fbpx
Cultura

Carnaval de rua com 70 mil pessoas nas duas noites de desfile

O desfile das escolas de samba reuniu cerca de 70 mil pessoas nas duas noites de programação, grupo principal no sábado e o de acesso no domingo à noite.
O resultado das campeãs, as que serão rebaixadas e as que sobrem, será conhecida ainda nesta segunda-feira.

O desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval de Curitiba, na Rua Marechal de Deodoro, no Centro, foi uma noite de muita festa e alegria ao som dos sambas enredo no sábado.

Curitibanos foram em peso conferir as apresentações e lotaram as arquibancadas.

“Eu gosto muito de Carnaval desde que eu era criança, desde o tempo que eu fazia a Banda Polaca. É uma festa bonita para todas as idades e nós estamos criando nos curitibinhas o sentimento da alegria do Carnaval e queremos que existam muitos carnavais na gloriosa história de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca, que acompanhou o desfile das escolas até o final.

Ele estava acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e de secretários municipais, que também foram à Marechal prestigiar o Carnaval de Curitiba.

“Curitiba tem Carnaval, sim. E muito bem organizado: 40 mil pessoas na avenida. É uma alegria muito grande fazer parte dessa festa. A gente vê que é genuína a emoção no rosto das pessoas, que muitas vezes vêm prestigiar familiares e amigos que estão desfilando defendendo as suas escolas. Isso traz um brilho a mais para a festa”, disse Eduardo Pimentel.

Carnaval de Curitiba
foto Hully Paiva

Para garantir o conforto e a segurança dos foliões no carnaval , a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba prepararam uma estrutura completa. São 120 banheiros químicos, pontos de venda de alimentação no calçadão da Monsenhor Celso, ambulatório, cinco ambulâncias, 110 seguranças, 25 brigadistas, além do apoio da Guarda Municipal e policiais civis e militares.

Pontos de distribuição de água.ao longo da avenida

As arquibancadas, com acesso livre até a lotação máxima, comportam 3 mil pessoas, com espaços reservados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, idosos e gestantes.

Diversão com os passistas e o público

O prefeito e o vice se divertiram com os passistas das escolas durante o desfile, participando das evoluções e tirando fotos.

Eles também percorreram as arquibacandas e saudaram o público.

O desfile na Marechal Deodoro foi aberto com a escola Deixa Falar.

Na sequência vieram as demais escolas do Grupo Especial, Imperatriz da Liberdade, Enamorados do Samba, Acadêmicos da Realeza e por último, a Mocidade Azul.

Antes de a última escola desfilar, houve uma interrupção temporária de energia que gerou um apagão parcial.

O problema no gerador foi resolvido e se restabeleceu a energia, sem causar prejuízo a nenhuma agremiação.

Carnaval de Curitiba
foto Hully Paiva – SMCS

Homenagens

Entre os desfiles das escolas, também foram feitas homenagens a grandes nomes que fazem parte da história de samba de Curitiba.

A primeira delas foi endereçada a Moacir Rodrigues Neto, falecido em 2023, que foi um entusiasta do Carnaval de Curitiba. A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro, entregou uma placa de agradecimento à irmã de Moacir, Regiane Borges Rodrigues.

A segunda homenagem da noite foi feita a Eliudes Eustachio (passista Mancha), um dos bambas do Carnaval de Curitiba, que faleceu este ano.

Greca, Eduardo Pimentel e Ana Castro entregaram uma placa de agradecimento ao presidente da Mocidade Azul, Altamir Jorge Lemos e sua filha Raiana Albini Lemos, que a receberam em nome da família de Mancha.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo