O edital do Lote 6 das novas concessões rodoviárias do Paraná, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vai duplicar a BR-277 entre o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, na região Centro-Sul, até Cascavel, na região Oeste.
O leilão está marcado para o dia 19 de dezembro, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.
Devido à grande extensão do trecho, nesta terceira matéria da série da Agência Estadual de Notícias (AEN) sobre o lote serão abordadas as obras na BR-277 desde o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, até o entroncamento com a PR-473 em Nova Laranjeiras.
As duas primeiras abordam as duplicações entre Foz do Iguaçu e Cascavel e Cascavel e Nova Laranjeiras.
Serão dez segmentos de duplicação da rodovia federal, do km 303+800 ao km 336 e do km 355 ao km 480+100, pulando Guarapuava, onde a BR-277 já é duplicada – um dos trechos inclusive concluído recentemente, obra do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
Estes 157,3 quilômetros de duplicação passam também pelos territórios de Candói, Cantagalo, Virmond e Laranjeiras do Sul. Abaixo serão descritas as demais obras previstas para cada município, além da duplicação.
PRUDENTÓPOLIS – No território de Prudentópolis serão construídos dois viadutos do tipo Diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos pela pista da direita, no km 306+890 e no km 309+450, interagindo com vias locais. Também serão construídas novas pontes sobre os rios Xaxim, São João e Tigrinho, e uma nova área de escape no km 313+300, próximo ao mirante da Serra da Esperança, a única deste lote.
No km 308+500 tem início a nova iluminação em trecho de serra, que vai até o km 316+700, já no território de Guarapuava.
GUARAPUAVA – Antes de chegar no perímetro urbano de Guarapuava, serão implantados dois Diamantes no km 316+800 e km 325+200, uma nova ponte sobre o Rio das Pedras e uma correção de traçado no km 335+271.
No trecho já duplicado, será construída uma passarela para pedestres no km 339, duas vias marginais quase paralelas, do km 344+100 ao km 346+700 e do km 344 ao km 346+500, além de um diamante no km 345+140, em frente à sede da Agrogen S.A. Do outro lado da cidade, será construída outra passarela, no km 352+750, em frente à Araucária Agropeças.
No início do trecho em que as obras de duplicação serão retomadas também serão implantadas vias marginais e ciclovias em ambos lados da BR-277, do km 355 ao km 359, e uma Passagem Inferior no km 355+810. Já longe do perímetro urbano, serão construídos quatro Diamantes, no km 365, km 373 (este no entroncamento com a PR-364), km 377+900 e km 382+300, e duplicadas as pontes sobre o Rio Coutinho e sobre o Rio Campo Real, esta segunda no limite com o território de Candói.
CANDÓI – No trecho da BR-277 que cruza o território de Candói estão previstos cinco viadutos novos do tipo Diamante. No km 389, km 394+500, km 409+200 e km 416+150 as estruturas vão facilitar o acesso a vias locais, enquanto o viaduto no km 399+640 vai substituir uma rotatória em frente ao Auto Posto Lagoa Seca.
Também serão duplicadas a ponte sobre o Rio Pai João, e a ponte sobre o Rio Cavernoso, limite com Cantagalo.
CANTAGALO – Em Cantagalo as obras estão concentradas no perímetro urbano do município, que vai ganhar dois viadutos do tipo Diamante, um no km 425+500, em frente ao Auto Center Dombroski, e outro no km 426+600, substituindo a rotatória com as ruas Alzira de Abreu e Pedro Rocha de Abreu.
Também serão construídas novas passarelas para pedestres no km 425+100 e km 425+900, além de vias marginais em ambos os lados da rodovia. Também será duplicada a ponte sobre o Rio Cantagalo, limite com Virmond.
VIRMOND – No território de Virmond serão implantados viadutos do tipo Diamante no km 431+750 e km 443, além de nova ponte sobre o Rio Taperinha. No perímetro urbano do município serão implantadas vias marginais em ambos sentidos do km 434+400 ao km 435, bem como um Diamante no km 435, substituindo uma rotatória.
Será duplicada também a ponte sobre o Rio Tapera, no limite com Laranjeiras do Sul.
LARANJEIRAS DO SUL – Laranjeiras do Sul terá um Diamante no km 450+500 dentro do seu território, e no perímetro urbano um Diamante no km 455+100, substituindo uma rotatória com a BR-158, outro substituindo a rotatória com a Rua Ivan Ferreira do Amaral Filho no km 457+600 e um terceiro no km 457+900, entroncamento com a PRC-158. Também será construído uma passarela no km 456 e implantadas vias marginais em ambos os sentidos da rodovia, do km 455+600 ao km 458+500.
Ainda serão duplicadas as pontes sobre o Rio Laranjeiras, e sobre o Rio Xagu, no limite com Nova Laranjeiras.
NOVA LARANJEIRAS – As obras no perímetro urbano de Nova Laranjeiras incluem dois Diamantes, no km 474 e km 475+420, uma passarela no km 474+900, vias marginais do km 473+700 ao km 474, uma ciclovia do km 473+700 ao km 475+700, e outra do lado oposto da via do km 474 ao km 475+600.
Também será duplicada a ponte sobre o Rio das Cobras no km 477+140 e implantado sistema de iluminação em trecho de serra, do km 476 ao km 480, chegando até o trevo com a PR-473.
As obras a partir deste trecho foram abordadas em outra matéria desta série.
LOTE – O edital do Lote 6 das concessões rodoviárias prevê também a duplicação da BR-277 entre Nova Laranjeiras e Foz do Iguaçu, além de obras nas rodovias entre Cascavel e Pato Branco. Devem ser investidos cerca de R$ 12,6 bilhões em obras e R$ 7,4 bilhões em conservação e operação de tráfego nesta concessão de 662,10 quilômetros de rodovias federais e estaduais.