fbpx
Política

Governo Lula investirá R$ 153 milhões em novo hospital e maternidade no Paraná

O Ministério da Saúde segue ampliando o atendimento básico e de urgências e emergências em todo o país. Em visita ao Paraná nesta quinta-feira (9), a ministra Nísia Trindade conheceu as futuras instalações do novo Hospital Municipal e Maternidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Acompanhada da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), lideranças locais e estaduais, ela confirmou investimentos de R$ 153 milhões para a obra, via PAC.

Para Gleisi, isso reafirma o compromisso firme do presidente Lula com a saúde dos paranaenses. “Importante destacar o esforço conjunto do governo federal, governo estadual e prefeitura para viabilizar esse projeto, mas tudo isso está sendo possível porque houve uma decisão política do Governo Lula de voltar a investir em obras e equipamentos de saúde. Além desse hospital, o presidente lançou o PAC Saúde, que vai contemplar São José dos Pinhais com mais duas unidades básicas de saúde. Com o comprometimento de Lula, continuaremos a fortalecer o Sistema Único de Saúde, garantindo acesso universal e igualitário à saúde para todos os brasileiros”, destacou a deputada.

A expectativa é que a unidade permita ampliar o atendimento para os 334,6 mil habitantes do município e seja um apoio para as demais cidades da região.

Somente na ala da maternidade serão nove leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), três leitos em Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), 32 leitos UTI e 50 leitos de alojamento conjunto. Outros setores ainda contarão com serviços como internação psiquiátrica, 40 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI neonatal e 20 leitos de Unidades de Cuidado Intermediário (UCI) neonatal.

Há ainda uma ampla lista de serviços de apoio, incluindo lactário, banco do leite humano, agência transfusional, pronto atendimento geral e obstétrico, internação pediátrica, internação geral (cirúrgica e clínica médica), internação psiquiátrica, isolamentos, mãe canguru, laboratório de emergência, centro de diagnóstico por imagem (ressonância magnética, tomografia, mamografia, raios-X, USG), endoscopia e colonoscopia, centro cirúrgico e fisioterapia.

Com informações do Ministério da Saúde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo