fbpx
Geral

Com apoio do BRDE, projeto cultural da Associação São Roque promove qualidade de vida

Música e literatura fazem parte da realidade dos moradores do bairro Guarituba, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, há pelo menos 10 anos. Isso porque o projeto “Nós fazemos Cultura”, desenvolvido pela Associação Beneficente São Roque (ABSR), foi contemplado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), via edital de Leis de Incentivo, nas edições de 2021 e 2022.

Todos os anos, cerca de 140 crianças e jovens têm a oportunidade de viver experiências artísticas por meio da música, no Coro e Orquestra Gato na Tuba e em turmas de musicalização infantil, a partir dos seis anos de idade. Em literatura, a associação realiza ações na Biblioteca Monteiro Lobato que possibilitam o acesso a diversas obras, assim como incentiva à leitura com os grupos “Adora Ser” e “Contasonhos”, dos quais participam cerca de 60 crianças e jovens.

“No início não havia uma muita adesão das famílias ao projeto e hoje isso mudou completamente. Nosso teatro está sempre cheio nas apresentações. E recebemos relatos dos pais sobre a mudança de comportamento de seus filhos com os familiares e na escola. Acreditamos que trabalhar cultura e arte em qualquer lugar transforma vidas”, relata a diretora da ABSR, Anna Thais Fuck.

A vida da estudante Lavínia Antunes da Silva, 14 anos, violoncelista e soprano do coral, mudou completamente. Ela conheceu o projeto pelas irmãs, há oito anos. “Essa experiência com o grupo me faz sentir como se estivesse na minha casa e me inspira com muita alegria”, comemora.

Já o jovem Pedro Kauan da Silva, 15 anos, está há nove anos no Gato na Tuba. Ele conheceu o projeto quando viu um cartaz na escola que estuda no Guarituba. “Para mim, participar do coral definiu minha escolha para o futuro, a música”, afirma.

Ao fim de cada ano, a associação promove o “São Roque Aplaude”, evento em que os jovens artistas em formação sobem no palco e mostram o que aprenderam. No ano passado, por conta da pandemia de Covid-19, a associação optou por produzir uma obra audiovisual, “2021: Uma nova Odisseia no Espaço”, inspirada na música de David Bowie e nos clássicos do cinema “Star Wars”, “Star Trek”, “Mad Max” e “2001: Uma Odisseia no Espaço”.

Toda a trilha sonora foi executada pelo Coro e Orquestra Gato na Tuba e o atores foram os jovens que participam do projeto. O filme está disponível no YouTube.

Além do projeto na área cultural, a associação mantém trabalhos de assistência social, como o Programa Alcance, que atende 170 famílias, totalizando 700 pessoas entre adultos, jovens e crianças, para quem são repassadas três toneladas de alimentos mensalmente. Outra ação é a oferta de curso de corte e costura e de bordado.

APOIO BRDE – Em 2021, o BRDE destinou R$ 4,6 milhões a projetos como esse, por meio das leis de incentivo fiscal, igualmente distribuídos entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Paraná, 37 projetos receberam apoio no valor de aproximadamente R$ 1,8 milhão.

“Essa é uma política instituída no banco, que por meio de chamamento público escolhe bons projetos sociais e culturais para serem apoiados por nossos incentivos. Dessa forma estamos devolvendo à sociedade um pouco dos resultados do banco em prol da promoção social para todos”, explica o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo