Geral

Pesquisa revela comércio otimista com vendas de Natal

Sondagem foi feita junto a comerciantes e consumidores da Região Metropolitana. ACP acredita em crescimento real de 5% nas vendas.
Comerciantes de Curitiba e Região Metropolitana estão otimistas com as vendas neste Natal, conforme sondagem ACP em parceria com a Data Veritas/Uninter.
A pesquisa indica que 63,5% esperam vendas superiores ao ano passado; 18% igual e apenas 16,5% inferiores (2% não sabem).
No geral, os comerciantes esperam um aumento de 5% em termos reais (descontada a inflação)  nas vendas em relação ao Natal de 2020, data que foi bastante afetada pela pandemia.
“Estamos confiantes de que será um fim de ano melhor e que vai ajudar muito na recuperação do varejo depois de tanta incerteza”, comenta o presidente Camilo Turmina.
O comércio já está trabalhando em horário especial, diferenciado e bem amplo.
Com o avanço da vacinação, as pessoas estão mais otimistas e será o Natal da grande confraternização”.
Expectativas para 2022
Na sondagem, Data Veritas/Uninter perguntou sobre a expectativa do comerciante sobre o desempenho da economia nos próximos meses: 56% estão “esperançosos”, 33,5% “preocupados”, 6,5% “aguardando oportunidades”, e 4% “desanimados”.
A boa expectativa em relação a 2022 aparece nas respostas à pergunta: “Para os próximos meses, você pretende investir em seu negócio? ”. Responderam positivamente 73,5% e apenas 26,5 disseram não. Serão investimentos em compras de novos produtos, renovação de estoques, contratação de funcionários, reformas e ampliação de espaço físico, entre outras.
A pesquisa também identificou o que está sendo  decisivo para decisão na hora das compras. Entre os comerciantes consultados, 44% responderam que são as promoções, 13% parcelamento, 11% fidelidade e 8,5% frete grátis.
Consumidor
A preferência do consumidor será por roupas, brinquedos, perfumes, cosméticos, calçados, bolsas e acessórios. Os estabelecimentos preferidos dos consumidores para compras de Natal são vestuários, lojas de departamentos e calçados. A maioria faz pesquisa de preços em sites de buscas (30%), nas próprias lojas físicas (26%), e nos sites das próprias lojas (19%).
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Gerdau é a única produtora de aço eleita entre as vinte empresas mais inovadoras do Brasil pela MIT Technology Review

São Paulo, 05 de julho de 2024 - A Gerdau é a única empresa do setor…

4 horas ago

Horta comunitária do programa Cultivar Energia em Maringá recebe comitiva peruana

A horta comunitária implantada sob linhas de alta tensão da Copel na Vila Esperança, em…

5 horas ago

Marcopolo exporta 19 Paradiso G8 1800 DD para o Equador

A Cooperativa de Transportes Loja, da cidade de Loja, no Equador, acaba de adquirir 19…

5 horas ago

Decolar prorroga até 31 de julho campanha de pacotes em até 12 vezes sem juros

A Decolar – empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina – anuncia a prorrogação, até…

5 horas ago

Samsung inicia as vendas oficiais da Music Frame no Brasil

SÃO PAULO, 5 de julho de 2024 – Anunciada durante o lançamento oficial das novas AI…

5 horas ago

Jockey Plaza Shopping recebe a meia maratona de Curitiba

No dia 21 de julho, o Jockey Plaza Shopping recebe a Meia Maratona de Curitiba…

5 horas ago