Moradores do Bairro Alto receberam a sexta etapa do mutirão Curitiba sem Mosquito de 2022, uma ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zyka e chikungunya.
A ação dessa vez contemplou uma região que margeia o Rio Atuba, no limite com o município de Pinhais. Essa é a primeira vez que a ação acontece de forma coordenada com outro município da região metropolitana.
Foi a segunda vez do ano que o mutirão passou pela Regional Boa Vista, umas das áreas com mais registros de focos do mosquito no município. Só em 2022, foram coletadas mais de 235 toneladas de lixo e entulhos.
A coordenadora do programa municipal de Controle do Aedes de Curitiba, Tatiana Faraco, lembra que os cuidados para evitar a criação de mosquitos devem ser mantidos durante todo o ano. O mosquito também prolifera nos períodos mais frios.
A adesão da população aos mutirões, recebendo os agentes e fazendo os descartes adequados, é essencial para que a cidade mantenha o baixo índice de infestação do mosquito. Além de uniformizados e identificados, os agentes usam os EPIs recomendados e mantêm todas as medidas de prevenção do novo coronavírus.
Em caso de dúvida, é possível ligar para o 156 para checar se aquele profissional realmente faz parte da equipe da SMS, todos os agentes estão identificados com crachás com suas credenciais profissionais.
Até agora, neste ano, Curitiba confirmou 81 casos de dengue em moradores da cidade, todos eles importados – quando a pessoa contrai a doença durante viagens.
Nas inspeções de rotina, foram identificados, em 2022, 777 focos de Aedes aegypti na cidade. Isso não significa que esses mosquitos carreguem os vírus das doenças.
“Todo esse trabalho da Prefeitura é para evitar que o mosquito possa picar uma pessoa doente e passe a acontecer a transmissão autóctone, caso em que a doença se origina na cidade onde se mora”, alerta a coordenadora.
A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…
O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…
Pinhais segue reforçando a sua “veia empresarial” e atraindo cada vez mais empresas para o…
A LATAM acaba de inaugurar em Santiago (Chile) seu mais novo Signature Check-In, um espaço…
O litoral paranaense continua ganhando destaque no cenário econômico, especialmente no setor imobiliário. Em um…
O iFood Pago, banco dos restaurantes do iFood, está com vagas abertas para o trabalho…