Saúde

Pinhais lança Operação Saúde para enfrentar a Covid e Síndrome Gripal, em meio ao aumento expressivo de casos

Com o objetivo de enfrentar o aumento nos casos de Covid-19 e síndrome gripal em Pinhais, a Prefeitura Municipal intensificou as suas ações.

Com este foco foi lançada a Operação Saúde, que compreende uma série de ações de urgência e prevenção, que visam atender a crescente demanda da procura pelo sistema de saúde do município, bem como otimizar estes atendimentos, tanto para população quanto para os profissionais.

“Trabalhamos para atender as necessidades da nossa população, sobretudo neste momento de grande necessidade no sistema de saúde. Para isso, estamos contratando mais médicos, novas equipes de enfermagem, testagem às pessoas com sintomas, otimização na aplicação da vacina, entre outras ações”, destaca a prefeita de Pinhais, Marli Paulino.

A secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, lembra que as pessoas precisam, neste momento de grande procura, manter a calma, pois o atendimento será realizado. “A demora infelizmente acontece devido ao grande volume de procura, mas todos serão atendidos”. Adriane acrescenta que o médico só realiza atendimento nos casos de extrema complexidade, “nos demais, a equipe de enfermagem está preparada para prestar todo o atendimento nescessário”.

Leia abaixo algumas ações que são realizadas no momento dentro da Operação Saúde de Pinhais:

Contratação de mais médicos

Somente neste mês de janeiro mais de 10 médicos foram chamados para integrar a equipe de Pinhais e já iniciar o atendimento nas Unidades de Saúde. Este processo está em tramitação e logo os profissionais estarão atuando. Além desses, a Prefeitura realizará nos próximos dias a convocação de mais médicos.
Testagem para sintomáticos

Pinhais é a única cidade do Paraná que realiza testagem rápida em todos os munícipes que estejam com algum sintoma. Mais de 800 testes são realizados todos os dias. São os profissionais de enfermagem que realizam o exame e somente os casos graves são encaminhados para o médico. A testagem é realizada somente nas Unidades de Saúde.
Novas equipes de enfermagem

A equipe de enfermagem é a responsável por realizar os atendimentos prévios, encaminhamentos e até prescreverem o isolamento nos casos em que são necessários. Para fortalecer e agilizar o atendimento à sua população, a Prefeitura criará mais equipes de enfermagem.
Otimização no Atendimento

Uma das formas de melhorar o atendimento de saúde nas Unidades é otimizar a vacinação contra a Covid-19, que tem média diária de 1 mil aplicações. Para isto, a partir da próxima terça-feira (18), a imunização passa a acontecer somente às terças e quintas, com um horário exclusivo que é das 17h às 19h. Além disso, para trazer mais conforto e manter a distância física, em todas as Unidades são montadas tendas de atendimento.
Atendimento UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é exclusiva para os casos de urgência e emergência. Suspeita de Covid-19, síndrome gripal, vacinação ou testagem às pessoas com sintomas, o atendimento acontece nas Unidades de Saúde, que são locais estruturados para estes atendimentos e que contam com equipes preparadas para este suporte.
Mutirão neste sábado

Neste sábado (15), a Unidade de Saúde Tarumã estará aberta para atender somente pacientes com sintomas gripais, outros serviços não serão realizados. Os atendimentos serão para moradores de Pinhais, das 8h às 15h.
Informações de esclarecimento

Outra ação que traz muito discernimento à população sobre a atual situação de saúde no país é a comunicação. Para isto, a Prefeitura está estruturando as informações nos locais de atendimento, bem como em seus canais. Além disso, a Prefeitura lembra que neste momento o importante é a população ter a empatia de entender que os profissionais de saúde também são cidadãos e que estão ali para servir a população.
Mais Informações

coronavirus﹒pinhais﹒pr﹒gov﹒br/
WhatsApp das Unidades de Saúde

Ana Neri (Alto Tarumã) – (41) 3912-5397

Esplanada -(Pineville) – (41) 3912-5346

Jardim Karla – (41) 3901-5777

Maria Antonieta – (41) 3912-5354

Perdizes (Atuba) – (41) 3912-5349

Perneta – (41) 3912-5357

Tarumã – (41) 3912-5361

Tebas – (Jardim Cláudia) – (41) 3912-5370

Vargem Grande – (41) 3912-5379

Vila Amélia – (41) 3912-5365

Weissópolis – (41) 3912-5372

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo