fbpx
Turismo

Mais três locais do litoral liberados para banho

No quinto Boletim de Balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (21), o Instituto Água e Terra (IAT) informa que três pontos do Litoral do Estado passaram da condição imprópria a própria para banho e prática de esportes aquáticos.

Os três pontos são: em frente ao posto policial na Praia de Encantadas da Ilha do Mel; na altura da Rua Alvorada, na praia Brava de Caiobá; e o Balneário Flamingo, em Matinhos.

São 66 pontos monitorados pelo IAT.

O documento aponta 42 pontos no Litoral com boas condições e sete pontos impróprios, dos 49 locais monitorados.

E dos 17 pontos monitorados nas praias de água doce nas Costas Norte e Oeste, um local se encontra inapropriado para banho.

O IAT analisa a qualidade da água há cerca de 30 anos para informar a população sobre as condições de banho na alta temporada de verão, período de maior fluxo de turistas e veranistas.

“Os locais impróprios são sinalizados com bandeiras vermelhas para demonstrar que existe o risco de contrair doenças ao se utilizar da água para natação e mergulho”, explica a bióloga Christine da Fonseca Xavier, chefe de Divisão de Monitoramento do IAT.

O Boletim também indica os 10 pontos de foz dos rios que chegam ao mar como impróprios, pois drenam áreas urbanas.

O contato com a água nesses locais pode acarretar risco à saúde humana, tais como otites, gastrenterites, dermatites, entre outros.

BALNEABILIDADE – A análise laboratorial é feita de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, em que as áreas balneáveis são classificadas como próprias ou impróprias.

Os Boletins de Balneabilidade são atualizados às sextas-feiras no site www.iat.pr.gov.br, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o APP chamado “Balneabilidade Estado do Paraná” e acessar as informações do celular.

IMPRÓPRIOS –  Ao todo, são oito pontos considerados impróprios, dos 66 monitorados pelo IAT. Seguem impróprios os locais à esquerda do morro da Praia Central de Matinhos; na altura da Rua Londrina e da Rua Jacarezinho, na praia Brava.

Em Guaratuba, não é indicado nadar na altura da Rua Frederico Nascimento, na praia Caieiras; e à esquerda da Rua Ponta Grossa.

Estão impróprias as águas à direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; e a Ponta da Pita, em Antonina.

O quinto Boletim indica, ainda, que a Praia de São Miguel do Iguaçu, na Costa Oeste, também apresenta qualidade imprópria para banho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo