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Política

Governo lança programa de asfalto para cidades de até 7 mil habitantes

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o programa “Asfalto Novo, Vida Nova”, que vai destinar R$ 500 milhões para a melhoria da infraestrutura urbana dos 160 municípios paranaenses que têm até 7 mil habitantes.

A expectativa é pavimentar as vias urbanas que ainda se encontram em leito natural, sem nenhum tipo de pavimento, além de substituir toda a iluminação pública pelo sistema mais moderno de LED.

O programa, executado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), consta no Plano de Governo de Ratinho Junior.

Do investimento inicial de R$ 500 milhões, R$ 300 milhões são provenientes do Tesouro do Estado e os outros R$ 200 milhões em recursos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

A previsão é que, nesta etapa, as pavimentações totalizem cerca de 350 quilômetros de extensão, o equivalente à distância entre Curitiba e Guarapuava.

As vias também receberão calçamento com acessibilidade e galerias de águas pluviais.

O programa prevê ainda a substituição de cerca de 77,5 mil lâmpadas convencionais pelas de LED, que iluminam mais gastando menos energia elétrica, em todos os municípios contemplados.

Segundo o governador, o “Asfalto Novo, Vida Nova” é o maior programa de urbanização dos municípios do Brasil na atualidade, que foi possível graças à articulação conjunta entre os poderes Executivo e Legislativo.

Ele destacou que esta é apenas a primeira fase do programa, que tem a meta de asfaltar as ruas de 100% das cidades com até 25 mil habitantes.

“Não se trata apenas de asfalto novo, mas de um projeto completo de urbanização, com responsabilidade ambiental, acessibilidade, e que leva mais segurança aos municípios”, afirmou.

“É uma iniciativa audaciosa, que envolve cerca de 350 quilômetros de pavimentação em cerca de 160 municípios, feita pelo Estado com o apoio fundamental da Alep, demonstrando o ambiente de paz e união política que construímos no Paraná”, acrescentou Ratinho Junior.

Ele destacou que, muitas vezes, um município sozinho não tem condições financeiras de fazer uma intervenção como essa.

“E por isso o Estado ajuda. Estamos dando prazo de 180 dias para os municípios fazerem os seus projetos de engenharia e conforme eles forem sendo apresentados, a Secretaria das Cidades faz a liberação dos recursos”, concluiu o governador.

O presidente da Alep, Ademar Traiano, disse que o “Asfalto Novo, Vida Nova” promove a melhoria da qualidade de vida da população dos pequenos municípios.

“A Assembleia Legislativa está contribuindo com R$ 200 milhões em recursos que foram economizados pelos deputados estaduais do orçamento anual do Legislativo, e que agora poderão ser usados no fortalecimento das estruturas das pequenas cidades”, declarou.

COMO VAI FUNCIONAR – De acordo com o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, os recursos já estão disponíveis aos municípios, que terão o prazo de 180 dias para apresentarem os projetos de engenharia para análise.

“A partir de hoje o Governo do Estado começa a receber os projetos das prefeituras com todo o apoio técnico necessário na construção do projeto executivo e no projeto elétrico através do Paranacidade. A equipe está preparada para manter a qualidade técnica dos projetos e fiscalizar a aplicação correta dos recursos”, explicou o secretário.

Cada município poderá receber um aporte de até R$ 5 milhões para viabilizar as obras.

As licitações para contratação das empresas que executarão os trabalhos serão de responsabilidade das próprias prefeituras, que contarão com o acompanhado técnico dos profissionais do Paranacidade, órgão vinculado à Secid, em todas as etapas.

Os recursos poderão ser utilizados apenas em vias urbanas que ainda se encontram em leito natural, não incluindo obras de recape asfáltico.

São contempladas quatro categorias de pavimento: Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), Placa de Concreto, Whitetopping (Pavimento Rígido de Concreto Simples) e blocos de concreto, como paver ou lajota sextavada.

A obra vai incluir calçadas com infraestrutura completa, com sistema de drenagem de águas pluviais, calçadas para pedestres com acessibilidade, paisagismo, sinalização e arborização.

Não serão admitidos projetos que contemplem somente a pavimentação da pista de rolamento, sem as melhorias nos demais elementos que compõem a via.

Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná tem 160 municípios com menos de 7 mil habitantes. Destes, apenas três (Boa Esperança, Entre Rios do Oeste e Pitangueiras) já têm a pavimentação completa na área urbana e, por isso, vão receber recursos para a iluminação pública com LED.

Com este investimento do Governo do Estado, a previsão é que 96 cidades pavimentem 100% de sua área urbana.

As demais, que precisam de um valor superior a R$ 5 milhões, podem obter recursos por meio de outros programas coordenados pela Secretaria das Cidades, como o Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM).

Na avaliação do secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o programa tem um potencial de reverter ou ao menos amenizar o êxodo que acontece nos pequenos municípios paranaenses.

“Os dados do IBGE demonstram que as pequenas cidades estão encolhendo, com um intenso fluxo migratório para as médias e grandes cidades. Através desse programa, o Estado busca que os cidadãos permaneçam em suas cidades com a melhoria e a ampliação da infraestrutura, o que leva dignidade, segurança e mobilidade”, defendeu.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller, o Paraná segue em franco crescimento socioeconômico e o programa de urbanização lançado agora ajuda a fazer com que os pequenos municípios acompanhem esse desenvolvimento.

“O Paraná é um dos estados que mais crescem no Brasil, com bons índices de geração de renda, emprego, qualidade de vida, sustentabilidade, então é impensável termos municípios que ainda têm ruas de chão. Enquanto outros estados buscam soluções para suas dívidas, o Paraná repassa recursos a fundo perdido aos municípios, o que é fundamental porque as pessoas moram nas cidades e é nelas que a vida acontece”, comentou.

SUSTENTABILIDADE – O “Asfalto Novo, Vida Nova” foi projetado levando em conta critérios de sustentabilidade.

A troca das luminárias convencionais pelas de LED garante uma economia aos cofres públicos municipais, pois demandam menos energia.

Além disso, a empresa vencedora da licitação fará a remoção e o descarte ambientalmente corretos das lâmpadas, luminárias e reatores antigos.

A execução das obras de pavimentação também terá compensação da emissão de CO2, um dos gases responsáveis pelas mudanças climáticas.

Para isso, o município fará o plantio de árvores nativas do Programa Paraná Mais Verde.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAT) prevê fornecer 642 mil mudas nesta primeira fase, com espécies nativas da região onde o projeto será executado.

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