Mutirão presencial para Armazéns da Família
A partir desta terça-feira, nove regionais da cidade receberão o mutirão presencial de cadastramento para acesso a compras no Armazém da Família.
Na terça (27/9) e quarta-feira (28/9), a Regional Boa Vista inicia a agenda dos mutirões.
Depois será a vez de Santa Felicidade (29 e 30/9), seguida das regionais Cajuru (4 e 5/10), Tatuquara (13 e 14/10), Boqueirão (19 e 20/10), Pinheirinho (26 e 27/10), Matriz (8 e 9/11), Portão (17 e 18/11) e CIC (29 e 30/11).
A Regional Bairro Novo foi a primeira a receber a ação, em agosto.
Facilidade
O objetivo é facilitar a adesão ao programa para pessoas que não têm acesso a computadores e smartphones para realizar o cadastro, que desde 2019 é feito por autoatendimento on-line. O processo é rápido e simples pelo portal do programa ou pelo aplicativo Curitiba App, no ícone Armazém da Família.
O mutirão é promovido pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional com a apoio das administrações regionais. Podem se cadastrar moradores de Curitiba com renda familiar de até cinco salários-mínimos. Para fazer o cadastro, o interessado deve levar documentos de todos os membros da família ou de todos os moradores da residência.
A diretora do Departamento de Promoção e Economia Alimentar, Ivone Aparecida de Melo, lembra que o programa atende mais de um milhão de curitibanos, que têm acesso aos 35 armazéns.
“Mesmo com esses números expressivos, muitas pessoas que precisam do programa não conseguem participar porque não têm acesso por meio on-line. Por isso a importância desta ação”, afirma a diretora.
Documentação necessária para o cadastro
Documentos de todos os membros da família ou moradores da mesma residência:
– RG, CPF, carteira de trabalho obrigatória para maiores de 18 anos;
– Comprovante de renda (holerite ou contracheque) atualizado;
– Se for declarante de Dirf (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) apresentar a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda, ou seja, a declaração completa com aproximadamente sete folhas;
– Se possuir CNPJ (empresa) deve apresentar a Declaração do Simples Nacional, Decore ou Declaração de Inatividade (DCTF);
– Se estiver recebendo Seguro Desemprego, apresentar comprovante;
– Se for aposentado/pensionista ou receber auxílio doença, apresentar demonstrativo de Crédito de Benefício do INSS (que pode ser obtido no caixa eletrônico de seu banco de recebimento), ou no site do INSS;
– Comprovante de residência em nome de um dos membros da família, com data de no máximo 3 meses. Pode ser conta de luz, água ou telefone, correspondência bancária, condomínio, correspondência de órgãos públicos, cópia do cadastro da unidade de saúde ou do Cadastro Único.
– Dos menores: Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade.
Armazém da Família
Maior programa de acesso alimentar do Brasil e um dos mais antigos da Prefeitura na área de assistência social, o Armazém da Família é coordenado pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.
Os Armazéns têm produtos a preços em média 30% mais baixos que no mercado tradicional e são abastecidos com uma variedade de 350 produtos, como alimentos básicos e essenciais, produtos de limpeza e higiene pessoal, por um preço mais acessível.
Os Armazéns da Família de Curitiba funcionam de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; e no sábado, das 9h às 14h.
Agenda dos mutirões nas regionais
Regional Boa Vista – (27 e 28/9) – Av Paraná, 3.600
Regional Santa Felicidade (29 e 30/9) – Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Regional Cajuru (4 e 5/10) – Avenida Pref. Mauricio Fruet, 2.150
Regional Tatuquara (13 e 14/10) – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
Regional Boqueirão (19 e 20/10) – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430
Regional Pinheirinho (26 e 27/10) – Avenida Winston Churchill, 2.033
Regional Matriz (8 e 9/11) – Praça Rui Barbosa, 101
Regional Portão (17 e 18/11) – Rua Carlos Klemtz, 1.700
Regional CIC (29 e 30/11) – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460