fbpx
EsporteGeral

Jogador do Athletico, Nikão, receberá Cidadania Honorária de Curitiba neste mês

Foi aprovado nesta terça-feira, em 2º turno, na sessão plenária, o Projeto de Lei Ordinária que concede o Título de Cidadão Honorário de Curitiba à Maycon Vinícius Ferreira da Cruz (Nikão). A cerimônia está marcada para o dia 22 de Novembro, às 19h30, no Palácio Rio Branco. 

A iniciativa do vereador Alexandre Leprevost foi protocolada no mês passado. “Essa é a maior honraria que Curitiba pode oferecer para um cidadão que não nasceu aqui. Nikão é exemplo de resiliência. Um atleta negro, humilde e batalhador que passou por grandes provações na vida, como a perda de familiares. Também precisou superar vício em álcool nos primeiros anos de carreira, além do racismo dentro e fora dos campos. Mas, o encontro com a Igreja e o vínculo com o esporte foram essenciais para que o jogador superasse a fase difícil e se aproximasse ainda mais do conceito família”, explica Alexandre.

Nikão é um exemplo para muitas pessoas que passam por situações semelhantes de dificuldades e demonstra que, com força de vontade, humildade, apoio familiar, de amigos e dos curitibanos, é possível transformar e vencer.  Alexandre reforça que, além de ser reconhecido no meio esportivo pela habilidade e humildade (sendo idolatrado pela torcida rubro-negra e por todos aqueles que gostam de futebol), fora dos campos o jogador tem uma importante atuação: ajudar pessoas carentes através de ações sociais, que faz com muita discrição, mostrando o verdadeiro sentido da caridade.  

 

Sobre o homenageado:

Maycon Vinícius Ferreira da Cruz, nasceu em 29 de julho de 1992 em Belo Horizonte, Minas Gerais, sendo criado em Montes Claros. Maycon, conhecido por todos como Nikão, começou a carreira como jogador de futebol no Mirassol, passou por 10 clubes brasileiros até a chegada ao Athletico Paranaense, em 14 de janeiro de 2015. 

Nikão já é considerado um dos maiores jogadores da história do Athletico Paranaense, sendo o ídolo de torcedores de todas as idades, principalmente pelos números e títulos conquistados, como os inéditos da Copa do Brasil em 2019, Sul-Americana em 2018 e  Copa Levian em 2019, destacando-se em todos os torneiros como um dos principais jogadores e líder do elenco. Ainda este ano, vai jogar novamente as finais da Copa do Brasil e Sul-Americana, tornando-se o maior jogador na história do Clube a disputar o maior número de títulos de relevância nacional e internacional.

Após algumas sugestões e por acompanhar a carreira do desportista desde que chegou ao município, Alexandre resolveu se aprofundar na história.  ”Fiz questão de sentar com o Nikão, conversar e ouvir detalhes da trajetória. Além disso, pude sentir o amor que ele tem pela nossa cidade. O Cidadão Honorário é mais um estímulo para que ele siga forte, seguindo seus princípios, intensificando ações sociais, servindo de exemplo e inspirando outras pessoas”, finaliza Leprevost.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo