Política

CCJ inicia discussão do projeto da concessão do uso da Pedreira do Atuba

Presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSD), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) discutiu na reunião desta terça-feira (11) uma pauta com 37 itens. Dentre eles, o projeto de lei 88/2025, do Governo do Estado, que autoriza a concessão de uso da Pedreira do Atuba, localizada no município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. A proposta transforma a pedreira em espaço de lazer e turismo, aproveitando seu potencial para atividades recreativas, culturais e ambientais. Ela recebeu pedido de vista e volta a ser discutida na próxima reunião da comissão no dia 18 de março.

Pedidos de vistas

Diversos projetos de iniciativa do Poder Executivo e parlamentar tiveram vistas concedidas pelo prsidente Ademar Traiano a membros da CCJ. Entre eles: o projeto de lei 89/2025 que altera as leis nº 17.046/2012, de normas para licitação e contratação de parcerias público-privadas e lei nº 19.811/2019, que cria o Programa Parcerias do Paraná; o projeto de Lei Complementar 1/2025 que institui o Fundo Estadual para Custeios de Estudos e Projetos de Serviços Públicos Delegados (FECED), alterando legislações vigentes e estabelece novas disposições para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

O mesmo aconteceu com o projeto de lei complementar 2/2025, que modifica a Lei Complementar nº 26/1985, que trata do Estatuto da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e a Lei nº 14.234/2003, que institui o Fundo Especial da PGE, além de revogar a Lei nº 18.919/2016, que permitia à PGE celebrar composições em execuções fiscais. Ainda o projeto de resolução 2/2025, da Comissão Executiva da Casa de Leis, que altera o anexo único da resolução nº 11/2016, que trata do Regimento Interno do Poder Legislativo do Paraná.

foto Orlando Kissner/Alep

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 03/2024 que altera o inciso o art. 6º da Constituição do Estado do Paraná com a redação: “é vedado o uso de linguagem neutra ou outra alteração linguística na execução dos hinos Nacional e do Estado do Paraná em quaisquer solenidades públicas ou particulares no território do Estado” também teve pedido de vistas concedido.

Homenagem às mulheres

A próxima reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) acontece dia 18 de março, a partir das 13h30, com uma pauta voltada às mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A reunião pode ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais do Legislativo, YouTube e TV Assembleia – canais 10.2 da TV Aberta e 16 da Claro/Net.

Crédito das fotos: Orlando Kissner/Alep

Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

5 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

5 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

5 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

5 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

5 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

5 horas ago