fbpx
Empreendedorismo

Rock in Rio Brasil 2024: com 2,2 mil maquininhas em uso simultaneamente, Itaú e Rede montam a maior operação da história do festival

O Itaú Unibanco, patrocinador master do Rock in Rio Brasil 2024, é também o meio de pagamento oficial do festival, por meio da Rede, sua operação de adquirência. Por trás de todo o entusiasmo deste que é um dos eventos culturais mais aguardados do ano, uma operação complexa e bem planejada é essencial para garantir que as transações realizadas ao longo dos sete dias de shows ocorram de forma segura e tranquila. Este ano, 2.200 laranjinhas – as maquininhas do Itaú – vão operar simultaneamente nos sete dias de shows, na maior operação já montada para o festival.

A edição de 2024, que celebra os 40 anos de Rock in Rio, acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Para colocar este projeto de pé, o time da Rede está focado desde fevereiro no planejamento e estruturação da operação de pagamentos, que este ano terá cerca de 80 pontos fixos de venda – além de 820 ambulantes que se deslocam pela Cidade do Rock. Uma infraestrutura complexa foi montada para atender a demanda, com cerca de 50 pessoas dedicadas e mais de 20 áreas envolvidas, entre logística, produtos, comercial e diversos parceiros.

“Queremos levar a melhor experiência de compra possível para os consumidores no Rock in Rio Brasil 2024, para que todos possam se concentrar em aproveitar o que é a essência do festival. Implementamos um trabalho robusto de planejamento e logística, com cerca de 15 eventos teste no Rio e em São Paulo, para garantir a eficiência da operação”, destaca Luis Claudio Marrone, superintendente da Rede. “Na última edição, superamos a marca de 1,4 milhão de transações. Com a evolução da tecnologia e dos nossos sistemas nos últimos dois anos, conseguiremos este ano ter um número maior de laranjinhas operando simultaneamente, com segurança e disponibilidade – 100% das máquinas passaram por uma inspeção especial para ter a melhor qualidade possível durante o evento.”

Todas as laranjinhas que estarão no Rock in Rio Brasil 2024 são do modelo Smart, com tecnologia avançada que permite aos comerciantes aceitarem pagamentos por aproximação, com cartões de crédito e débito, além de Pix. Elas contam com bateria de longa duração, conexão 4G e wifi, com interface que facilita a gestão das vendas no evento. Adicionalmente, foram personalizadas 56 mil bobinas exclusivas com a identidade do evento, capas para as máquinas e mais de 6 mil simcards, assegurando que haja uma ampla cobertura de sinal para a ocasião – além de 1.300 máquinas de backup, totalizando 3.500 laranjinhas dedicadas para a operação.

Credenciamento dos pontos de venda

A preparação da Rede para um grande festival é abrangente. Ainda em agosto, foram cinco dias de operação in loco para inicialização, teste e cadastramento das máquinas, que foram entregues para os 80 pontos de venda dentro do festival. A entrega das máquinas é acompanhada por um detalhado mapeamento de todo o espaço, resultando em um amplo mapa técnico que assegura um controle preciso de todas as máquinas distribuídas. O rastreamento é mantido de maneira rigorosa antes, durante e após o evento para garantir que a operação ocorra sem contratempos.

Todo esse trabalho de credenciamento é detalhado para que todos os pontos que estarão dentro do festival – que incluem os fixos e os 850 ambulantes – possam vender com todas as opções de pagamento, incluindo crédito, débito, Pix via QR Code. “Atuamos para oferecer aos nossos parceiros e frequentadores uma experiência de pagamento segura, única e ágil no momento de venda e compra das fichas de consumo utilizando os terminais fornecidos pela Rede, que foram preparados para abranger a variedade de estabelecimentos participantes – inclusive com tecnologias adaptadas e interligadas às soluções dos vendedores, incluindo uma novidade para este ano que é a laranjinha interligada a soluções de autosserviço. Além disso, importante destacar que 100% dos ambulantes terão laranjinhas para as suas vendas, elevando sua capacidade de atendimento e melhorando a experiência tanto para eles quanto para seus clientes”, complementa Marrone.

Sobre o Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco é um banco digital com a conveniência do atendimento físico. Estamos presentes em 18 países e temos mais de 70 milhões de clientes, entre pessoas físicas e empresas de todos os segmentos, a quem oferecemos as melhores experiências em produtos e serviços financeiros. Temos uma agenda estratégica com foco na centralidade do cliente, que passa por duas transformações: cultural e digital, ambas sustentadas na diversidade do nosso povo. Fomos selecionados pela 24ª vez consecutiva para fazer parte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a integrar o índice desde sua criação, em 1999.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo