fbpx
Saúde

Há 1 ano Pinhais iniciava a vacinação contra a Covid-19

No dia 20 de janeiro de 2021 a esperança da volta a um mundo sem pandemia retornou com o início da vacinação contra a Covid-19 em Pinhais. 

O ato simbólico foi realizado no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann no qual foram vacinados ao todo seis profissionais.

A técnica de enfermagem Glair Portela Sadoski foi a primeira pessoa a receber a vacina em Pinhais. “Todo esse tempo atuando na tenda Covid, a gente fica muito angustiada, pensando na chegada da vacina e agora isso já é uma realidade”, relatou na época.
Em todas as etapas a administração municipal atendeu os protocolos de imunização criados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, que iniciou a imunização nos aplicadores da vacina, trabalhadores e moradores de Instituição de Longa Permanência para Idosos, profissionais de saúde, seguindo com a vacinação em domicílio de idosos e acamados.

No final do mês de março, em parceria com a Expotrade, Pinhais foi destaque no sistema de vacinação ao iniciar o trabalho em sistema drive-thru.
Neste um ano, até o momento, mais de 107 mil munícipes receberam a primeira dose, 95,8 mil a segunda, 3,3 mil a dose única e mais de 17 mil o reforço.

E na semana em que se comemora o primeiro aniversário do início da vacinação em Pinhais, começou, nesta terça-feira (18), a aplicação de dose em crianças entre 5 e 11 anos. Paulo Ricardo Costa Fernandes da Silva, 9 anos, foi a primeira criança que recebeu a vacina em Pinhais.
Para continuar avançando e facilitar o acesso da população à vacina que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (22) o Mutirão de Vacinação em todas as Unidades de Saúde, que acontece das 8h às 16h e aplicará a dose na população com idade superior a 12 anos.

Menores a esta idade também serão imunizadas, porém, será na Unidade de Saúde da Mulher e da Criança, localizada no bairro Weissópolis, mediante agendamento, cujo formulário está disponível no Portal da Prefeitura de Pinhais.
“A vacina salva vidas, e isso está comprovado nos resultados que o mundo obteve neste último ano. Os desafios frente à pandemia seguem, com o crescente aumento no número de infectados, mas nas pessoas vacinadas, o índice de mortalidade é baixo. E aquelas pessoas que tomaram a vacina, caso sejam infectadas, os danos causados são menores. Vamos continuar nesta batalha todos juntos!”, salienta a prefeita de Pinhais, Marli Paulino.

 

Devido a este aumento de casos recentemente registrados no Brasil, em Pinhais não foi diferente e, por este motivo, algumas medidas foram realizadas, como explica a secretária municipal de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

“Neste final de semana teremos mais um Mutirão de Vacinação em todas as Unidades. Temos ainda um local exclusivo para reforçar a proteção às nossas crianças. Essas são algumas estratégias da Operação Saúde que compreende várias ações, outra delas é a convocação de quase 50 médicos e profissionais de enfermagem para atuarem em nossa cidade”, finaliza.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo