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Linhas operadas pela Comec já aplicam a tarifa diferenciada para pagamento em dinheiro ou cartão.

As linhas que atendem a Região Metropolitana de Curitiba, coordenadas pela Comec, já aplicam a tarifa diferenciada para pagamento em dinheiro ou cartão. 

Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, o objetivo é oferecer um reajuste que beneficie o cidadão ao mesmo tempo em que incentive o uso do cartão transporte. Santos lembra que a tarifa metropolitana completou 3 anos sem reajuste.

“A tarifa para pagamento no cartão para as cidades do primeiro anel, que hoje é de R$ 4,50, passará para R$ 4,75. Este reajuste significa 5,55%, para inflação acumulada de 18,99 por cento. Muito abaixo da inflação que tivemos no período e só está sendo possível graças ao subsídio garantido pelo governador Ratinho Junior”..

Para pagamentos realizados em dinheiro, o valor da tarifa nas cidades do primeiro anel será de R$ 5,50, seguindo o valor praticado pela Capital Curitiba.

Já nas cidades com tarifas diferenciadas os valores praticados serão:

TABELA DE TARIFAS VIGENTE A PARTIR DE 15 DE MARÇO

foto metrocard

 

MUNICÍPIO SEM REAJUSTE

Considerando o pagamento no cartão, alguns municípios com linhas de ligação direta com a capital ou demais municípios, ou seja, sem integração, não sofrerão reajuste de tarifa.

Entre eles estão: Agudos do Sul, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Mandirituba, Quitandinha, Contenda e Piraquara.

REAJUSTES MENORES

Para os municípios de Bocaiúva do Sul, Contenda, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, para as linhas de acesso à integração com a capital e pagamento no cartão, o reajuste será de 3,8%.

Abaixo do reajuste proposto para o sistema. E no caso da linha de ligação do município de Mandirituba com Fazenda Rio Grande, para pagamento no cartão, o reajuste será de 2,1%.

PANDEMIA

A pandemia de Covid-19 gerou uma das maiores crises da história do transporte coletivo. No início, o número de passageiros do sistema chegou a cair 80% e um enorme rearranjo de toda a operação foi necessário.

Aos poucos, segundo Santos, estes passageiros estão retornando, mas ainda é necessário um incentivo para que tudo volte ao normal.

“No mês de fevereiro tivemos alguns dias que alcançaram mais de 75% dos passageiros no sistema e esperamos que com estes incentivos este número retorne aos patamares anteriores ao da pandemia”, destacou o presidente.

“Ou seja, apesar de todos os transtornos causados pela maior crise que o sistema já vivenciou, o Governo do Estamos manteve o sistema funcionando durante todos os dias, sem uma única paralisação e agora garante os investimentos e incentivos necessários para que o sistema atenda a população da melhor forma possível”, destacou.

TARIFA TÉCNICA
A tarifa técnica representa o custo do sistema dividido pelo número de usuários pagantes. Hoje este valor é de R$ 8,79.

O valor pago pelo usuário é menor pois recebe subsídio do Governo do Estado.

Este valor será de aproximadamente R$3,27 por usuário, ou seja, para cada R$4,75 (ou outros valores) que o usuário pagar pela tarifa o Governo do Estado irá pagar outros R$3,27.

SUBSÍDIO
Para o ano de 2022, o Governo do Estado espera aportar cerca de R$ 16 milhões mensais para subsidiar a tarifa do transporte coletivo metropolitano. Valor que poderá diminuir conforme o número de passageiro retorne ao sistema. Para o sistema urbano de Curitiba, com o objetivo e manter a tarifa social e a integração com as linhas metropolitanas, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Paraná  vão aportar R$ 60 milhões em 2022.

IPK
O índice de passageiros por quilômetro rodado – IPK é um indicador de referência no serviço de transporte coletivo urbano/metropolitano.

Soma-se a quilometragem média total necessária para atendimento do serviço em um mês e a divide pelo média do número de passageiros pagantes: 4.232.607,35 kms / 4.699.709 passageiros: 1,12, isso significa que, em média, pouco mais de uma pessoa é transportada por quilômetro rodado.

Essa característica é uma realidade de serviços com longas distâncias como o metropolitano que tem linhas de 58 quilômetros de extensão, por exemplo. Quanto maior o IPK, melhor aproveitamento.

CARTÕES GRATUITOS

As novas tarifas do transporte coletivo metropolitano sob a gestão da Comec passarão a valer no dia 15 de março para que os usuários que desejarem aproveitar as tarifas diferenciadas tenham tempo hábil para confeccionar seus cartões Metrocard.

A primeira via do cartão é gratuita, bastando apenas uma recarga inicial no valor de uma tarifa e poderá ser solicitada nas centrais de atendimento da Metrocard.

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