fbpx
Empreendedorismo

Helicóptero AW139 da Abu Dhabi Aviation realiza o primeiro vôo com Combustível de Aviação Sustentável do Oriente Médio

Abu Dhabi Aviation (ADA) realizou dois voos com um helicóptero Leonardo AW139 movido a SAF (Combustível de Aviação Sustentável) em Abu Dhabi nos dias 28 e 30 de novembro, marcando o pioneirismo nos Emirados Árabes Unidos e no Oriente Médio.

Abu Dhabi, 30/11/2023 – A Abu Dhabi Aviation (ADA) e a Leonardo anunciaram que o helicóptero bimotor intermediário AW139 da ADA realizou dois voos movidos a combustível de aviação misturado com SAF (Combustível de Aviação Sustentável) em Abu Dhabi nos dias 28 e 30 de novembro. Neste último voo, levou a bordo Dignitários[CB1] [CB2] [CA3]  dos Emirados Árabes Unidos e representantes da indústria. Os voos marcaram a primeira vez que um helicóptero voou usando SAF nos Emirados Árabes Unidos e no Oriente Médio. Esta iniciativa demonstra a capacidade e o compromisso ativo da ADA e da Leonardo na redução do impacto da aviação nas emissões globais de carbono.

Neste contexto, Nader Ahmed Al Hammadi, Presidente da Abu Dhabi Aviation, afirmou que a empresa está interessada em colaborar com os seus parceiros estratégicos para acelerar a redução da pegada de carbono do setor da aviação, contribuir para alcançar as metas climáticas do país e melhorar a eficiência do combustível. Ele acrescentou: “Reafirmamos o compromisso da ADA em apoiar os esforços dos Emirados Árabes no setor da aviação em garantir o crescimento sustentável e a sua adoção no futuro”.

Gian Piero Cutillo, MD da Leonardo Helicopters, disse: “Os voos SAF nos Emirados Árabes Unidos realizados pelo AW139 da ADA mostraram que é possível acompanhar a rápida evolução dos requisitos de sustentabilidade na aviação. Esta tecnologia pode proporcionar benefícios reais na região, e em todo o mundo, e pode estar prontamente disponível para todos os tipos de missões. Estamos empenhados em unir forças com autoridades, líderes da indústria energética e prestadores de serviços de helicópteros para incentivar o uso de SAF na redução da pegada de carbono.”

 

[CB4] [CA5] Saif Mohammed Al Suwaidi, Diretor Geral da Autoridade Geral da Aviação Civil dos Emirados Árabes, afirmou que o setor da aviação civil no país realizou progressos significativos para melhorar a utilização do SAF e destacou que o sucesso do primeiro o voo de helicóptero utilizando o combustível é um passo importante nos esforços contínuos para reduzir as emissões de carbono no setor da aviação. “No dia 24 deste mês, durante a conclusão da terceira Conferência da ICAO sobre Aviação e Combustíveis Alternativos, organizada pelos Emirados Árabes Unidos, o mundo testemunhou o lançamento do Dubai Framework for Sustainable Aviation Fuel, que representa o início do caminho para um futuro mais sustentável na aviação, visando alcançar o nosso ambicioso objetivo de zero emissões até 2050.”

A ADA e a Leonardo colaboram há mais de 15 anos, e a operadora já adquiriu um total de 33 aeronaves até o momento, a maioria modelos AW139. Recentemente, a ADA estabeleceu um marco de 100.000 horas de voo com helicópteros Leonardo. A frota foi ampliada há cerca de dez anos para serviços abrangentes de suporte localizado, manutenção e revisão nos Emirados Árabes Unidos, com o estabelecimento da Joint Venture AgustaWestland Aviation Services, que também tem provê serviços de treinamento e simulação.

Considerado o programa de helicópteros mais importante do mundo desde a sua certificação em 2004 e o modelo mais vendido em sua categoria, o AW139 registrou pedidos de mais de 1.300 unidades de cerca de 290 operadores em 80 países até o momento[CB6] . A frota global de AW139 tem quase 4 milhões de horas de voo registradas. O helicóptero apresenta aviônicos de última geração, com sistemas avançados de navegação e prevenção de colisões para melhorar a consciência situacional e reduzir a carga de trabalho dos pilotos, velocidade incomparável, margens de potência e desempenho geral, a cabine mais ampla em sua categoria apresentando alta modularidade para reconfiguração rápida, uma caixa de engrenagens principal exclusiva com capacidade de funcionamento a seco de mais de 60 minutos, para maior confiabilidade e segurança, além de mais de 1.000 kits certificados. O AW139 é movido por dois motores Pratt & Whitney Canada PT6C-67C que fornecem capacidade de potência excepcional, com cada motor produzindo 1.700 cavalos de potência (shp) termodinâmica. O modelo tem recursos digitais avançados para manutenção e treinamento, tanto em termos de gerenciamento de dados de voo da frota quanto de simulação para pilotos, tripulações de cabine e técnicos. Este ano, helicópteros AW139 realizaram voos de demonstração com a SAF no Japão e na Malásia.

Sobe a Abu Dhabi Aviation

A Abu Dhabi Aviation é uma shareholding e a maior operadora comercial de helicópteros na região MENA. Fundada em 1976, a empresa possui uma frota de quase 60 aeronaves, incluindo mais de 50 helicópteros e várias aeronaves de asa fixa. A ADA opera aeronaves para diversas entidades e ganhou vários prêmios internacionais de aviação, completando mais de 1.000.000 de horas de voo seguras. A ADA foi o primeiro AOC de asa rotativa nos Emirados Árabes Unidos, estabelecido em 1976. Principal operadora e mantenedora de helicópteros na região MENA, a empresa conduz operações de petróleo e gás em terra e off shore, bem como HEMS, transporte VIP e muitos outros serviços de aviação em os Emirados Árabes Unidos e também em todo o mundo.

 

Sobre a Leonardo

Leonardo é uma empresa líder global nos setores Aeroespacial, Defesa e Segurança (AD&S). Com 51.000 funcionários em todo o mundo, opera nas áreas de helicópteros, eletrônica, aeronaves, cibernética e segurança e espaço, e é um parceiro importante nos principais programas internacionais, incluindo Eurofighter, NH-90, FREMM, GCAP e Eurodrone. A Leonardo tem capacidades industriais significativas na Itália, no Reino Unido, na Polónia, nos EUA e em Israel e também opera através de subsidiárias, joint ventures e participações, incluindo Leonardo DRS (80,9%), MBDA (25%), ATR (50%), Hensoldt ( 25,1%), Telespazio (67%), Thales Alenia Space (33%) e Avio (29,6%). Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), a Leonardo reportou novas encomendas de 17,3 mil milhões de euros em 2022, com uma carteira de encomendas de 37,5 mil milhões de euros e receitas consolidadas de 14,7 mil milhões de euros. A empresa está incluída no índice MIB ESG e faz parte dos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo