Audiência Pública para Elaboração da LDO é realizada em Pinhais
Na oportunidade também foi discutido o Orçamento da Criança e do Adolescente, apresentada a previsão orçamentária, entre outros dados
O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann recebeu na noite da última quarta-feira (10) Audiência Pública para Elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025. Promovidas pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo), as audiências são oportunidades de participação popular na elaboração das peças orçamentárias. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.
Durante a ação, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, comentou a previsão de arrecadação para o próximo ano e a responsabilidade ao planejar o direcionamento desses recursos. “Mais de R$1 bilhão, essa é a previsão de receita para o próximo ano. Isso representa um otimismo, sim, mas um otimismo baseado em evidências, em dados, em um trabalho muito consistente, muito sério. E aqui estou diante daqueles que fazem esse trabalho tão importante para a nossa cidade e eu tenho certeza que este número carrega uma responsabilidade fiscal muito grande”, declarou.
“As metas fiscais representam as prioridades do nosso município e por meio delas temos um horizonte. Então aproveito para parabenizar a equipe da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento pois se dedica a uma pasta tão importante, fundamental para que tenhamos a possibilidade de planejar adequadamente, de forma séria, de forma qualificada, a fim de direcionarmos nossos recursos para atendermos cada vez melhor a nossa população”, destaca Rosa Maria.
Na oportunidade também foi discutido o Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA) por meio da participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolecente (CMDCA). Importante salientar que a LDO é um instrumento legal que determina critérios para a elaboração e execução dos orçamentos públicos, nesse sentido, estabelece quais serão as metas e prioridades para o emprego do orçamento público para o próximo ano.
As secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Segurança e Trânsito e de Saúde apresentaram as ações indicadas pelos munícipes em 2023 que foram executadas no ano de 2024. Ações para geração de emprego e renda, cursos e qualificações foram apresentadas pela diretora de Geração de Emprego e Renda, da Semde, Márcia Ferreira.
Sobre a implantação do patrulhamento da Guarda Municipal a pé nas áreas de maior movimento e a ampliação do atendimento da GM nos bairros explanou o secretário da Seset, Anderson Mendes de Araújo.
Outra prioridade apontada pela população foi a realização de mutirões de consultas e exames, sobre este assunto quem apresentou as ações realizadas foi a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.
No final do evento, o diretor do Departamento de Administração, da Secretaria de Obras Públicas (Semop), Edgar Fernão Bragança Bueno, fez uma apresentação sobre o orçamento referente aos serviços realizados pela Semop.
Presenças
Estiveram presentes no evento, o presidente da Câmara, vereador Marcinho; as secretárias municipais de Meio Ambiente, Rosana Boeira Iheu; de Saúde, Adriane da Silva, Jorge Carvalho e os secretários municipais de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza; de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro; de Governo, Márcio Mainardes; de Obras Mário Stier e de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes de Araújo.