GeralPolítica

Senador Rodrigo Pacheco recebe comenda Ordem da Luz dos Pinhais

O prefeito Rafael Greca entregou nesta segunda-feira (29/11) a Ordem da Luz dos Pinhais ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

A honraria máxima da capital paranaense foi criada em 2018 para reconhecer quem trabalha pelo desenvolvimento da capital e também pela promoção do bem comum.

O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nasceu em Porto Velho (Rondônia).

Formado em Direito, construiu carreira em Minas Gerais, tendo atuação marcada pelos esforços para aprimorar o sistema jurídico do país, além do fortalecimento de áreas fundamentais para população, como saúde, educação, segurança e geração de empregos.

Projetos de Curitiba

Como presidente do Senado, Pacheco é responsável pelo encaminhamento da aprovação dos empréstimos internacionais obtidos por Curitiba, como o do Ligeirão Leste/Oeste junto ao NDB, já autorizado pelo governo federal.

Antes de se tornar senador, foi deputado federal, tendo presidido a Comissão de Constituição e Justiça da Casa logo em seu primeiro mandato (obtido em 2014).

Senador eleito em 2018 por Minas Gerais, foi escolhido pelos colegas para presidir a Casa no biênio 2021/22.

“É com imensa alegria e em nome de toda a equipe da Prefeitura que nós distinguimos o senador Rodrigo Pacheco com a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais, agradecendo sempre o apoio do Senado Federal nos projetos de infraestrutura de Curitiba”, disse Greca.

O prefeito enumerou os projetos do Novo Inter 2, da Pirâmide Solar do Caximba e do Ligeirão no Corredor Metropolitano Leste-Oeste, ligando Pinhais e a estação CIC-Norte.

“O Corredor Metropolitano é o embrião da futura agência metropolitana de transportes, sonho meu e do governador Ratinho Júnior. Por isso, nós queremos que a Luz dos Pinhais cubra o presidente do Senado e guie seus passos para que possamos caminhar para um futuro que ainda não temos, mas merecemos”, disse Greca.

Grande responsabilidade

O presidente do Senado disse que é uma honra receber a Ordem da Luz dos Pinhais. Para ele, significa uma grande responsabilidade como homem público de defender sempre mais a cidade de Curitiba.

“Eu só tenho a agradecer a gentileza com que fui recebido pelo prefeito Rafael Greca e dona Margarita (Sansone, primeira-dama). O prefeito é um exemplo de homem público completo, que gosta de cultura, de arte, de pessoas. Impressionante a sua memória, o seu conhecimento sobre Curitiba, sobre o Paraná, sobre a política nacional”, disse Pacheco.

Ele citou também que Greca “é um homem sensível, eficiente, antes de político, engenheiro, economista, historiador, urbanista, poeta e muitas outras coisas”, pontuou.

Ligeirão na pauta

Sobre o Ligeirão no Corredor Metropolitano Leste-Oeste, Rodrigo Pacheco disse que vai pautar o tema ainda esta semana no Senado.

“Eu assumi este compromisso com a bancada de senadores do Paraná e com o prefeito de colocar em votação o mais breve possível o projeto sobre mobilidade de Curitiba. Modestamente, é o que de forma republicana, legítima, lícita e moral eu posso retribuir ao povo de Curitiba que me distingue com esta condecoração”, justificou.

Exemplo para o Brasil

O parlamentar também citou as qualidades de Curitiba.

“O Brasil tem que aprender com o Brasil, porque têm muitas coisas boas no nosso país. E este aprender com o Brasil se aplica muito a Curitiba. Curitiba tem muito a mostrar e esta capacidade já foi reconhecida com prêmios conquistados no exterior, ficando entre as seis cidades mais inteligentes do mundo”, frisou.

Ele citou a recente conquista de Curitiba como a capital brasileira com a melhor gestão pública pelo Prêmio Cidades Excelentes, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila.

“Curitiba é um Brasil que vem dando certo e precisa mostrar para o País soluções em diversas áreas”, elogiou.

Após a cerimônia, o presidente do Senado foi recebido em almoço pelo governador Ratinho Júnior, junto dos demais convidados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo