fbpx
Geral

Regularize situação de trânsito sem sair de casa

Um a cada dois motoristas que precisam dos serviços da Superintendência de Trânsito (Setran) opta pelo sistema on-line.

A opção é possível para diversas situações, como os processos relativos a multas de trânsito e que incluem indicação de condutor, defesa de autuação e apresentação de recursos.

De maneira descomplicada, todo o procedimento necessário pode ser feito sem sair de casa, diretamente pelo site da Superintendência de Trânsito (Setran).

Além da praticidade ao cidadão, os processos on-line reduzem o tempo de espera pela resposta do órgão de trânsito.

“Hoje, todos nossos processos são digitais, mesmo aqueles abertos a quem procura nosso serviço de forma presencial na sede”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Com o envio eletrônico, o cidadão não tem custos, como poderia acontecer com o deslocamento presencial até a Setran ou, ainda, ao enviar pelo correio.

A Setran espera ampliar a adesão aos serviços online no próximo ano, chegando a 70% de procura geral. Atualmente, além dos 50% já realizados de forma digital, outros 35% são enviados pelos Correios.

Apenas 15% do total de processos protocolados é por meio do atendimento presencial, feito com agendamento prévio.

A transformação na oferta de serviços, com a migração para o sistema digital, foi implantada em fases pela Setran, com esforços iniciados no segundo semestre de 2017 e que incluiu a reestruturação de todo o site oficial do órgão.

Credencial para idoso

Também de forma on-line pode ser solicitado o cartão credencial para utilização de vagas exclusivas para pessoa idosa, por residentes de Curitiba com 60 anos ou mais.

Mais informações disponíveis aqui. A credencial para pessoa com deficiência continua sendo presencial.

Notificação eletrônica

Em menos de cinco meses, foram geradas 31.286 autuações e imposições de penalidade a quem já aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

Desde que o sistema foi implantado pela Setran, no mês de junho, as notificações eletrônicas representam cerca de 6% do total entre as emitidas pelo órgão.

A perspectiva da Setran é que, até o fim de 2022, cerca de 25% dos proprietários de veículos registrados no Paraná tenham aderido ao SNE, que possibilita o pagamento da multa com 40% de desconto aplicado ao valor inicial estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que varia de acordo com a natureza da infração cometida.

A possibilidade vale para o proprietário do veículo que opte pelo sistema de notificação eletrônica sem apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração.

Os descontos são concedidos somente nos casos em que o cidadão tenha aderido ao SNE antes da data em que cometeu a infração de trânsito. Para saber mais, clique aqui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo