NRF 2023 explora o novo papel do consumidor no varejo global
A NRF Retail’s Big Show, maior feira sobre o setor varejista no mundo, encerrou a sua edição de 2023 com mais de 300 palestrantes e mais de mil stands exibidores. A convenção decidiu discutir a necessidade de inovações tecnológicas para o varejo e elencou o novo papel do consumidor para o setor.
O evento é organizado anualmente pela Federação de Varejo Americana (NRF) e propicia o avanço do setor varejista ao redor do mundo, possibilitando conexões, ensinamentos e possibilidade de negócios entre os participantes. Este ano, o evento contou com mais de 1,9 mil brasileiros presentes em Nova Iorque.
Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP (Federação das Câmaras de Lojistas do Estado de São Paulo), acredita que o intercâmbio entre os principais players do varejo no mundo é fundamental para o avanço do mercado como um todo: “Cada palestrante, expositor e participante contribui para o fomento do varejo no mundo. Muitas discussões presentes na feira trazem luz ao que pode ser aplicado no varejo brasileiro, são inovações que potencializam o consumo”, comenta.
Nomes relevantes para o mundo dos negócios, como Simone Biles – atleta olímpica condecorada e advogada; Jeff Gennette – CEO da Macy ‘s INC; e John Furner – CEO do Walmart, palestraram nos auditórios do evento.
Além dos auditórios SAP Theatre e Twilio Stage, a NRF 2023 contou com muitos painéis de debate, trazendo discussões importantes em pauta, como os hábitos de consumo pós pandemia. “O novo normal agora é o antigo normal no varejo. Os consumidores querem opções e a tecnologia permite personalizar suas experiências de varejo”, comentou James Cash, professor doutor em finanças pela Harvard.
A ginasta mais condecorada da história dos Campeonatos Mundiais de Ginástica Artística – masculino ou feminino – com 25 medalhas no total e possuindo 7 medalhas olímpicas, Simone Biles, trouxe sua fórmula de sucesso para os participantes da feira. “São três “P’s” que devem pautar sua vida – Poder; Perseverança; e Paixão. Com essa fórmula em mente, abraçar o empoderamento e o trabalho em equipe pode inspirar toda uma geração e estimular o potencial ilimitado de todas as pessoas”.
A inteligência artificial também foi destaque em muitos painéis de discussão. Vick Cantrell, especialista em vendas, elencou a utilização da nova tecnologia. “Se você pensar na jornada do cliente desde o momento em que é exposto à sua marca até o momento em que se torna um cliente que a adota; a IA, a personalização e as oportunidades de marketing são realmente poderosas”.
A feira fomenta o desenvolvimento do varejo e incentiva o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias para o consumo no mundo. “A magnitude do evento mostra a força que o varejo possui, não apenas no Brasil ou nas principais potências econômicas mundiais, o varejo é uma linguagem global e também muda conforme o tempo”, finaliza Stainoff.