fbpx
CidadaniaEsporte

Boxe e jiu jitsu no Verão 2022 do Passeio Público

 

“Participamos do projeto Verão 2022, estamos mostrando o que são artes marciais, boxe, jiu jitsu. Touxemos jovens que participam de nosso trabalho de inclusão social na comunidade da Vila Torres, junto ao Clube de Mães. A garotada que participa deste evento está conhecendo outros horizontes, outras metas, outros caminhos”.

O boxeador Snoopy, coordenador do Pugilatus Boxinge Clube, fazia demonstrações no Passeio Clube com o garoto Matheus, 11 anos, irmão de Vinicius, que já tem 17 lutas no currículo, com 15 vitórias. Matheus começou no grupo com a idade de Vinicius e tem desejo de seguir carreira profissional no boxe.

“Vinicius está conosco desde os quatro anos, veio na companhia do irmão e não saiu mais do grupo”,
resume Snoopy.

O projeto Verão 2022 tem atividades nos parques Barigui, Passeio Público, Bacacheri, Lago Azul, Náutico e Passaúna, aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas, até o dia 13 de fevereiro.

Todas as atividades e brincadeiras são bem espalhadas pelos locais, a fim de garantir uma distância segura entre os participantes.

“Nosso objetivo é trazer famílias, crianças e adolescentes. Muitas pessoas estão evitiando de viajar, nós reunimos atrações para as famílias, lrecreção para as crianças, atividades esportivas, como circuito de bike. No meio das atividades essportivas damos orientação sobre os cuidados em relação à pandemia. Teremos vivências de corrida de rua e may tay no Passeio Público no próximo final de semana”, explicou o professor Helton Stais, coordenador da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude da Regional Matriz.

Na programação, muitas brincadeiras, orientações e práticas de atividades físicas, ao ar livre, nos parques da cidade. Profissionais da Smelj orientam e reforçam sobre os cuidados necessários, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre as pessoas. Em todos os locais são disponibilizados frascos de álcool 70% para higienização das mãos antes e após as atividades.

A coordenação das atividades gratuitas é da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com patrocínio da RIC TV e apoio da Megamania, MRV, Hospital de Olhos do Paraná e Jovem Pan Curitiba.
As ações seguem os cuidados e protocolos sanitários contra a covid-19 e em caso de chuvas, serão suspensas.



INFLUENCER

A influcenciadora social Tata Kaori, da Jovem Pan e da RIC, com mais de 16 mil seguidores, participou de simulação de luta com Snoopy. Ela divulga eventos e empresas em seu espaço digital e estava acompanhada dos pais Vânia e Maiko Adler, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba.

Durante 17 anos, José Luiz Rodrigues foi lutador de boxe.

Começou numa praça de esportes em Curitiba e quatro meses depois, já estava no ringue para a primeira luta. Potencial ele tinha. Foi crescendo como amador até conquistar o primeiro título brasileiro, já conhecido como Snoopy Rodrigues.

Daí para a profissionalização foi rápido. E também rápido viria o título brasileiro profissional. O problema é que na época (começo da década de 90), o boxe não tinha o glamour de hoje, muito menos a estrutura atual. Cabia ao próprio lutador arrumar espaço para treinar, procurar lutas, negociar valores. Nem sempre era uma tarefa fácil e consumia tempo do atleta.

Foi por esta razão que logo depois do título, Snoopy aceitou um convite para ir morar em Las Vegas. Lá lutou pouco, mas trabalhou bastante treinando outros lutadores. Não fosse a barreira da língua, a saudade do Brasil e do jeito de ser dos brasileiros, ele teria ficado por lá. Mas depois de três anos voltou, e aqui começou a treinar com nomes importantes das artes marciais, como Anderson Silva, Cris Cyborg, Murilo Ninja e Maurício Shogun.

Hoje Snoopy continua no ringue, agora tocando o projeto social Magia do Boxe, num bairro pobre de Curitiba. Ele conta que muitas crianças e adolescentes se interessam pelas lutas, graças aos campeões que o Brasil produziu: “O boxe e as artes marciais são hoje o que o futebol já foi no passado”, diz ele.

O projeto existe há 6 anos, ocupa o tempo livre de 50 crianças e já começa a revelar talentos. 

( Conexão Planeta)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo