por causa das exportações ilegais via Porto de Paranaguá.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego de 80 policiais da Força Nacional em apoio aos órgãos de segurança pública do Paraná.
A solicitação feita pelo Estado tem caráter pontual e planejado, o efetivo será utilizado estrategicamente nos municípios de Guaíra, Icaraíma, Alto Paraíso e Foz do Iguaçu.
A informação sobre a autorização foi repassada ao secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, em Brasília (DF).
A autorização consta na portaria publicada no Diário Oficial da União.
O apoio objetiva fortalecer e colaborar nas ações conjuntas com as forças policiais de fronteiras do Paraná.
Entre as atividades atribuídas à Força Nacional estão a fiscalização, pontos de bloqueios, patrulhamentos e abordagens com o intuito de localizar criminosos, contrabandistas, armas, drogas e outros ilícitos.
Os serviços são imprescindíveis à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio dos quatro municípios da região Oeste do Paraná.
As equipes da Força Nacional ficarão no Estado no período de 1º de dezembro de 2021 a 5 de março de 2022.
Para o secretário Romulo Marinho Soares, o pedido foi feito para fortalecer o policiamento na região da fronteira, pois a criminalidade aumenta nesta época do ano nestas regiões.
Segundo ele, o apoio tem o objetivo de coibir o contrabando e o tráfico de drogas que atuam nessa região.
“É importante ressaltar que nesse período do ano estamos com maior fluxo de pessoas devido às compras, viagens, férias, além da Operação Verão e da abertura das cancelas dos pedágios. Por isso, pedimos este reforço, que é bem-vindo e vai ajudar muito a população da região de fronteira do Paraná. A Força Nacional vai combater, junto com as forças estaduais que já fazem um excelente trabalho, a criminalidade em toda área”, disse.
A operação terá o apoio logístico da Secretaria estadual da Segurança Pública, que disponibilizará toda a infraestrutura necessária à Força Nacional.
O prazo do apoio poderá ser prorrogado.
O contingente disponibilizado responde ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
FORÇA NACIONAL NO PARANÁ – Desde 2004 a Força Nacional tem atuado em conjunto com as forças estaduais, por meio de programa de cooperação federativa entre a União através do Ministério da Justiça e Segurança Pública e as unidades federativas.
O efetivo da Força Nacional é composto por policiais militares e civis, bombeiros militares e profissionais de perícia, mobilizados pelas instituições de segurança pública dos estados e do Distrito Federal.