Nesta segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene para a entrega do título de Cidadã Honorária a Claudia Francisca Silvano, diretora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR).
A iniciativa da homenagem foi do vereador Professor Euler (MDB), dando origem à lei municipal.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente da Câmara Municipal.
“Para mim é um orgulho presidir essa sessão de homenagem a Claudia Silvano, pessoa respeitada e admirada por todos os curitibanos”, afirmou Leprevost.
A mesa teve a participação de Rogerio Elias Carboni, secretário de Estado, Família e Justiça do Governo do Estado do Paraná, representando o governador Carlos Ratinho Massa Júnior, e do vereador Professor Euler, proponente da honraria.
Professor Euler promoveu a saudação oficial e, de início, esclareceu que a homenagem, votada e aprovada como lei há mais de dois anos, deveria ter sido realizada em algum momento anterior; no entanto, o advento da pandemia forçou uma postergação.
Ele listou alguns fatos relativos à vida profissional da homenageada Claudia Francisca Silvano, que atualmente dirige o Procon-PR, é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Administração e Planejamento pela Escola Pública do Brasil (UFPR), graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (Unicuritiba) e especialista em Direito Civil e Comercial pela Pontífice Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
“A Claudia optou por convidar apenas pessoas do seu círculo mais próximo, mas se fôssemos convidar todas as pessoas que admiram e têm algo de bom a dizer sobre ela, daria para lotar o estádio do Maracanã”, afirmou Euler. Para ele, a excelência do trabalho de Claudia Silvano frente ao Procon-PR poderia lhe proporcionar, além da Cidadania Honorária, o título de Funcionária Padrão.
“Padrão de quem entende perfeitamente o que é o serviço público: servir sem ser servil”, disse o parlamentar. De acordo com Euler, a homenageada possui uma verdadeira vocação para o serviço público, e isso se reflete na forma como ela busca soluções para os problemas, sempre atendendo de forma justa e equilibrada as demandas apresentadas pelos cidadãos.
Euler lembrou que ele teve a honra de ter sido professor da homenageada em 1998, quando ela, já formada em Pedagogia, frequentou o cursinho, com o objetivo de conquistar uma segunda graduação. Ela conseguiu alcançar seu objetivo e formou-se em Direito.
“Nos anos seguintes, acostumei-me a vê-la dando entrevistas, falando sobre o Direito do Consumidor. Uma figura emblemática de nossa cidade, que hoje recebe o reconhecimento da Cidadania Honorária. Uma figura conhecida por todos os curitibanos. Torcemos para que continue prestando a imensa colaboração que vem realizando em prol de Curitiba nos últimos anos”, finalizou o vereador.
Em seguida, falou o convidado Rogerio Elias Carboni, secretário de Estado, Família e Justiça do Governo do Estado do Paraná. Carboni recordou ter sido colega da homenageada na Faculdade de Direito de Curitiba.
“Já naquele ambiente acadêmico era possível vislumbrar que a Claudia era uma pessoa extremamente estudiosa e de bom convívio”. O secretário disse que não poderia deixar de vir à homenagem, pois Claudia Silvano foi alguém que aprendeu a respeitar o ambiente da faculdade e por quem tem um forte apreço.
“Meu filho ontem estava estudando Direito do Trabalho de forma remota, lendo os livros da Claudia. Isso é motivo de muito orgulho: saber que ela é um dos nomes mais respeitados na sua área de atuação em todo o Brasil. E ela é respeitada não só por seu trabalho e conhecimento, mas principalmente por sua firmeza”, declarou Carboni.
Agradecimento
Claudia Silvano iniciou sua fala lembrando que nasceu em São Paulo e veio para Curitiba ainda com dois anos de idade.
“Aqui eu cresci, estudei, me formei, fiz os melhores amigos que alguém poderia ter na vida e aqui eu sou feliz”, declarou.
Para a homenageada, o título de Cidadã Honorária da cidade equivale a uma adoção:
“É como se a cidade dissesse: ‘agora você é nossa’. Então, da mesma forma que vejo o Procon, como um lugar de acolhimento, também estou sendo acolhida por Curitiba”, afirmou Claudia Silvano.
Eleita uma das dez cidades mais recomendadas para se visitar em 2025 pela Lonely Planet, referência…
Brasil, 12 de dezembro de 2024: Rock in Rio e The Town anunciam uma contribuição valiosa…
Após uma queda causada por diversos eventos climáticos, o mercado de máquinas agrícolas no Brasil…
A Siemens Digital Industries Software está comemorando o 20º aniversário da sua colaboração com a…
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal deve votar, nesta quarta-feira (11/12), o…
Campo Mourão, dezembro de 2024 - A cidade de Campo Mourão, localizada Centro-Oeste do Paraná,…