Geral

Programa Asfalto no Saibro no Bairro Alto

Na rua Alberto Manoel Glaser, no Bairro Alto, a vida dos moradores mudou para melhor após a conclusão da obra que cobriu com asfalto o pavimento antes de saibro que causava contratempos.

A partir do programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura de Curitiba, a via ganhou 142 metros de novo piso, no trecho desde a Rua João Ivanoski e o final da rua, dando fim aos inconvenientes causados pela poeira e a lama.

Aos 69 anos, a pensionista Hilda Nico Ivanovski, que reside na rua há 45 anos, está entre as moradoras satisfeitas com a obra.

“Finalmente, tanto os carros quanto a calçada permanecem limpos”, conta a moradora.

hida ivanoski
Hida Ivanoski. FOTOS LUCILIA GUIMARÃES-SMCS

A filha, Juliana Aparecida Ivanovski, 37 anos, que mora na casa ao lado e trabalha com televendas, também comemora a melhoria.

“Agora é muito melhor, antes quando tinha sol era pó, quando chovia era lama, então a rua está muito mais acessível.” afirma Juliana.

Tingui

No bairro Tingui são os moradores da Rua Ghaze Saleh, contemplada com asfalto em 72 metros, entre a Rua Calixto de Jesus até o fim da via, que festejam o fim dos incômodos causados pelo antigo saibro.

A aposentada Célia Aparecida do Carmo Moraes, 69 anos, se mudou para a rua em 2003 e desde então, aguardava a chegada do asfalto.

“Toda a vizinhança está feliz, principalmente os moradores dos sobrados que não têm muros para proteger da ação poeira que era incomodativa”, conta Célia.

O programa, conta a moradora, ajudou a melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Alguns ficaram motivados a fazer melhorias nas casas. Célia, por exemplo, decidiu reformar a calçada em frente à casa, plantando grama e flores.

Como é sem saída, a rua também ficou mais atrativa e segura para as brincadeiras das crianças.

“A prioridade é sempre o bem-estar da nossa família e do nosso lar, agora as casas ficam mais limpas por mais tempo. Essa reforma permitiu também que as crianças brincassem com mais segurança na rua”, diz Célia que sempre supervisiona os netos Larissa, 4 anos, e Miguel, 2 anos, durante a diversão na rua.

Em toda a cidade

O programa da Prefeitura de Curitiba cobre com pavimento de qualidade ruas antes sem infraestrutura e que são também beneficiadas com serviços de drenagem, com implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Criado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, o programa Asfalto no Saibro tem ações espalhadas por toda a cidade.

“São 291 ações que resultaram em mais de 66 quilômetros de ruas que receberam asfalto e infraestrutura de drenagem em ruas de nove das dez administrações regionais”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Um novo ciclo de obras está em andamento, com a licitação de serviços, e mais 86 ruas de saibro e seus mais de 28 quilômetros serão totalmente requalificadas.

Somente nos bairros da Regional Boa Vista o programa já assegurou asfalto em mais de 9 mil metros de vias entre obras já finalizadas ou em andamento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo