Em breve, o Bosque Portugal, no bairro Jardim Social, ficará ainda mais atrativo para as crianças.
Para ampliar a recreação da garotada e estimular o convívio consciente com a natureza, o bosque que preserva um trecho do Rio Tarumã está ganhando uma nova área de lazer com brinquedos construídos com troncos de eucalipto de reflorestamento, um totem de identificação do local e seis bancos para o descanso dos frequentadores.
O novo parquinho fica na lateral da Rua Ozório Duque Estrada, Jardim Social.
Os trabalhos para transformar cerca de 300 toras de eucalipto, cordas e material metálico de fixação em cinco divertidos brinquedos devem ser concluídos em aproximadamente dez dias.
O local já conta com trilhas, pista de caminhada e academia ao ar livre.
Também tem a Alameda dos Cantares Portugueses, espaço com 22 pilares que servem de base para azulejos portugueses pintados à mão com trechos de poesias de autores como Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves e Camilo Pessanha.
Caminho Maluco, Travessia, Chute ao Alvo, Escalada, Ponte Móvel são futuras brincadeiras que ficarão à disposição para completar o passeio no bosque de 20.850 m2.
A implantação da nova área de animação corresponde à medida de compensação ambiental da Prefeitura de Curitiba em decorrência das obras do Lote 3.2 da Linha Verde Norte. A intervenção compreende a Trincheira Fúlvio Alice, que formou o binário com a Gustavo Rattman/José Zgoda na ligação ao Bairro Alto por baixo da Linha Verde.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas fiscaliza a construção dos brinquedos que completam uma série de melhorias promovidas no bosque, desde 2019, como a construção de pistas de caminhada e a instalação de novo sistema de iluminação com tecnologia LED. A revitalização do local atendeu às exigências de compensações ambientais estipuladas pelo município.
“A cidade ganha um novo local para o lazer saudável, o convívio social das famílias e o estímulo à preservação ambiental”, completa o secretário.
O projeto da área com os novos brinquedos é do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Inaugurado em março de 1994 o Bosque Portugal é referência na região.
Além da charmosa trilha na mata conta com uma área de animação construída em piso mosaico português, com desenhos que lembram o mar e uma caravela estilizada, em menção às grandes navegações portuguesas.
Está circundada por sete colunas com os nomes dos países de língua portuguesa (Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau).
Uma pista de cooper contorna todo o bosque, passando por três pontos cobertos que remetem à arquitetura portuguesa.
Morador do bairro há 21 anos, o casal de empresários Renata e André Reffel frequenta constantemente o bosque para caminhadas.
À espera do primeiro neto, que nascerá em setembro, já fazem planos de aproveitar o novo parquinho.
“Ficamos imaginando como o Felipe vai aproveitar esse espaço maravilhoso, para brincar em meio a natureza. O bosque está cada dia mais bem cuidado”, contou Renata.
“São muitas melhorias neste espaço que é muito especial para os moradores daqui e de toda a região”, destacou André.
Endereço: Rua Fagundes Varella com Rua Ozório Duque Estrada, sem número – Jardim Social
Aberto diariamente
A partir desta segunda-feira (4), o esquema vacinal contra poliomielite passa a ser composto, exclusivamente, por…
O Shopping Curitiba irá funcionar em horário especial neste final de ano. De quinta-feira (19)…
Por Emanuelle Spack A última edição do ano da Feira Arte Viva CWB acontece neste sábado, dia…
As emoções do Circuito Surf Talentos Oceano - edição 2024 chegou ao fim, reunindo os…
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em…
A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) está iniciando o recebimento dos dados de leitura…