fbpx
Esporte

Projeto Nadando com Daniel Dias confirma abertura de inscrições em Curitiba (PR)

Objetivo é oferecer aulas de natação gratuitas para crianças e adolescentes com deficiência

Tem novidade chegando na cidade de Curitiba (PR), capital do estado. O Instituto Daniel Dias, que leva o nome do maior medalhista paralímpico da história do Brasil nos Jogos, abre nesta quarta-feira (24/05), a partir das 8h, inscrições para o projeto Nadando com Daniel Dias, que irá oferecer aulas gratuitas de natação para crianças e adolescentes com deficiência.

Jovens entre 7 e 17 anos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista) podem se candidatar. Para essa temporada inaugural serão 192 vagas, sendo os alunos divididos em seis turmas de 32 integrantes. As aulas serão realizadas em seis regionais (Bairro CIC, Boa Vista, Boqueirão, Osvaldo Cruz, Cajuru e Santa Felicidade). O processo seletivo será feito exclusivamente pelo Portal Curitiba em Movimento.

Sobre o Instituto Daniel Dias

O Instituto Daniel Dias foi fundado em 2014 pelo maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas em Paralimpíadas, sendo 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Daniel ainda tem no currículo outros 40 pódios em Mundiais, sendo campeão 31 deles, além de 33 ouros em Jogos Parapan-americanos.

O Projeto foi criado para atender pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, pretende auxiliar no desenvolvimento geral dos alunos.

O Nadando com Daniel Dias em Curitiba tem execução do Instituto Daniel Dias, com apoio da Prefeitura de Curitiba é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. O projeto conta com o patrocínio da Volvo.

“O que buscamos é impactar vidas para que haja uma maior inclusão dessas pessoas na sociedade. Além de promover o bem-estar, queremos proporcionar a oportunidade de socialização, bem como a assimilação de valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe, entre outros”, explica Daniel Dias, idealizador do projeto e multicampeão paralímpico.

Os contemplados terão acesso gratuito às aulas de natação duas vezes por semana. Cabe lembrar que crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas têm preferência. Todos os participantes receberão uniformes para a prática esportiva, além de serem orientados por profissionais devidamente capacitados.

A abertura oficial está prevista para o dia 21 de junho, com a presença de Daniel e também do triatleta olímpico Juraci Moreira, gestor do projeto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo