fbpx
Saúde

Hospital Erasto Gaertner participa de ações contra o câncer de boca

O Hospital Erasto Gaertner (HEG) participa de duas ações em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, que será celebrado na próxima terça-feira (31/05).

A primeira delas ocorrerá nesta quinta (26), das 9 às 17 horas, na Praça Boca Maldita, no Centro de Curitiba, onde a população terá acesso gratuito à investigação precoce contra o câncer de boca e obterá orientações para prevenção e promoção da saúde.

A campanha, que traz este ano o tema “Tabaco: Ameaça ao Meio Ambiente”, é uma iniciativa da Secretária de Estado da Saúde (Sesa) e conta com o apoio da HEG no atendimento ao público.

“Acreditamos existir uma demanda reprimida de pessoas que não tenham feito exames nos últimos dois anos em razão da pandemia e do temor de irem aos consultórios no período. Sabemos o quão importante é o diagnóstico precoce, por isso incentivamos esse cuidado e estamos envolvidos na mobilização”, destaca Laurindo Moacir Sassi, responsável pelo Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Erasto Gaertner.

Ele alerta que quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco tem risco oito vezes maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que aqueles que não são fumantes. “Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que tenham surgido mais de 15 mil novos casos em 2020 no país. O número de mortes chegou a 6.192 naquele ano, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer. Trata-se, portanto, de uma doença muito severa que requer atenção permanente”, ad verte o especialista.

Conscientização
Além do evento do dia 26 em parceria com a Sesa, o HEG fará uma nova ação no dia 31, desta vez próximo à entrada principal do hospital, das 8 às 13 horas. A equipe do Programa Conscientizar +, com foco em prevenção e promoção da saúde, vai realizar atividades voltadas a informar os pacientes e familiares da instituição. O grupo estará a postos para esclarecer eventuais dúvidas e distribuir materiais informativos sobre o tabagismo.

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo