fbpx
Geral

Chuvas causam transtornos no litoral

Curitiba e o litoral paranaense receberam um grande volume de chuvas entre o fim da tarde e a noite desta quarta-feira (05), resultando em pontos de alagamento em diversos municípios e na queda de galhos e árvores, além da interrupção do fornecimento de energia em alguns bairros.

O Litoral registrou acumulados acima dos 100 milímetros (mm), conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A Defesa Civil faz o levantamento dos danos ocasionados pelas tempestades.

Na Capital também houve temporal.

A estação meteorológica de referência do Simepar, que fica no Jardim das Américas, registrou 22,8 mm em Curitiba.

Uma localizada no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) marcou acumulado de 74 mm de chuva e rajadas de vento de 29 km/h.

Outras estações pluviométricas da Capital mostraram os seguintes acumulados: Santa Quitéria, com 60 mm, Vista Alegre e Boa Vista, 33 mm.

04.01.2022 – Praia chuva

“Esse volume varia muito de um bairro a outro da Capital, enquanto no Litoral as chuvas foram mais uniformes e persistentes”, destaca o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Ele explica que as chuvas de verão são, justamente, caracterizadas pela irregularidade, chovendo bastante em um bairro ou em um ponto do município e quase nada em outro, o que resulta na diferença do que é medido em um ponto de referência do Simepar e no que é observado no mapa de precipitação.

Um exemplo desta situação ocorreu na região do Salto Morato, em Guaraqueçaba, onde choveu mais de 150 mm.

Já o acumulado de Guaraqueçaba no ponto de referência de medição do Simepar ficou em 74,2 milímetros (mm).

Os demais acumulados em 24 horas para os municípios litorâneos foram: 113,6 mm para Guaratuba; mais de 100 mm para Matinhos; 22 mm em Antonina; e 75,2 mm em Paranaguá.

“Continua a chover em alguns pontos do Litoral. Vamos ter uma trégua das chuvas de dois dias e no domingo as condições se tornam mais favoráveis para a precipitação novamente”, aponta Jacóbsen.

DEFESA CIVIL – Em Curitiba, conforme as informações de atendimento da Defesa Civil do município, nos bairros Fazendinha, Novo Mundo, CIC, Santa Cândida, Santa Felicidade, Batel e Bacacheri houve alagamentos, quedas de galhos e árvores na via pública, além das quedas de dois muros.

Nenhuma pessoa precisou ser retirada de casa.

Nas praias, os municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba somaram 127 atendimentos do Corpo de Bombeiros por causa dos alagamentos.

Apenas em Matinhos, foram 117 atendimentos a pessoas que estavam em residências afetadas pela subida das águas e 11 tiveram que deixar suas casas e aguardam para retornar.

Em Paranaguá, quatro pessoas foram retiradas das residências preventivamente por conta da queda do telhado de um barracão abandonado. Nesta quinta, as equipes de engenharia da prefeitura retornam ao local para nova avaliação de risco.

Uma equipe da Defesa Civil Estadual está no Litoral mobilizada para auxiliar nos atendimentos e orientar as Defesa Civis municipais.

O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) também acompanha as condições meteorológicas no Estado, recebendo informações do Simepar e de outros órgãos de meteorologia para alertar sobre situações de risco.

Além da estrutura da Defesa Civil, as pessoas podem receber diretamente os alertas, de forma gratuita, pelo celular. É preciso fazer o cadastro enviando um SMS com o número do CEP de residência para 40199.

Mais informações AQUI.

CUIDADOS – Em situações como estas, alguns cuidados devem ser tomados para não se expor a riscos, entre eles, evitar atravessar águas com correnteza forte e locais alagados desconhecidos, pois podem esconder escombros e obstáculos.

Para cada situação é necessário adotar cuidados específicos. Confira AQUI. Os atendimentos podem ser solicitados à Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

foto: PMPR

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo